Finanças e Gestão

As opções de plataformas de e-commerce no Brasil

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Um estudo da consultoria Bain & Company projeta que o comércio eletrônico brasileiro deva faturar aproximadamente 16 bilhões no ano de 2019.  Em um país que apresenta um crescimento nas vendas pela internet, mesmo em período de crise, é imprescindível ter conhecimento. O primeiro passo é saber quais são as opções de plataformas de e-commerce disponíveis que você pode contratar. Além disso, é preciso saber quais recursos que as plataformas oferecem, suas diferenças e vantagens. O empresário que ainda não tem um e-commerce deve ficar de olho. E, se possível, buscar desenvolver a sua plataforma o mais rápido possível. Fizemos este post para ajudá-lo a escolher qual solução se encaixa melhor para o seu negócio. Confira!

Opções de plataformas de e-commerce

Low-end

As plataformas de e-commerce low-end são aquelas que você paga mensalmente, como um aluguel. Em geral, o custo delas é atrelado ao movimento na sua loja virtual. Por isso, o custo de implantação é reduzido e as soluções são, geralmente, mais limitadas. É possível customizá-las até certo ponto e a adesão acontece por meio de planos. Ou seja, ela permite somente um conjunto de soluções específico.

Esse modelo permite que toda a gestão da loja virtual seja feita pelo usuário, sem precisar de um programador. Possuem também layouts customizáveis, assim como técnicas de SEO para aumentar a sua conversão de vendas.

Esse tipo de modelo atende a qualquer tamanho de empresa. Geralmente, elas oferecem planos bem diversificados e ferramentas bastante simples de se utilizar, como a integração com os Correios, com sistemas de pagamento, por exemplo. Porém, esse modelo acaba perdendo no quesito de escalabilidade, o que pode comprometer a instalação de upgrades, a realização de otimizações, entre outras coisas que ajudam seu e-commerce a crescer.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Open Source

As plataformas open source são abertas para que qualquer programador possa alterar os seus códigos, dando-lhes um alto poder de customização. Além disso, o código é gratuito, mas requer um conhecimento em programação para conseguir manipulá-lo. Porém, se você entende de programação, esse modelo de plataforma de e-commerce é realmente atraente.

Existem milhares de pluggins que podem ser integrados às páginas do e-commerce, aumentando as funcionalidades e deixando a loja virtual com a alma da sua empresa. O custo destas plataformas costuma ser um pouco maior do que as low-end, justamente pela completa personalização.

Uma das vantagens dessa modalidade é a integração com aplicativos e outras plataformas como CRM e ERP via API, por exemplo. O design precisa respeitar uma estrutura padrão, mas pode ser customizado conforme demanda do cliente.

High-End

Altamente personalizáveis, essas plataformas permitem criar um novo e-commerce para cada cliente, sem limitações ou barreiras para que você faça o que melhor se adapta ao seu negócio. Contudo, são plataformas de alto custo e que exigem um investimento pesado para implantação e manutenção.

É uma plataforma multicanal, atendendo não só usuários de computadores como também de tablets, smartphones, iphones, e tantos outros gadgets disponíveis. Possuem integração com marketplaces, extensões e recursos integráveis, possibilitando a evolução do seu e-commerce. Também possibilita a integração com aplicativos e plataformas como CRM, ERP, WMS, entre outros.

O importante é que você escolha a plataforma de acordo com as necessidades da sua loja virtual. Considere as funcionalidades, a flexibilidade que você precisa para acrescentar ou retirar algo, assim como em relação ao layout. Lembre-se de verificar a questão do orçamento e da sua disponibilidade.

Aproveite nossas dicas e se ainda tiver dúvidas sobre opções de plataformas de e-commerce, deixe nos comentários das nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.