APIs e integrações

Por que é importante verificar se meu callback está funcionando?

Criado em 26 de jun. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

O callback é uma importante ferramenta para quem utiliza as integrações da Efí para realizar cobranças. É por meio dele que seu sistema recebe a notificação de que o pagamento foi realizado ou cancelado e realiza a baixa automática. Caso o callback não esteja funcionando, você precisará acessar sua conta Efí para verificar quais pagamentos foram confirmados.

Por isso, é importante sempre ficar atento para saber se o callback está funcionando perfeitamente ou se aconteceu algum problema.

Como saber se o callback está funcionando?

Boletos e Carnês

Nas integrações para cobranças de boletos e carnês, o callback pode ser desativado em uma situação específica: caso seu sistema fique fora do ar no momento em que a Efí está enviando a notificação e, por isso, não consiga concluir a operação. Após a primeira tentativa, a Efí ainda tenta fazer o envio mais nove vezes. Caso não tenha sucesso, o callback é desativado e seu sistema não receberá mais notificações, mesmo que, após as dez tentativas, o sistema volte a funcionar.

Mas atenção! O callback só é desativado se ocorrer alguma tentativa de notificação no período que o sistema estiver fora do ar. Caso contrário, a integração continua funcionando normalmente.

Para você ter certeza de que está tudo certo, o ideal é conferir a situação do callback sempre que seu sistema passar por alguma instabilidade. Aprenda como saber se está tudo certo e também como ativar a integração, em caso de problemas:

  1. Acesse o menu Boletos e Carnês da sua conta Efí:
  2. Clique em Integrações > Callback;
  3. Verifique se o botão está com status Ativar ou Desativar. Caso esteja desativado, clique em Ativar
  4. Clique no botão Testar. O retorno do teste deve apresentar o código 200. Caso contrário, a integração está com algum problema e somente fazer a ativação da URL não será suficiente.
  5. Após reativar o callback, clique no botão Log para verificar as notificações que não foram entregues com sucesso. Selecione as notificações que estão com status Não e clique no botão Restaurar Notificação.

Pagamento Online

As integrações para pagamento online não desabilitam o callback em caso de erro no sistema. No entanto, se houver alguma tentativa de entrega no período da instabilidade, essa notificação será perdida.

Por isso, em caso de instabilidade no seu sistema, é importante que você realize o procedimento abaixo:

  1. Acesse o menu Meu Dinheiro e Recebimentos Online da sua conta Efí;
  2. Vá em Desenvolvedores > Notificações;
  3. Clique no link Sincronize suas notificações.

Pronto! Você receberá as notificações que não foram entregues durante o período de instabilidade no seu sistema.

Como integrar o callback?

A documentação completa para a API de callback está disponível para as integrações de cobranças por boletos e carnês e também para o pagamento online.

Se você ainda ficou com dúvidas, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe!

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