Finanças e Gestão

O que é antecipação de recebíveis e quando usar na sua empresa?

Criado em 27 de jul. de 2023

(Atualizado em 27 de jul. de 2023)

Não aceitar pagamentos a prazo e perder oportunidades de venda ou vender um produto em 10 vezes e demorar quase um ano para receber o valor completo da compra? 

Já passou por um dilema parecido? Então leia este texto para conhecer a antecipação de recebíveis. Com essa solução, você pode adiantar o recebimento das suas vendas a prazo e gerar capital de giro para a sua empresa.

Conteúdos relacionados: 
Conheça 7 erros no fluxo de caixa mais comuns para você evitar!
Como controlar o capital de giro empresarial e enfrentar a crise?

O que é antecipação de recebíveis?

Imagine transformar o dinheiro que só viria no futuro em uma oportunidade no presente? É o que a antecipação de recebíveis faz.

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite adiantar o recebimento de um valor que só será pago pelo cliente no futuro. 

Ou seja, possibilita que você receba antecipadamente pelas vendas a prazo por boletos, cartão de crédito, cheques pré-datados e duplicatas.

Essa solução pode ser muito útil para quitar dívidas urgentes e equilibrar o fluxo de caixa em momentos de aperto.

Para além de resolver imprevistos, a antecipação de recebíveis também pode ser usada como investimento na empresa.

💡 Mas lembre-se sempre: você estará antecipando um dinheiro que lá na frente não entrará no seu caixa.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Para antecipar os recebíveis e assumir a responsabilidade da dívida do cliente, as instituições financeiras cobram juros sobre o valor adiantado.

Essa taxa de juros é calculada com base no valor da cobrança e no tempo da antecipação. Além disso, essa operação pode descontar uma porcentagem de IOF — Imposto sobre Operações Financeiras. 

Quer um exemplo de como a antecipação de recebíveis é usada na prática?

Suponha que seu cliente comprou um produto da sua loja e parcelou o valor em 2 vezes. Neste caso, seu negócio teria até 60 dias para receber o pagamento completo da venda. 

Com a antecipação de recebíveis, você consegue resgatar esse valor antes do prazo e usá-lo como alternativa de curto prazo para cobrir despesas emergenciais.

Outra prática comum é antecipar o recebível para investir na matéria-prima e produção do produto que será entregue ao cliente. 

Qual é a diferença entre antecipação e empréstimo?

Diferente dos empréstimos, em que a instituição financeira empresta uma quantia a você, a antecipação de recebíveis apenas adianta um dinheiro que já pertence ao seu negócio.

Dessa maneira, os juros cobrados para antecipar recebíveis costumam ser menores, uma vez que os riscos de inadimplência também são baixos.

Nos empréstimos, por outro lado, o risco da dívida não ser paga é maior, já que depende do faturamento da sua empresa. Esse risco atrelado ao pagamento influencia no alto valor da taxa e na decisão de aprovar ou negar o empréstimo.

De forma resumida, a antecipação de recebíveis é uma saída mais simples a curto prazo, porque:

  • tem taxas mais atrativas que empréstimos, rotativos do cartão e cheque especial;
  • equilibra seu fluxo de caixa em momentos de sazonalidade;
  • possibilita negociação de descontos com fornecedores nos pagamentos à vista;
  • permite investir na empresa com seus próprios recursos.

 O que observar antes de optar pela antecipação de recebíveis?

Antes de optar pela antecipação de recebíveis, considere o histórico de inadimplência dos seus clientes. Afinal, você vai precisar que eles honrem com a dívida para pagar ao banco o valor que foi antecipado.

Também avalie o custo-benefício e planeje-se antes de solicitar. Apesar dos juros mais atrativos, esse dinheiro pode fazer falta para a sua empresa no futuro. 

No fim das contas, a melhor escolha para seu negócio sempre será aquela que oferecer o menor impacto financeiro. 😉

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.