Abrir conta digital grátis Carregando

10 sites em português para contratar freelancer que você deveria conhecer

Publicado em 24 de julho de 2020 (atualizado em 24 de julho de 2020)
Na imagem: mulher loira usando óculos, sentada no chão com as pernas cruzadas ao lado de uma janela, enquanto segura um notebook no colo. Espaço descontraído com pufs e livros próximos a ela.

Se você busca contratar freelancer para realizar algum serviço que atenda a uma demanda pontual ou recorrente na sua empresa, saiba que existem sites próprios para isso.

Essa é uma prática cada vez mais comum no mercado. Sobretudo para serviços digitais, em que profissionais locados em qualquer lugar podem prestar serviços online. Isso também se dá pelo fato de que o trabalho freelancer é um complemento de renda ou mesmo uma boa alternativa ao mercado de trabalho formal.

Como atrativo, esses profissionais costumam elaborar orçamentos mais competitivos eflexíveis. Ou seja, além de ter a opção de contratar um serviço completo, também é possível encontrar soluções personalizadas a depender da necessidade, prazo e verba disponível.

Essa é uma solução buscada por muitas empresas. Para se ter uma ideia, a Workana, uma das sugestões que integra a lista que preparamos, identificou um dado interessante no ano passado. De janeiro a dezembro, o número de cadastros de empresas interessadas em contratar freelancers cresceu 50%. Muita coisa, não?

Saiba mais sobre as vantagens em contratar freelancer e otimizar a gestão do seu negócio neste artigo. Continue a leitura para conferir!

Por que contratar um freelancer é vantajoso?

Para qualquer tipo de negócio, contratar freelancer é uma mão na roda, uma vez que ele pode entregar demandas com um custo mais acessível. Além disso, contratar freelancer elimina as tradicionais burocracias e impostos que envolvem a contratação por carteira assinada.

Porém, há também o outro lado da moeda. Nem sempre é fácil encontrar um profissional que realmente atenda às exigências do trabalho, cumpra os prazos e esteja alinhado à sua forma de trabalhar. Por isso, é importante saber onde buscar profissionais qualificados e fazer pesquisas para saber o que outros contratantes têm a dizer da experiência com aquele profissional.

A boa notícia é que além de termos separado 10 sites de diferentes áreas para você buscar profissionais. Muitos deles têm avaliações sobre profissionais e comentários que podem embasar sua decisão.

10 sites em português para contratar freelancer de diferentes áreas

1. 99freelas

Áreas: programação, redação, SEO, ilustração, contabilidade, entre outras.

O 99Freelas é um dos sites mais conhecidos para contratar freelancers online. São mais de 700 mil profissionais cadastrados e mais de 35 mil projetos concluídos, segundo a plataforma.Você pode publicar um projeto para que os profissionais se candidatem ou entrar em contato diretamente com algum deles.

Na hora de realizar uma pesquisa, é possível filtrar por relevância, recomendações e até preço médio (o que eles chamam de “ganho”). Lá, os profissionais são avaliados e recebem estrelas em 5 categorias: comunicação, profissionalismo, especialização, qualidade do trabalho e, por último, no quesito “se trabalharia novamente” com ele ou ela.

É importante destacar que a plataforma adiciona uma taxa de 7% a 15% (R$ 3,00 no mínimo) na oferta do freelancer.

2. 99Design

Área: design em geral(logos, identidade visual, sites, aplicativos, entre outros serviços).

O 99Design é outra referência em trabalhos freelancers online, porém, com foco específico em design. Nele, é possível encontrar profissionais qualificados e contratar freelancer para diversos tipos de tarefas.

Dentro do site você pode optar por escolher um designer ao visualizar seus trabalhos ou iniciar o que eles chamam de concurso. Ou seja, você abre um briefing (diz o que você precisa) para que profissionais interessados possam enviar suas ideias e, assim, você possa escolher o seu favorito.

A liberação do pagamento ocorre apenas após a conclusão do trabalho, de forma segura. Os arquivos prontos podem ser desenvolvidos tanto para produção impressa como para produção digital. Ah, os direitos autorais e as propriedades intelectuais são repassadas a você.

3. GetNinjas

Área: assistência técnica, design, consultorias, aulas particulares, serviços domésticos, entre outras.

A GetNinjas é uma plataforma bem eclética que serve como uma espécie de classificados online. Você escolhe em qual área deseja um profissional, opta por um serviço específico, se gostaria do serviço remoto ou presencial (nos casos em que isso é possível) e, depois, preenche algumas informações.

O site promete enviar até 4 orçamentos de graça e em até 1 hora. Para cada área e serviço, há a quantidade de pessoas que avaliaram os profissionais disponíveis e a média de notas recebidas, numa escala de 0 a 5.

4. Trampos.co

Área: criação, design, produção de conteúdo, desenvolvimento, BI, entre outras.

A plataforma Trampos.co funciona como uma espécie de agência de currículos online. São mais de 240 mil profissionais cadastrados de todo o Brasil. Nela, empresas podem visualizar perfis de profissionais e entrar em contato com quem achar interessante para o projeto. 

O valor do serviço pode ser fechado, a depender do número de freelas que deseja contratar, ou customizado de acordo com o perfil de cada empresa. A partir de um diagnóstico, eles criam um plano com as funcionalidades que você precisa para, juntos, atingirem os objetivos de recrutamento. 

É possível testar a plataforma gratuitamente por 7 dias. Além de publicar a vaga, eles prometem dar todo o suporte na gestão dos candidatos.

5. Workana

Áreas: programação e TI, design, multimídia, redação, tradução, finanças, administrativo, jurídico, entre outras.

O trabalho da Workana é bem parecido com os anteriores, porém, os currículos são de profissionais não só do Brasil, mas de toda a América Latina

O funcionamento é simples: você publica um projeto e, em pouco tempo, começa a receber propostas. É possível indicar que tipo de profissional está procurando, bem como o seu orçamento. Na análise dos candidatos, é possível visualizar portfólios e as qualificações de trabalhos anteriores para conhecê-los melhor.

Depois de contratar freelancer, você deposita a quantia combinada pelo trabalho a ser realizado. A Workana mantém a quantia segura até que o freelancer complete a tarefa.

Registrar-se na Workana, criar projetos, receber propostas e conversar com freelancers é gratuito. No entanto, se houver uma contratação, você deve pagar um custo do serviço, a depender do projeto.

6. Textbroker

Área: produção de textos.

A Textbroker se descreve como “uma plataforma líder mundial para textos únicos e individuais”. Lá você contrata os freelancers online de acordo com o número de palavras e qualidade do texto. Seja para blogs, lojas online ou textos específicos, na Textbroker dá para solicitar conteúdos dentre milhares de autores com diferentes especializações. 

Há a opção de escolher autores nativos de 10 diferentes idiomas a partir de 1,2 centavos de dólar por palavra ou pelo recurso “self-service” com preços mais atrativos. Para textos do nível profissional, ou seja, mais qualificados, o preço atual praticado é de 6,7 centavos de dólar por palavra.

Manual Financeiro Para Empreendedores

7. VintePila

Áreas: design gráfico, locução, dublagem, tradução, negócios, animação, entre outros.

A promessa do site VintePila é oferecer diversos serviços a um custo único de R$ 20. Basta você identificar a área que deseja contratar freelancer e postar o seu projeto para encontrar interessados. Ou você pode selecionar algum item e comprar diretamente.

Na plataforma, os candidatos também podem ser avaliados, é possível ver quantas “vendas” aquela oferta já efetuou, além de adquirir o serviço tal como você compra um produto em um e-commerce. A vantagem é que eles garantem o dinheiro de volta caso o freelancer não entregue no prazo.

Primeiro, o dinheiro entra como crédito para posterior compra na própria plataforma, mas se mesmo assim você não encontrar outra proposta interessante, terá 100% do valor de volta.

8. Comunica Freelancer

Área: programação, TI, produção de conteúdo, design, entre outras.

O Comunica Freelancer é um portal mais direcionado para quem é da área de programação, uma vez que a plataforma abriga, principalmente, projetos de TI, desenvolvimento e sistemas.

O estilo da plataforma serve como um classificados, pois tanto a empresa quanto o freela podem fazer anúncios. Na hora de postar um anúncio, é possível divulgar ou não o orçamento, determinar ou não a localidade e dizer alguma habilidade/competência específica que busque naquele freelancer.

9. Rock Content

Áreas: redação, revisão, planejamento de pautas e diagramação.

A Rock Content é uma das mais completas plataformas de produção de conteúdo do mercado e possui milhares de parceiros na hora de contratar freelancer.

No começo, a Rock Content era destinada apenas para redatores e revisores. Porém, atualmente também conta com consultorias e acompanhamentos customizados.

Eles têm uma plataforma exclusiva para o gerenciamento do conteúdo, onde fica mais fácil acompanhar o processo de ponta a ponta, desde a produção da pauta até a publicação.

Para contratar um profissional, você precisa entrar em contato com eles e verificar um orçamento com base na sua realidade, recorrência e propósito. 

10. Contentools

Áreas: redação e tradução.

Por fim, o último site da lista para contratar freelancer é a Contentools. É, basicamente, uma ferramenta que intermedeia a contratação de freelancers para redação web, tradução e posts nas mídias sociais. Ela coloca o cliente em contato com os profissionais de acordo com área de que você necessita de conteúdo, atuando de forma similar ao serviço prestado pela Rock Content.

Os valores para tornar-se um cliente devem ser verificados diretamente com a plataforma, uma vez que não existem valores padronizados. Portanto, vale a boa e velha negociação.

E aí, conseguiu encontrar uma indicação que atende a sua demanda? Quanto mais orçamentos e contatos você tiver, maior a chance de escolher e contratar freelancer mais adequado para o seu projeto, propósito e orçamento. Além disso, trabalhando com antecedência, consegue propor ajustes na proposta e negociar valores mais competitivos. Boa sorte!

Categoria

Prestadores de Serviço

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.