Split de pagamento

Split de pagamento: o que é, como funciona, vantagens e quando usar

Criado em 13 de out. de 2022

(Atualizado em 31 de jul. de 2023)

Você sabe o que é split de pagamento? Do inglês “split payment”, esse termo é usado para nomear uma solução que faz a divisão automática de pagamentos, repartindo o valor total da venda entre as diversas pessoas envolvidas na transação.

Quer saber como isso é possível? Separe 5 minutinhos para ler este texto e entender tudo sobre split de pagamento!

O que é split de pagamento?

Split de pagamento é uma solução que faz a divisão automática, entre estabelecimentos, profissionais ou qualquer outra pessoa envolvida, do valor recebido em uma venda. Em modelos de negócio como os marketplaces, que reúnem várias lojas em uma única plataforma, essa tecnologia é muito útil — e arrisco dizer: indispensável.

Isso porque o split de pagamento permite que o cliente compre em diferentes lojas sem precisar pagar cada estabelecimento separadamente. O pagamento no checkout (e na fatura) é único. Por trás da tela, esse valor é distribuído entre os vendedores e fornecedores em contas bancárias distintas.

Para ficar mais fácil de entender, vou te contar a história do José. O José cadastrou sua hamburgueria em um aplicativo de delivery. Sempre que alguém compra um lanche, José precisa repassar um valor para o entregador do pedido e uma porcentagem para a plataforma. É nessa hora que o split de pagamento entra em ação!

Com o split de pagamento, essa divisão entre os recebedores acontece de forma totalmente automática por meio de uma API. Legal, né?

?O que é API mesmo? Interface de Programação de Aplicação. É a partir da API que um sistema se comunica com outro sistema e cria gatilhos para automatizar tarefas.

Como funciona o split de pagamento?

Bom, depois de entender o que é split de pagamento, chegou a vez de saber como essa solução funciona. Vamos lá?

Na prática, essa tecnologia garante que todos os participantes da transação recebam corretamente suas comissões. 

É possível personalizar as regras de divisão por venda (ou regras de split) de acordo com as políticas da empresa e com diferentes condições para cada vendedor. Por exemplo:

  • qual o percentual de comissão de cada um;
  • quem arca com as taxas operacionais;
  • quem fica responsável pelo valor do frete e por aí vai.

Veja um exemplo de fluxo do split de pagamento entre lojas de um marketplace:

Imagem ilustrativa. As tarifas podem ser descontadas da conta integradora ou de cada loja participante.

Para qual tipo de negócio o split de pagamento é indicado?

Não tem segredo. Qualquer empresa com mais de um recebedor pode usar o split de pagamento.

Apesar de ser mais comum em marketplaces, empreendimentos físicos também podem aproveitar os benefícios dessa tecnologia.

Afinal, o split é uma solução para negócios com operações que exigem repasses de dinheiro e precisam tornar esse processo mais ágil, transparente e seguro. 

Quer alguns exemplos de uso? Um marketplace que precisa dividir o pagamento de um relógio, um aparelho de som e um celular entre as lojas envolvidas nessa transação, ou até mesmo um salão de beleza que oferece serviços de manicure, corte e hidratação feitos por diferentes profissionais, mas que deseja receber de forma unificada do cliente.

3 vantagens do split de pagamento 

Saber o que é split de pagamento e como ele funciona é importante. Mas, ainda melhor, é descobrir quais vantagens esse recurso oferece ao seu negócio. Listamos as 3 principais!

1. Aumento das vendas

Que o split de pagamento é super prático já deu para perceber, né? Mas, indiretamente, essa comodidade de poder comprar com mais de um vendedor e pagar uma única vez aumenta o valor médio gasto pelo consumidor. 

Sabe por quê? Quem precisa pagar um item de cada vez tem uma tendência maior de abandonar as compras. A possibilidade de comprar tudo de uma vez, em um mesmo carrinho, faz com que o cliente fique mais disposto a finalizar o pagamento. 

Ou seja, para o vendedor, essa é uma forma de “pegar carona” na venda de outro lojista. 

2. Mais agilidade nos lançamentos

Pense comigo: quanto tempo levaria para fazer os lançamentos de cada operação manualmente? Em uma grande empresa, provavelmente muito tempo. Além disso, esse processo estaria sujeito a erros, concorda?

Com o split, tudo fica automatizado e ninguém precisa interferir no processo. Assim, sua empresa ganha velocidade, eficiência e transparência nos repasses.

3. Facilidade na gestão tributária

Essa é uma grande vantagem. Como os valores recebidos são repassados diretamente para os fornecedores, sem que o dinheiro passe pela sua conta, você elimina as chances de bitributação. 

Bitributação nada mais é do que a cobrança de um mesmo tributo duas vezes. Isso pode acontecer quando falta clareza sobre quem é responsável pelo tributo.

Quer incorporar o split de pagamento no seu negócio? Acesse nossa documentação!

O split de pagamento da Efí pode ser usado por qualquer negócio que deseja fazer repasses de pagamento de forma 100% automatizada.

Você só precisa integrar a API Gestão de Cobranças ao ERP, sistema de gestão ou de ponto de venda da sua empresa.

Depois, por meio da integração, você vai configurar a divisão do valor e definir a porcentagem que cada conta envolvida vai receber. 

Na Efí, é possível repartir os pagamentos recebidos por boleto e cartão no mesmo dia em que a compra foi feita. Por Pix, o repasse entre os sellers acontece em tempo real.

Cada pessoa participante precisa criar uma conta Efí para receber os repasses. Use nossa API Abertura de Contas para potencializar a fluidez dos repasses para todos os participantes.

A divisão pode ser feita entre lojas de um marketplace ou entre vendedores de um estabelecimento. Isso é você quem escolhe!

A cobrança da tarifa também pode ser configurada pelo integrador. Há duas opções:

  • a tarifa pode ser descontada apenas da conta integradora que emitiu a cobrança;
  • ou a tarifa pode ser descontada proporcionalmente ao percentual definido para cada conta que receberá o repasse.

Prático como dever ser!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.