Segurança digital

Phishing: os riscos ocultos nos anúncios do Google Ads

Criado em 24 de out. de 2023

(Atualizado em 25 de out. de 2023)

Você já fez uma pesquisa no Google e clicou rapidamente no primeiro link que apareceu? Se sua resposta foi sim, é hora de redobrar a atenção.

Links maliciosos no Google Ads

Recentemente, uma tendência preocupante ganhou espaço: hackers estão utilizando o Google Ads para promover sites maliciosos. À primeira vista, esses sites parecem idênticos às páginas legítimas de marcas famosas. Contudo, são armadilhas perfeitas, criadas para roubar seus dados pessoais e financeiros.

E aqui está o truque deles: ao invés de tentar invadir sistemas protegidos, os golpistas optam por atrair vítimas desavisadas, contando com a pressa e falta de atenção dos usuários. E é assustadoramente eficaz.

Como se proteger?

1. Digite o endereço diretamente

Se você está tentando acessar o site da Efí ou de qualquer outra marca de confiança, digite o endereço diretamente na barra de endereços do navegador. É uma prática simples que pode salvar você de muitas dores de cabeça.

2. Evite clicar em anúncios

Ao pesquisar o nome de uma marca, evite clicar nos primeiros links que, geralmente, são anúncios. Desça um pouco a página e encontre o site oficial da empresa.

3. Verifique o URL

Antes de inserir qualquer dado, confira o URL. Sites maliciosos muitas vezes têm erros sutis no endereço ou utilizam domínios diferentes (.net ao invés de .com, por exemplo).

4. Procure pelo selo de segurança

A maioria dos navegadores mostra um cadeado ao lado do URL quando o site é seguro. Se estiver em dúvida, clique nesse ícone para verificar a validade do certificado de segurança do site.

Aqui, na Efí, temos o compromisso de manter você informado e protegido. A internet é um recurso poderoso, mas é essencial usá-la com sabedoria. 

Um momento de precaução pode evitar muitos problemas futuros. Navegue com segurança e conte sempre com a gente!

Conteúdo relacionado: Segurança digital: aprenda a se proteger de golpes financeiros — guia completo

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.