Segurança digital

Veja como navegar com segurança na Efí

Criado em 7 de ago. de 2019

(Atualizado em 4 de jul. de 2023)

As tentativas de golpes virtuais se tornam cada vez mais comuns e é por isso que plataformas como a Efí investem em sistemas antifraude, dentre outras medidas de segurança. Nesse sentido, também é importante que os usuários tomem atitudes de precaução durante a navegação online para garantir a proteção dos seus dados e transações.

Veja a seguir as principais medidas de segurança que você deve adotar ao navegar na Efí.

Reconheça o site oficial da Efí

Uma das principais fraudes online é a criação de uma página falsa e similar a de instituições e empresas. Esse tipo de fraude é conhecido como Phishing e tem o objetivo de confundir os usuários para ter acesso aos seus dados pessoais. 

Para reconhecer se o site onde você está navegando é o oficial da empresa, verifique se o endereço da barra do navegador é gerencianet.com.br e se ele possui o cadeado de segurança, o Certificado Digital SSL. Esse certificado funciona como uma assinatura digital. O seu objetivo é proporcionar mais segurança para o visitante e para o tráfego de informações. 

Mas, se mesmo após a verificação do endereço e do certificado, ainda houver dúvidas em relação à autenticidade do site, não realize o login e entre em contato com a Efí. 

Guarde a sua assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é criada pelo próprio cliente durante o primeiro acesso à plataforma. Essa assinatura é responsável por alterar dados cruciais na conta, como seu telefone e e-mail. Quando ela é definida na sua conta, a Efí envia um código para o celular cadastrado para que o procedimento seja concluído. 

Dessa forma, ela possibilita movimentações financeiras, como transferências, pagamentos de contas e recargas de telefone, além das alterações de dados. Por isso, é fundamental definir uma senha segura e forte, sem cair em padrões. Portanto, fuja de senhas como datas de aniversário, números de telefone e etc. 

Assim, é importante que a sua assinatura eletrônica esteja guardada em um local seguro e não seja repassada a terceiros. Em caso de perda do número de celular, essa assinatura será necessária para que a alteração do número seja feita dentro da plataforma. 

Ative a verificação pelo Google Authenticator

A verificação em duas etapas pelo Google Authenticator é realizada em determinadas situações. Nelas, o sistema solicita um código além da senha de acesso durante o login. Na Efí, esse código pode ser utilizado em alterações de senha, criação de nova assinatura eletrônica e acesso ao sistema em um local diferente do padrão, como em viagens, por exemplo.

Para ativar essa verificação, é só baixar o aplicativo do Google Authenticator em seu celular e seguir os procedimentos listados nesta FAQ

Proteja a sua senha de acesso

A senha de acesso à sua conta na Efí é confidencial, de uso pessoal e intransferível. Assim, caso você tenha dúvidas em relação à segurança dela, faça a atualização da mesma. Esse procedimento, aliado à assinatura eletrônica e à verificação pelo Google Authenticator, pode ajudar a manter a segurança da sua conta. 

Controle os acessos à sua conta

Como informado anteriormente, os seus dados de senha, e-mail e assinatura eletrônica não devem ser informados para terceiros. Para permitir o acesso de outras pessoas à sua conta, é possível controlar o tipo de acesso que será concedido por meio da ferramenta de usuários secundários. Essa ferramenta traz as seguinte vantagens:

  • credenciais individuais para o login;
  • registro de ações associadas ao responsável pela execução;
  • permissões personalizadas definidas pelo titular da conta.

Vale a pena reforçar que os seus dados de telefone e e-mail são importantes para o uso da sua conta. Além disso, também são os principais canais de comunicação com a Efí. Logo, é sempre importante mantê-los atualizados. Além disso, lembre-se que a Efí não solicita a confirmação de senhas por tickets ou ligações. 

Para mais dicas de segurança durante a navegação na Efí, veja também este artigo

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.