Boleto registrado, sem tarifa de registro.

A Gerencianet traz para seus clientes boleto registrado. Vantagens exclusivas:

  • Abertura de conta imediata e grátis
  • Sem cobrança de mensalidades
  • Sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento
Cadastre-se e comece a emitir agora mesmo

Oferecemos condições exclusivas para nossos clientes. O cálculo das tarifas é realizado de acordo com análise cadastral do CPF ou CNPJ do titular da conta. Faça uma consulta sem compromisso.

Blog da Gerencianet

Integrações Gerencianet: WHMCS

Sabrina Carvalho

Se você utiliza a Gerencianet para fazer suas cobranças pelo WHMCS ou deseja utilizar o sistema, este post é para você tirar suas dúvidas.

O WHMCS é um gerenciador financeiro e administrativo para empresas de hospedagem, auxiliando em todo o processo de cobrança. Para fazer a integração, é necessário ter a versão mínima 5.4.39 do PHP (testado também com 5.5 e 5.6) e versão 6.0.4 do WHMCS (testado também com 7.x).

Ao realizar a integração, todas as cobranças geradas pelo módulo ficam disponíveis no painel da API da Gerencianet. Quando o pagamento for confirmado, o status no seu painel administrativo WHMCS será atualizado automaticamente.

Para começar, faça o download  da última versão do módulo e siga os passos abaixo:

  1. Descompacte o arquivo baixado;
  2. Copie o arquivo gerencianetcharge.php e a pasta gerencianet_lib, disponíveis na pasta gn-api-whmcs de nosso módulo, para o diretório modules/gateways da instalação de seu WHMCS;
  3. Copie o arquivo gerencianetcharge.php, disponível no diretório gn-api-whmcs/callback de nosso módulo, para o diretório modules/gateways/callback da instalação de seu WHMCS. Ele deve seguir o modelo modules/gateways/callback/gerencianetcharge.php; 
  4. Copie o arquivo gerencianet.php, disponível no diretório gn-api-whmcs/hooks de nosso módulo, e cole no diretório /includes/hooks da instalação de seu WHMCS. Ele deverá seguir o modelo includes/hooks/gerencianet.php.

Após este procedimento, faça as configurações no módulo Gerencianet para WHMCS:

  1. Acesse o menu “Setup > Payments > Payment Gateway”;
  2. No campo “Active Module”, escolha a opção “Gerencianet”;
  3. No formulário que será apresentado, preencha os dados de acordo com as informações encontradas na sua aplicação dentro do menu “API > Minhas Aplicações” da sua conta Gerencianet e com as informações da cobrança. Em caso de dúvida, confira a documentação completa do módulo.

Como cancelar uma cobrança

Sempre que uma fatura for cancelada no WHMCS, ela é automaticamente cancelada na Gerencianet.

Para cancelar a cobrança no WHMCS, siga os passos abaixo:

  1. Acesse “Orders > List All Orders”;
  2. Clique no ID da invoice desejada;
  3. Em seguida, clique em “Cancel Order”.

Pronto! A cobrança será cancelada no WHMCS e na Gerencianet.

 

Como alterar a data de vencimento da cobrança

Sempre que a fatura tem a data de vencimento modificada no WHMCS, esta informação também é atualizada na Gerencianet.

Veja como alterar o vencimento da cobrança:

  1. Acesse “Orders > List All Orders”;
  2. Clique na ID da invoice;
  3. Na sub-aba “Options”e em “Due Date” selecione a nova data de vencimento e clique em “Save Changes”.

 

Descontos no WHMCS

Nesta integração é possível gerar boletos considerando os descontos dos cupons promocionais fornecidos pelo WHMCS. O desconto escolhido no WHMCS (porcentagem, valor fixo, substituição de preço e isenção de tarifas) é convertido em reais e repassado à API Gerencianet no momento da geração do boleto.

Além dos descontos fornecidos pelo WHMCS, é possível disponibilizar descontos exclusivos para os boletos gerados na Gerencianet. Esta opção é configurada nos campos “Desconto do Boleto” e “Tipo de desconto” na conta Gerencianet. Uma vez configurado, ele será exibido no boleto e, assim que for pago, o valor do pedido e da cobrança no WHMCS é atualizado considerando o desconto da Gerencianet.

Os créditos que o usuário possui no WHMCS também são uma opção de desconto. Assim, caso você aplique um determinado crédito no pedido do WHMCS, a quantia é convertida em desconto no boleto Gerencianet.

Erros Comuns de Integração

Antes da geração de uma cobrança alguns campos requisitados na integração passam por validação. Os erros que podem retornar são:

  1. Nome Inválido: O nome informado pelo cliente final é muito curto. É necessário informar o nome completo.
  2. E-mail Inválido: O e-mail informado pelo cliente final é inválido (não segue o padrão [email protected]) ou não existe.
  3. Telefone Inválido: O telefone informado pelo cliente final não existe ou o DDD está incorreto.
  4. Documento Inválido: O número do CPF ou CNPJ do cliente final é invalido.
  5. Documento Nulo: O campo referente ao CPF e/ou CNPJ do cliente não existe no WHMCS ou não está preenchido.
  6. Razão Social Inválida: A Razão Social é inválida. O cliente deve digitar no campo “Empresa” do WHMCS o nome empresarial que consta na Receita Federal.
  7. Razão Social Nula: O campo “Empresa” do WHMCS não está preenchido.
  8. Erro Inesperado: Houve algum erro na integração. Provavelmente você não preencheu todos os campos do módulo corretamente ou a versão do PHP do WHMCS não é compatível com a API Gerencianet. Você deverá ativar o modo Debug do módulo para saber mais detalhes.

Ainda que nenhum destes erros de validação sejam retornados, a API Gerencianet poderá retornar erros referentes à geração da cobrança. Para interpretar os retornos da API e, claro, corrigir possíveis erros de validação de dados ou outros similares, acesse a página “Interpretando Erros da API“.

Outros módulos

Além do módulo desenvolvido internamente, a Gerencianet possui parceiros oficiais que desenvolveram outros módulos. Se preferir, você pode utilizá-los:

  1. Módulo Gerencianet para WHMCS (desenvolvido por Edvan)
  2. Módulo Gerencianet para WHMCS (cartão de crédito e boleto bancário(desenvolvido por Maurício Gofas)

 

Para conhecer a documentação completa (incluindo imagens) do módulo de integração Gerencianet com o WHMCS, clique aqui.

Se você ainda tem alguma dúvida, envie um ticket para nosso suporte.

Categoria

Integração

Ver todos os posts desta categoria

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de suporte, clique neste botão e abra um ticket:

ABRIR TICKET DE SUPORTE

Por dentro da Gerencianet


    Gerencianet na Mídia

    • EXAME
    • Jornal do Comércio
    • InfoMoney
    • UOL Economia
    • Computerworld
    • Administradores.com

    Acesse sua Conta

    Ainda não possui conta? Cadastre-se

    Fechar