Pix Automático

Pix Automático: desvende o novo meio de pagamento

Criado em 12 de set. de 2023

(Atualizado em 22 de abr. de 2024)

O Pix Automático havia sido anunciado pelo Banco Central para abril de 2024, mas foi recentemente adiado para o mês de outubro do mesmo ano. E o que a gente quer saber é: seria esse mais um passo rumo ao futuro das transações financeiras?

O modo como os brasileiros pagam mudou. Após a grande aceitação do Pix ━ 142 milhões de usuário já fizeram ou receberam um Pix até julho de 2023 ━, vem aí o Pix Automático: o mais novo meio de pagamento facilitador da vida dos consumidores e também das empresas. 

Além de seguir na mesma linha de inclusão financeira do Pix tradicional, o Pix Automático também traz benefícios para os negócios, como: melhora no fluxo de caixa, automatização dos pagamentos e maior controle na gestão financeira. 

Mas, afinal, o que é o Pix Automático? Entenda, agora, tudo o que você precisa saber sobre esse novo recurso do Banco Central e veja a opinião de especialistas da Efí Bank!

O que é e como funciona o Pix Automático?

Como você já sabe, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e lançado em 2020. O meio de pagamento traz tantos benefícios para quem paga e quem recebe que, só em julho de 2023, foram feitas mais de R$ 3,5 bilhões de transações.

Agora, unifique os benefícios do Pix tradicional a um processo automatizado para receber pagamentos de forma recorrente e você terá o Pix Automático. 

O Pix Automático será o novo sistema de meios de pagamento para cobranças periódicas. Semelhante às assinaturas de streamings, como Netflix e Spotify, agora, será possível cobrar por qualquer serviço de modo recorrente usando o Pix. 

A nova modalidade também pode ser comparada ao débito em conta corrente, que permite o pagamento de contas, como água, internet e energia, de forma automática nas datas de vencimento. 

Nesse sentido, o Pix Automático exigirá apenas a aprovação prévia do usuário pagador para que a cobrança seja descontada periodicamente. 

Outro recurso interessante desse novo meio de pagamento recorrente será o “Click to Pay”: ele permitirá que o consumidor realize uma compra com apenas um clique, tornando a jornada de compra ainda mais otimizada.

Além disso, o pagador poderá gerir os pagamentos, estabelecer limites máximos do valor da parcela a ser liquidada e cancelar a autorização a qualquer momento. Tudo isso com a praticidade do Pix que a gente já conhece!

Saiba mais: Pix Agendado, Pix Programado e Pix Automático (ou Recorrente) – para que serve cada um?

Quando será lançado o Pix Automático?

Segundo o Banco Central, o Pix Automático deve ser lançado para pleno funcionamento em outubro de 2024. Atualmente, o produto encontra-se em fase de desenvolvimento e o anúncio sobre seu lançamento foi feito na 19ª plenária do Fórum Pix.

🤝 Quer participar do lançamento e sair na frente da concorrência? Saiba mais aqui.

Acompanhando o cronograma divulgado pelo Bacen, as ações ocorrerão da seguinte forma:

Cronograma oficial de lançamento do Pix Automático. De julho a agosto de 2023: especificações; setembro de 2023: publicação das regras; de outubro de 2023 a fevereiro de 2024: desenvolvimento dos sistemas; março de 2024: testes; outubro de 2024: lançamento oficial.
Cronograma oficial de lançamento do Pix automático

O Pix Automático será gratuito?

O Banco Central informou que a nova modalidade de pagamento será gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI). 

Já as empresas que estão acima disso e que decidirem receber pagamentos por Pix Automático poderão ter que arcar com custos. E esses valores ainda não foram divulgados.

Nesse caso, é preciso saber escolher a instituição financeira com a qual você vai trabalhar, já que isso pode influenciar muito nos gastos que o seu negócio terá ao aceitar pagamentos por essa nova modalidade. 

Aqui na Efí Bank, além de as tarifas para receber por Pix serem competitivas e negociáveis, você só paga quando e se o seu cliente pagar você. Fica a dica!

Qual a diferença do Pix Automático para o débito automático?

O débito automático é um meio de pagamento que possibilita pagar despesas com débito em conta corrente automaticamente. 

No entanto, por ser uma modalidade um pouco burocrática e ter um custo alto, apenas grandes empresas o disponibilizam. Essa opção é mais utilizada para contas de serviços públicos, mensalidades, empréstimos e outros gastos recorrentes.

Em contrapartida, o Pix Automático chegará ao Brasil com toda a inovação e facilidade do já conhecido Pix, aumentando não só a aderência pelas empresas como pela população justamente por estar ligado à promessa de jornada de compra ainda mais fácil. 

De um lado, temos o débito automático que envia informações de pagamento aos bancos; do outro, temos o Pix Automático, que dispensará a necessidade de processos longos para compensação bancária. Tudo ocorrerá instantaneamente.

Para quem é esse novo meio de pagamento?

O Pix Automático poderá ser disponibilizado por toda instituição participante do Pix. Ou seja, grandes bancos, bancos digitais, cooperativas, fintechs, iniciadores, etc. 

Além disso, empresas de todo tipo e porte poderão oferecer em seus mais diferentes segmentos de negócios, sejam eles físicos ou digitais. Todo empreendimento que necessite de cobranças recorrentes, como escolas, academias, provedores e streamings, poderá utilizar o Pix Automático.

E, claro, as pessoas físicas também serão impactadas pelo novo meio de pagamento e poderão usá-lo para pagar mensalidades, assinaturas e qualquer tipo de despesa periódica, bastando ter uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento em instituições participantes do Pix.

6 benefícios do Pix Automático para o seu negócio

Os benefícios do Pix Automático para negócios. São eles: automação e controle; agilidade e praticidade; redução de custos e inadimplência; fluxo de caixa e previsibilidade; flexibilidade de acessibilidade; competitividade e fidelização.
Benefícios do Pix Automático para negócios.

Chegou até aqui, mas ainda não entendeu os benefícios do Pix Automático para o seu negócio? Veja só como esse novo meio de pagamento pode ser estratégico e relevante para a sua empresa e também para os seus clientes!

1- Automatização e controle 

Para a empresa, poder automatizar o pagamento de contas recorrentes, como água, energia, telefone e internet, permitirá muito mais controle na gestão financeira, menos riscos com a data de vencimento das despesas e mais tempo para focar nas vendas.

Além disso, o Pix Automático facilitará a conciliação bancária com o sistema de gestão e poderá ser usado para descomplicar todo o processo de pagamento a fornecedores, salários de funcionários, aluguéis, entre outros compromissos mensais.

2- Fluxo de caixa e previsibilidade

Atualmente, em uma assinatura tradicional via cartão, por exemplo, o seu negócio precisa esperar o tempo de processamento do pagamento. 

Já com o Pix Automático, você receberá 24h por dia e 7 dias por semana, o que é uma grande vantagem. Com o pagamento recebido na hora, seu negócio passa a ter maior previsibilidade financeira, capital na mão para reinvestir e um fluxo de caixa em dia.

3- Agilidade e praticidade

Para o seu cliente, a vantagem estará tanto na praticidade quanto na agilidade, assim como no Pix tradicional. 

Os pagamentos por Pix Automático poderão ser feitos de forma automática, sem a necessidade de emissão de boletos e carnês, tornando mais fácil pagar. Vale lembrar também das compras que poderão ser feitas com apenas um clique.

Ou seja, o seu cliente apenas precisará autorizar o seu negócio em uma cobrança recorrente e pronto: terá mais economia de tempo para fazer pagamentos e menor dor de cabeça com contas pendentes.

4- Flexibilidade e acessibilidade

Ao ampliar sua gama de meios de pagamento, seu negócio estará flexibilizando a vida dos clientes que, agora, terão mais uma forma de pagar por um serviço que você oferece. 

Para muito além do cartão de crédito, o Pix Automático também estará atrelado ao fato de proporcionar maior acessibilidade financeira, incluindo pessoas que possam não ter acesso a um cartão de crédito ou que simplesmente não possam usar o limite do cartão no momento.

Ou seja, você não perderá o cliente e o cliente não deixará de comprar por falta de um meio de pagamento que atenda à sua realidade.

5- Redução de custos e inadimplência

O Pix Automático ajudará a evitar que seu cliente esqueça da despesa que, apesar de recorrente, pode se perder no dia a dia corrido. Com isso, seu negócio reduzirá a inadimplência e também evitará o aumento de chargeback, já que o pagamento cairá na hora.

Outro ponto interessante é que a sua empresa também reduzirá custos operacionais, como taxas bancárias, tarifas de emissão e envio de boletos

Isso se você não usa a Efí Bank, porque aqui a emissão, baixa, cancelamento e envio de boletos são grátis. No entanto, muitas outras instituições cobram por esses serviços e o Pix Automático evitará esse tipo de gasto também.

6- Competitividade e fidelização

Ao flexibilizar seus meios de pagamento, o cliente passará a ter mais opções para pagar por seus serviços, logo, seu negócio se tornará mais competitivo frente à concorrência. 

Além disso, claro, aumentará a sua chance de fidelização do cliente, já que o Pix Automático tornará o pagamento muito mais simples, rápido e cômodo. 

Leia também: Pix recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?

[BÔNUS] Podcast Efícientes: especialistas explicam o Pix Automático

Divulgação do Podcast Efícientes.
Podcast Efícientes

Quer se aprofundar um pouco mais no assunto e desvendar tudo sobre o Pix Automático? Temos uma boa notícia para você!

Lançamos recentemente o Podcast Efícientes, um espaço de troca e aprendizado entre especialistas da Efí Bank e do mercado. Temas como tecnologia, inovação, financeiro & tendências nos acompanharão a cada episódio.

No primeiro, o Pix Automático foi trazido ao centro da nossa conversa, que contou com a presença dos especialistas Francisco Carvalho (Group Product Manager) e Gustavo Silva (Tech Lead), ambos da Efí Bank.

Assista ao primeiro episódio aqui:

Eles contaram, por exemplo, como vai funcionar o sistema de autorização do Pix Automático:

O pagador precisa se sentir seguro na autorização. Estão sendo pensadas 3 jornadas de autorização: no próprio ato de pagamento, o pagador vai visualizar todos os detalhes da cobrança e pode, nesse momento, pagar só aquela despesa ou autorizar o Pix Automático para o futuro também. E antes da data de vencimento futura, ele consegue visualizar o valor que será debitado, podendo, inclusive, cancelar o pagamento. – Francisco Carvalho

Também é possível fazer o cadastro de uma conta corrente sem estar no momento de compra. Além disso, você pode solicitar ao vendedor que cadastre a cobrança para você, quando estiver, por exemplo, comprando fisicamente. Nesse caso, você recebe um push para autorizar o pagamento. – Gustavo Silva

Curtiu? Você pode conferir nosso podcast no canal da Efí e nas principais plataformas de áudio. 

Por fim, você já está super por dentro dessa nova modalidade de pagamento e já sabe que o Pix Automático será a evolução do débito em conta. 

Enquanto aguarda esse novo recurso ser lançado, conheça o ecossistema de meios de pagamento Efí Pay e amplie suas modalidades de pagamento de uma vez!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.