Abra sua conta grátis Carregando

Investimento escolar: onde investir para melhorar a instituição?

Publicado em 13 de junho de 2018 (atualizado em 18 de junho de 2019)
Investimento escolar

O tema investimento escolar costuma gerar dúvidas entre gestores e diretores das instituições. Afinal, como escolher uma área específica para aplicar os recursos e garantir resultados que signifiquem benefícios não apenas para a escola, mas para os alunos também?

Investimentos em infraestrutura, tecnologia, formação dos professores e projeto pedagógico são alguns dos mais comuns. Para saber quais as áreas que mais necessitam de melhorias em cada período, é importante que o gestor esteja atento às sugestões e reivindicações dos colaboradores e dos alunos que podem ser feitas nas reuniões, por exemplo.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresas

Ou seja, prestar atenção no cotidiano da escola e acompanhar seu funcionamento é o primeiro passo para saber como investir melhor os recursos.

Neste post, listamos a importância de se investir em áreas específicas e como fazer isso da maneira mais eficiente. Confira!

Capacitação de professores e colaboradores

Alguns dos países com melhores indicadores no desempenho escolar, como a Finlândia, entenderam há tempos a importância da capacitação dos professores. Isso significa que os mestres precisam o tempo todo serem estimulados por meio de cursos de especializações, palestras e workshops.

Investimento escolar: capacitação

O mundo está diferente a cada dia, com isso, as necessidades dos alunos também são novas a cada época. Os professores precisam acompanhar essas demandas e se reciclarem para conseguirem seguir o ritmo das mudanças modernas.

Assim como os professores precisam estar preparados para lidar com os alunos, os demais colaboradores da instituição também devem estar na mesma sintonia. Diferentes situações como o esclarecimento de dúvidas, apoio psicológico e atendimento para assuntos específicos exigem que os profissionais estejam aptos a lidarem com as diversas personalidades e necessidades de cada aluno.

Outro ponto importante é a manutenção do projeto pedagógico, ou seja, as diretrizes de ensino que guiam a escola. Essa atualização, feita sempre que necessária, é essencial para garantir qualidade no ensino. Além disso, representa os objetivos que devem ser alcançados no período do ano letivo.

Melhorias na infraestrutura da escola

Um espaço físico bem organizado e estruturado para o desenvolvimento de diferentes atividades funciona com um dos pilares do bom aprendizado. Espaços de convivências, salas de aula que estimulem o conhecimento e descobertas, laboratórios bem equipados e bibliotecas convidativas são detalhes que não podem faltar em uma escola de alto nível.

Por isso, sempre que tiver verbas disponíveis para a realização de obras e melhorias, analise a necessidade. Portanto, perceba se esses espaços estão de acordo com a proposta da escola e se são capazes de atender aos alunos. Claro que nem tudo precisa ser melhorado ao mesmo tempo, mas com planejamento, todas as áreas poderão ser atendidas e aperfeiçoadas.

Lembrando também, que ao abrir as portas de uma escola, é preciso que ela seja acessível e inclusiva. Isso significa que desde o primeiro dia de funcionamento ela precisa também atender aos alunos com necessidades especiais. Isso é feito com a disponibilização de rampas de acesso, elevadores, barras de apoio e banheiros adaptados, por exemplo.

Mas é claro que no dia a dia podem surgir novas ideias para deixar tudo ainda mais acessível e prático. Novamente, professores e funcionários também devem ser capacitados para lidarem com a inclusão. O investimento escolar com tais objetivos, sem dúvidas, resultará em grandes melhorias.

Como Definir o Orçamento da Minha Escola

Soluções e inovações tecnológicas

Nos dias de hoje, investimentos em tecnologia são mais do que urgentes e a escola que não se moderniza nesse sentido, infelizmente, não conseguirá atender às exigências do mercado. O investimento básico é a criação de um laboratório de informática, com computadores preparados com os mais diferentes programas que podem ser usados nas aulas.

Para otimizar o uso dos recursos, pense também em alternativas que possam agregar ao processo de aprendizado. E, consequentemente, conseguir aumentar o rendimento dos alunos. O educador nunca será substituído, mas com o apoio da tecnologia, ele passa a ser um mediador do conhecimento. Dessa maneira, pode estimular seus pupilos com as informações e ferramentas certas em cada etapa.

Tablets e games deixam as aulas mais dinâmicas e interessantes. Além de serem equipamentos muito mais práticos do que os convencionais computadores. Determine uma porcentagem de recursos que possibilitem sempre a inovação e a manutenção de tecnologia. Assim você pode direcionar recursos para complementar o ensino na sala de aula.

Outro assunto tecnológico e também necessário nos dias de hoje é a segurança. Conte com um moderno circuito de segurança que funcione 24 horas para ajudar a evitar situações de riscos. Isso é eficaz tanto pelo bem-estar dos alunos, quanto pela preservação do patrimônio institucional. Esse mercado já é bem diversificado e não será difícil encontrar soluções que possam melhorar o que já tiver sido instalado.

Comunicação e marketing

Alguns fatores ajudam os pais a optarem ou não por determinada escola. Pode-se citar exemplos como as indicações, condição da estrutura física da instituição e projeto pedagógico. Mas para que eles tenham conhecimento sobre o local, muitas vezes é necessário recorrer à uma busca na internet. E é nesse momento que as estratégias de marketing passam a ganhar destaque.

Saiba Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar 

Hoje, graças ao mundo online, as formas de comunicação e interações também ganharam novas dimensões. O marketing digital é uma das estratégias mais importantes, com ações direcionadas para as redes sociais, anúncios patrocinados e criação de sites e blogs que realmente ofereçam informações interessantes.

Ao direcionar o investimento escolar para o departamento de marketing, com a contratação de profissionais capacitados e também com a disponibilização de verbas para campanhas e comunicação digital, a empresa atingirá seu público-alvo efetivamente. E, consequentemente, despertará o interesse em possíveis interessados na contratação dos serviços da escola.

Gestão escolar

A administração dos recursos de uma escola nem sempre significa uma tarefa fácil. Ela possui burocracias e intensa movimentação financeira, assim como em qualquer outra empresa. Dessa maneira, é preciso se dedicar ao acompanhamento do fluxo de caixa, entre outras tarefas. Ou seja, é preciso destinar verbas do investimento escolar para a tecnologia de gestão também.

Oferecer alternativas para que os pais e responsáveis efetuem o pagamento das mensalidades é uma ótima solução. Além disso, disponibilizar o uso de softwares que permitam uma gestão financeira ágil e eficiente, são medidas necessárias para dinamizar a rotina dos administradores. Por isso, investimentos nessa área nunca serão um desperdício, pelo contrário.

Uma boa gestão prioriza planejamento, organização, redução de gastos desnecessários e controle rigoroso da movimentação financeira. E para que o administrador consiga, efetivamente, lidar com tudo isso, a tecnologia precisa ser a grande aliada da gestão.

E você, ainda tem dúvidas sobre investimento escolar, principalmente na área de tecnologia de gestão? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a aperfeiçoar o seu negócio!

Guia da Gestão Escolar Eficiente: O Que Você Precisa Saber

Categoria

Cases de Sucesso

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.