Pix

6 motivos para usar o Pix Cobrança (e como integrar a API Pix)

Criado em 10 de ago. de 2022

(Atualizado em 26 de out. de 2022)

Você, sem dúvidas, já usou o Pix algumas vezes essa semana, certo? Isso é porque o Pix é uma modalidade de pagamento ágil, prática e econômica. Não é atoa que os recordes de transações são atualizados com tanta frequência.

Além disso, segundo dados recentes do Estudo de Pagamentos Gmattos, o Pix passou a dividir com o boleto, o 2º lugar entre os meios de pagamento mais usados no e-commerce.

Por esses e outros motivos, o Banco Central liberou mais uma funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos: o Pix Cobrança. Essa modalidade, que se parece muito com o boleto, foi desenhada para estabelecimentos físicos e e-commerces.

Então, vem com a gente entender as principais razões para aderir ao Pix Cobrança no seu negócio!

Primeiramente, o que é Pix Cobrança?

Pix Cobrança é uma funcionalidade, proposta pelo Banco Central (BC), para representar as cobranças que já conhecemos, mas, agora, utilizando o Pix como meio de pagamento.

Essas cobranças são criadas e gerenciadas de forma sistêmica por meio da API Pix, que segue fielmente a padronização do BC.

Essa novidade permite duas configurações de cobranças:

Cobrança Imediata (Cob)

  • desenhada para pagamento imediato com prazo de expiração para o QR Code;
  • é ideal para vendas feitas em pontos físicos, comércios eletrônicos e apps de delivery, por exemplo.

Cobrança com Vencimento (CobV)

  • cobrança para pagamento futuro, que possibilita a configuração de juros e multas para pagamentos atrasados e descontos para pagamentos antecipados;
  • é ideal para modelos de negócio que suportam pagamentos em datas futuras, como estabelecimentos varejistas.

Após serem criadas, as cobranças podem ser representadas via QR Code ou diretamente pelo Pix Copia e Cola.

E para quem o Pix Cobrança é indicado?

Qualquer negócio que precise emitir cobranças — em escala — e conte com sistema de automação pode usar o Pix Cobrança.

Isso inclui varejistas, lojistas, fornecedores, prestadores de serviço e demais negócios, sejam eles físicos ou virtuais.

Quer integrar? Fale com nossos especialistas

OK! Até aqui parece ser uma solução de pagamento muito interessante para diversos modelos de negócio, certo? 

Para deixar isso ainda mais claro para você, elencamos abaixo as principais vantagens do Pix Cobrança. Veja!

6 motivos para usar o Pix Cobrança para negócios

1. Transações instantâneas, 24 horas, 7 dias por semana

Assim como o Pix que usamos no dia a dia para fazer transferências, o Pix Cobrança também acontece em tempo real  — e 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Para fins de comparação, o boleto convencional leva, geralmente, até 3 dias para ser compensado* e essa compensação não acontece aos fins de semana.

*Aqui, na Efí, os boletos convencionais são compensados rapidamente e o saldo é disponibilizado em até 1 dia útil.

2. Compartilhamento fácil do Pix Cobrança com seu cliente

Criamos uma feature exclusiva na API Pix para que você possa configurar uma interface de visualização da cobrança com a cor e logo da sua empresa. 

Como funciona? A cada cobrança emitida, um link é gerado para ser compartilhado com seu cliente. Ao acessá-lo, o pagador é redirecionado para uma página segura, personalizada com sua identidade visual e com opção de pagamento por QR Code e Pix Copia e Cola.

Uma experiência mais simples, intuitiva e agradável para quem fecha negócio com você — seja por celular ou computador.

3. Confirmação automática de recebimento

Com a integração via API, a comunicação acerca do recebimento é muito mais rápida e fluida.

Assim que o pagamento é feito, a API notifica sua plataforma sobre o Pix recebido e sobre a entrada dos valores na conta. Isso acontece de forma automática via webhook.

Como resultado, todo o processo após o pagamento também se torna mais rápido, permitindo a otimização da gestão do fluxo de caixa e da previsão de receita, da gestão de estoque e até do tempo de espera nos caixas ou no envio dos produtos.

4. Conciliação bancária

O Pix Cobrança vem equipado com o QR Code dinâmico. Ou seja, a cada cobrança, um código único é gerado.

O QR Code dinâmico permite ter mais controle e informações mais detalhadas sobre cada recebimento. Dessa forma, o Pix Cobrança facilita a conciliação e a automação comercial.

? Além disso, a API Pix Efí tem uma novidade exclusiva que pode ajudar (e muito!) o seu negócio: o endpoint “Extrato de Conciliação Bancária”.

Ao implementar a integração com o endpoint de extrato de conciliação, a nossa API passará a encaminhar ao integrador um arquivo diário com os principais dados do Pix — pagamentos recebidos, enviados e devoluções.

Ver documentação da API Pix

5. Segurança

A segurança do Pix, de maneira geral, está pautada em 4 dimensões: autenticação do usuário, rastreabilidade das transações, tráfego seguro de informações e regras de funcionamento do Pix.

Além disso, a API Pix Efí possui padronização do Banco Central e suporta um alto volume de transações por segundo. Só em 2021, foram contabilizados mais de 1,5 bilhão de requisições aos nossos endpoints.

6. Ferramenta inteligente que identifica feriados

O CobV da Efí ainda possui uma ferramenta inteligente que consegue identificar feriados — nacionais e municipais — e desconsidera a cobrança de juros e multas para os clientes que pagarem no próximo dia útil. 

Essa é uma maneira de mostrar aos seus clientes que você consegue oferecer as melhores condições de pagamento.

Quer integrar? Fale com nossos especialistas

Além desses, é possível observar diversos outros motivos para usar o Pix Cobrança com a Efí:

  • novas oportunidades de negócio;
  • redução de custos operacionais;
  • otimização do processo de venda;
  • modernização dos meios de pagamento;
  • uso do Pix Cobrança também em carnês e links de pagamento;
  • API completa, de fácil integração e com SDKs disponíveis em todas as linguagens de programação;
  • suporte técnico de segunda a segunda;
  • e comunidade de devs e integradores engajada no Discord.

Como funciona o Pix Cobrança?

De forma resumida, o Pix Cobrança é um documento bem parecido com o boleto convencional, mas sem o código de barras. O Pix Cobrança possui apenas o QR Code e/ou o Pix Copia e Cola

Dessa forma, o cliente pode efetuar o pagamento escaneando ou colando o código da cobrança no aplicativo do banco ou instituição de pagamento.

? É importante lembrar:
O Pix Cobrança pode ser tanto um documento físico, quanto digital! No e-commerce, por exemplo, a cobrança é apresentada na tela de checkout assim que a compra for finalizada.

Então, essa é a diferença entre Pix Cobrança e Bolix?

Em partes, sim! A estrutura do documento é a principal diferença entre os dois produtos. Mas há mais algumas diferenças:

Pix Cobrança:

  • para usá-la, é preciso integrar o seu ERP, PDV ou sistema de gestão com a API Pix Efí;
  • a cobrança é 100% gerida pelo integrador da API Pix.

Bolix — o boleto tradicional com Pix 

  • não precisa, necessariamente, de integração. Empresas que possuem um número menor de emissões, por exemplo, podem usá-lo pelo aplicativo ou plataforma web com facilidade. E empresas que emitem muitos boletos podem automatizar esse processo integrando a API Pix;
  • possui a mesma configuração do boleto tradicional. Portanto, a Efí se encarrega de cuidar e aplicar os parâmetros necessários.

LEIA TAMBÉM: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Efí

E quais são os custos do Pix Cobrança?

O Pix é uma solução gratuita para pessoas físicas, mas pessoas jurídicas podem ser tarifadas pelo uso da ferramenta — no caso, da API Pix. E isso se estende ao Pix Cobrança.

Aqui, na Efí, o Pix Cobrança — e todas as emissões realizadas por meio da API Pix — tem a tarifa de 1,19% sobre o valor de cada transação, sem tarifa máxima e mínimo de R$0,01.

Assim que a cobrança é feita, os valores caem direto na Conta Digital Efí, que é gratuita e não tem tarifa de manutenção.

Faça uma simulação sem compromisso!

Como começar a usar o Pix Cob e CobV?

O Pix Cobrança está disponível na API Pix Efí, que abrange outras funcionalidades relacionadas, como:

  • geração de QR Code dinâmico;
  • gerenciamento de Pix recebidos;
  • devolução e outros.

Portanto, o primeiro passo é integrar a API Pix Efí ao ERP, sistema de gestão ou de ponto de venda da sua empresa.

Desenvolvida com arquitetura limpa e moderna, a API Pix Efí possui documentação aberta e SDKs em todas as linguagens de programação. 

Na documentação, você encontra a referência técnica para integrar e usar o Pix Cobrança e outros serviços em suas operações. 

Ver documentação da API Pix

Por fim, se preferir, converse com nosso time comercial para entender como o Pix Cobrança pode atender ao seu negócio. Essa é também uma boa oportunidade para encontrar as melhores tarifas para o seu negócio.

Pelo Discord, você ainda pode contar com o apoio de +3000 especialistas em integração e do nosso time de desenvolvedores todos os dias. Nos vemos lá? ?

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.