Cases de sucesso

Doações em um Blip: a parceria inovadora que une o Pix via Open Finance a causas sociais

Criado em 22 de nov. de 2023

(Atualizado em 16 de jan. de 2024)

Que a tecnologia simplificou (e muito!) o dia a dia você já sabe, não é? Um bom exemplo disso é o Pix, que transformou o jeito de pagar contas, transferir dinheiro e até mesmo fazer compras. Agora você faz tudo isso instantaneamente, direto pelo seu celular, de onde estiver.

E se a tecnologia transformou tantas áreas da nossa vida, por que não conectar pessoas a um propósito muito maior? 

Pensando nisso, a Blip, Efí Bank e Abrace Uma Causa se uniram em uma parceria inovadora e criaram a primeira iniciativa do Brasil que oferece um canal único para conectar pessoas à instituições e causas sociais por meio do WhatsApp: a Empresas do Bem.

Impacto Social – Conheça a Empresas do Bem

A campanha Empresas do Bem surgiu de uma iniciativa da Abrace Uma Causa, com o apoio de empresas como a Blip e Efí Bank, e tem como objetivo estimular a cultura de doação e propagar a solidariedade.

Esta iniciativa inovadora visa unir uma rede de empresas engajadas com diversas causas sociais para propagar a cultura de doação, investindo de forma igualitária entre as organizações sociais participantes:  

  • Amigos do Bem, ONG que atende cerca de 150 mil pessoas em situação de extrema pobreza no sertão nordestino, com projetos de segurança alimentar, educação, geração de trabalho e renda, cuidados com a saúde e moradia digna.
  • Mano Down, organização social que atua promovendo o desenvolvimento, autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.
  • Código X, iniciativa independente que tem como objetivo estimular ainclusão digital feminina, buscando um mercado de trabalho e uma sociedade mais igualitária.

Doações em um Blip – Pix Open Finance integrado ao WhatsApp

Já imaginou poder impactar a vida de milhares de pessoas com apenas um toque? Agora você pode. 

As doações são repartidas igualmente entre as três instituições, podem ser de qualquer valor e são realizadas por meio de um chatbot no WhatsApp: o “Doações em um Blip”.

Ele é uma integração com inteligência artificial que permite conversar com os doadores de forma inteligente do início ao fim. O chatbot não possui custos, e disponibiliza para instituições e pessoas doadoras um meio fácil, rápido e seguro para as doações, pelo Pix via Open Finance

O Open Finance entra como um facilitador nas doações feitas para os institutos. Por meio do chatbot “Doações em um Blip” os doadores podem contribuir com a causa social em apenas alguns passos, iniciando o pagamento direto pelo WhatsApp.

Pix via Open Finance e Chatbot do WhatsApp – Como funciona?

Estima-se que 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado no smartphone, segundo levantamento da Mobile Time com a Opinion Box. Já o Pix soma atualmente quase 150 milhões de usuários, conforme dados disponíveis no site do Banco Central, se consagrando como o meio de pagamento mais utilizado do Brasil.

Imagine unir esses dois recursos instantâneos, acessíveis e que possuem ampla aceitação, como o WhatsApp e o Pix? E, melhor ainda, integrar o aplicativo de mensagens ao Pix no ecossistema do Open Finance, de forma a fazer todo o pagamento sem sair da plataforma? 

A Efí Bank e a Blip fizeram muito mais do que imaginar e foram pioneiros em conectar a plataforma conversacional entre marcas e pessoas, integrando a API Pix via Open Finance da Efí Pay no chatbot do WhatsApp.

Com isso, é possível efetuar pagamentos via Pix sem precisar do código “copia e cola” ou da chave do destinatário e concluir o pagamento sem sair do aplicativo onde você está fazendo a doação.

A única ação necessária por parte do pagador é pressionar o botão de pagamento, escolher seu banco e confirmar a transação com senha.

Segurança

Se você está se perguntando se é seguro realizar pagamentos via Open Finance pelo chatbot do WhatsApp, a resposta é sim! 

O Open Finance e a Efí Bank obedecem a critérios rigorosos de proteção estabelecidos pelo Banco Central e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o compartilhamento das informações de pagamento depende de consentimento prévio do cliente.

“A própria estrutura do ecossistema do Open Finance tem protocolos e certificações de segurança, além de padrões de criptografia”

Danilo Oliveira, Diretor de Produtos na Efí Bank.

“Do lado do canal, todas as mensagens são criptografadas, seja por meio da solução da Blip, seja via WhatsApp. São duas camadas de autenticação”

Rodrigo Battella, Diretor da Divisão de Serviços Financeiros e Pagamentos na Blip.

Simplificando doações a causas sociais – Como doar pelo chatbot “Doações em um Blip”

Toda essa tecnologia aplicada em meios de pagamento e canais de comunicação assertivos ganha ainda mais importância quando incluída em um campo muito especial: o de bem estar e impacto social.

A iniciativa do chatbot “Doações em um Blip” veio para disseminar a cultura de doação e propagar a solidariedade, tudo em uma plataforma totalmente gratuita.

Com ele, os doadores podem contribuir com as causas sociais dos institutos Amigos do Bem, Mano Down e Código X, em apenas alguns passos, sem a necessidade de trocar de aplicativo para finalizar o pagamento.

Confira como fazer uma doação pelo “Doações em um Blip”

  1. Com o aplicativo WhatsApp instalado, acesse esse link.
  2. Envie “Quero fazer uma doação”.
  3. Escolha o valor da doação e banco que deseja utilizar.
  4. Confirme a transação no aplicativo do seu banco.

Ao escolher o seu banco que deseja iniciar o pagamento, você já vai ser direcionado automaticamente para a página do Pix, onde pode revisar o valor escolhido e os dados da instituição que vai receber a doação (Abrace uma Causa).

Dia de Doar – Junte-se a essa causa social

Você sabia que existe um movimento comemorado em mais de 80 países que acontece todo ano para estimular doações? 

O Dia de Doar é uma mobilização que promove um país mais solidário por meio da conexão de pessoas com causas sociais.

Ele acontece mundialmente na terça-feira seguinte à Black Friday o que, em 2023, será dia 28 de novembro

O Dia de Doar tem a proposta de promover a generosidade, mobilizar a sociedade para um país mais solidário e conectar pessoas a instituições que fazem trabalhos nesse campo.

Neste ano, que tal se unir a essa movimentação solidária mundial e aproveitar a praticidade que o chatbot “Doações em um Blip” oferece para fazer sua doação de um jeito simples e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária?

No dia 28 de novembro, junte-se a essa causa social e faça uma doação. Para saber mais informações sobre a iniciativa Empresas do Bem e instituições apoiadas, é só clicar aqui

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.