Boletos e carnês

Emissão de boletos e carnês em lotes e pelo Excel: saiba como agilizar suas cobranças

Criado em 16 de jul. de 2015

(Atualizado em 20 de abr. de 2021)

Para quem possui muitos clientes, gerar uma cobrança por vez é um processo demorado. Por isso, a Efí desenvolveu algumas ferramentas para você emitir seus boletos e carnês com mais agilidade. Confira abaixo as opções:

Emissão com planilha de excel

A emissão com planilha excel é indicada para quem emite boletos com configurações diferentes para vários clientes. Com essa ferramenta, é possível definir a data de vencimento, o valor, o item de cobrança, a forma de envio e a periodicidade da cobrança para cada cliente. Este tipo de emissão é válido para a cobrança por boletos, links de pagamento e assinaturas. Veja a seguir como esse processo é realizado!

  1. Acesse a sua conta Efí e selecione o menu “Cobranças”.
  2. No menu “Emitir Cobrança”, clique em “Emissão por Excel“.
  3. A seguir, selecione o tipo de cobrança que deseja emitir e qual a forma de envio: impresso em PDF ou envio por e-mail.
  4. Selecione o arquivo da planilha excel e siga as instruções da página.

Pronto! As cobranças já estão emitidas e agendadas. Para acompanhá-las, acesse o menu “Gerenciar Cobranças”.

Emissão em lote

Alguns prestadores de serviço possuem um número muito grande de clientes com o mesmo plano e o mesmo valor de mensalidade. Se for o seu caso, você pode fazer a emissão em lote. Assim, você gera diversas cobranças de uma só vez por boletos ou carnês, confira!

  1. Acesse o menu “Emitir Cobrança” e escolha o tipo de cobrança e a forma de envio: por impressão em PDF ou e-mail. Antes de emitir as cobranças, é importante realizar o cadastro dos clientes com todos os dados obrigatórios.
  2. No campo “Destinatários”, você pode informar os dados do cliente e clicar em Inserir para adicionar outro contato. Além disso, você pode selecionar vários clientes do catálogo ou ainda escolher um grupo de clientes cadastrados.
  3. Preencha os outros dados da cobrança e escolha a forma de emissão.

Lembrando que a emissão realizada em lote pelo sistema deve ser utilizada para quando os dados da fatura, como valor, item de cobrança, data de vencimento e forma de envio, forem os mesmos para todos os clientes.

Agora que você já sabe como agilizar as suas cobranças com a emissão em lote, veja também quais as melhores para receber pagamentos!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.