Abra sua conta grátis Carregando

Fraudes na Black Friday: como se prevenir 

Publicado em 25 de novembro de 2019 (atualizado em 25 de novembro de 2019)
Fraudes na Black Friday

Desde 2013, a Black Friday vem se tornando uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil. Apesar da polêmica sobre a efetividade dos descontos, as vendas são consideráveis. Neste ano, a expectativa do comércio é movimentar mais de R$3 bilhões. Por isso, os consumidores devem estar atentos, já que aumentam as tentativas de fraudes na Black Friday. 

Quais as principais fraudes na Black Friday? 

Tanto em épocas de Black Friday como no restante do ano, algumas tentativas de fraudes são comuns para quem compra pela internet. Confira, abaixo, os principais tipos de fraude, como identificá-los e evitá-los: 

Tentativas de phishing

O phishing consiste na criação de um e-mail que parece legítimo, mas é uma tentativa de obter suas informações pessoais. Por isso, é importante sempre verificar a autenticidade dos e-mails recebidos. Veja alguns cuidados:

  • Evite clicar no link enviado pelo e-mail. Digite a URL que deseja acessar diretamente no seu navegador; 
  • Não clique em links recebidos por meio de mensagens eletrônicas que te induzem a baixar ou executar um arquivo; 
  • Verifique o arquivo nas ferramentas antivírus antes de abrir uma mensagem que gere dúvidas sobre a procedência; 
  • Não forneça seus dados em links não solicitados enviados ao seu e-mail ou em redes sociais. 

Site falso

É a criação de um site falso que copia características de um grande player do mercado. Confira como identificar:  

  • Verifique o endereço de e-mail e a grafia dos documentos recebidos. Geralmente o domínio é diferente do site real, com pequenos erros gramaticais.
  • Verifique o padrão textual. Sites falsos costumam conter erro de escrita e digitação;
  • Verifique se a conexão é segura e possui o protocolo HTTP, ou seja, se possui o cadeado de segurança antes do endereço do site na barra de endereço. 

Boleto Falsificado 

Outra forma de fraude é a criação de boletos falsos. Por isso, sempre certifique os dados do boleto, após leitura do pagamento. Os boletos registrados possuem informações importantes para evitar fraudes no pagamento. Ao realizar a leitura de pagamento ou ao informar os dados, o meio de pagamento identifica os dados registrados que devem ser compatíveis com o boleto. Dessa forma, o fraudador consegue alterar os dados  da fatura física ou online, porém, o sistema de leitura de pagamento constará sempre com os dados do beneficiário.

Caso realize o pagamento em agência físicas, como lotérica, pergunte ao  funcionário se os dados do boleto e da leitura de pagamento são idênticos.

Em caso de divergência ou incompatibilidade, entre em contato com o banco emissor.

É importante estar atento aos dados e ao código de barras do boleto. Por isso, esteja atento aos aos campos abaixo:

  • Nome do cedente: nome da empresa ou pessoa responsável pela emissão do boleto junto ao banco;
  • Logotipo ou nome do banco emissor: é a instituição bancária responsável pela emissão do boleto.
  • Sacador/avalista: nome e CPF ou CNPJ da pessoa que irá receber o pagamento.

Para conhecer os campos  dos boletos da Gerencianet, clique aqui.

Negociação em ambiente externo ao site

Sempre tente negociar ou buscar informações dentro do site. É comum fraudadores tentarem negociar em ambientes externos ao site e oferecerem descontos maiores para fechar a transação, por exemplo. Por isso, em caso de dúvidas, tenha em mãos o documento recebido e contate o setor de atendimento ao cliente das empresas para certificar-se de que é verdadeiro.

Estar atento às informações acima é fundamental para evitar cair em fraudes na Black Friday ou em qualquer período do ano. 

Como fazer o pagamento de forma segura? 

Uma maneira de fazer os pagamentos de forma mais segura é escolher utilizar um intermediador de pagamentos. As plataformas fazem uma verificação dos clientes, diminuindo as chances de que um fraudador possa emitir cobranças. Além disso, elas realizam análise antifraudes em todas as transações, evitando a ocorrência de fraudes. 

Ainda tem alguma dúvida sobre esse meio de pagamento? Então, saiba como funciona o boleto bancário!

Caso tenha dúvidas se o boleto é emitido pela Gerencianet, contate nossa Equipe de Relacionamento, por ticket, chat ou telefone. 

Continue acompanhando nosso conteúdo no blog e nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Segurança

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.