Cartão de crédito

Como contestar uma compra no cartão de crédito Efí?  

Criado em 8 de mar. de 2022

(Atualizado em 8 de abr. de 2024)

Viu uma cobrança indevida na sua fatura? Não reconhece uma compra feita com seu cartão? Percebeu alguma irregularidade no valor cobrado pelo estabelecimento? Saiba como contestar uma compra no cartão de crédito. 

A contestação de compra é um recurso que pode ser usado por você em casos como esses. Nesse processo, o seu banco ou conta digital vai atuar como uma ponte de comunicação entre você e o lojista para resolver a situação da melhor forma — tudo isso com a intermediação da bandeira do seu cartão. Continue a leitura para entender! 😉

O que é uma contestação de compra?

A contestação de compra é um recurso disponível para clientes que precisam cancelar ou receber o estorno de uma cobrança indevida. Ela só é válida em casos de:

  • compras não reconhecidas;
  • compras reconhecidas, mas com ocorrências que justifiquem o cancelamento ou estorno do valor.  

Quer alguns exemplos práticos? Um produto não recebido, um saque não processado, uma transação não reconhecida, uma compra cancelada pelo estabelecimento, uma duplicidade de pagamento e por aí vai.

Lembrando que o contato com a empresa em que fez a compra deve ser o seu primeiro passo. A contestação só pode ocorrer caso o lojista não retorne sobre a situação.

Em que situações é possível contestar uma compra no cartão de crédito?

Bom, como já adiantamos no tópico anterior, é possível contestar uma compra no cartão de crédito em casos de cobrança indevida na fatura ou desacordo comercial.

Imagine que você comprou um notebook na internet e percebeu que o pagamento veio duplicado na fatura. Nesta hipótese, você pode contestar a compra para não pagar duas vezes. Entendeu?

Agora, caso você faça a contestação por causa de uma compra não reconhecida no cartão, é importante que você certifique de que realmente não efetuou nenhuma transação com mesmo valor e data para seguir com este processo, combinado? 

Além disso, recomendamos que, primeiro, você procure o estabelecimento para negociar uma solução. Deixe para acionar a sua instituição de relacionamento somente em casos de desacordo por parte do lojista.

Sabe por quê? A Efí, assim como todas as operadoras de cartão de crédito, oferece apenas o meio de pagamento. Isto é, podemos te auxiliar na negociação com as lojas, mas não temos autonomia para estornar o valor. 

O arrependimento da compra entra nesse pacote de contestação? 

O Código de Defesa do Consumidor garante o seu direito de devolver o produto comprado pela internet em até 7 dias úteis após o recebimento. Inclusive, você pode se arrepender antes mesmo da entrega. 

Para isso, é necessário entrar em contato com o estabelecimento para negociar o cancelamento e o reembolso do valor. Lembrando que você não precisa justificar o seu arrependimento, ok?  Para compras internacionais, o direito de arrependimento não é válido.

Qual a diferença entre contestar e cancelar compra no cartão de crédito?

Pode parecer que não, mas contestar uma compra no cartão de crédito é diferente de cancelar uma compra no cartão de crédito.

A primeira se refere a uma cobrança indevida. Ou seja, está mais relacionada a casos de erro da operadora ou fraudes, por exemplo.

Já a segunda, trata-se de um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor.  

Passo a passo: como contestar uma compra no cartão de crédito Efí

Agora que você já sabe em quais casos é possível contestar uma compra no cartão de crédito, saiba como fazer contestação de compra aqui, na Efí.

Como já comentamos, o seu primeiro passo deve ser o contato direto com o estabelecimento — não esqueça de apresentar as provas que levaram ao seu pedido de estorno, ok? 

Faça também um registro da conversa: anote o protocolo de atendimento, o retorno do estabelecimento e outras informações que considerar importante.

O prazo de estorno é de até 8 dias úteis após a realização do cancelamento. Portanto, caso o estabelecimento autorize o cancelamento da sua compra, basta aguardar o prazo informado.

Já se passaram os 8 dias úteis e o meu estorno não caiu. E agora?

Não se preocupe! Basta nos enviar o comprovante de cancelamento (pode ser um print da conversa ou do e-mail de confirmação) para iniciarmos o processo de contestação perante a bandeira.

Ok, mas o que fazer se o estabelecimento não aprovar o estorno?

Em casos de desacordo, você pode contar com a ajuda da Efí na negociação. Veja o passo a passo:

  1. pelo aplicativo, acesse a transação que deseja contestar;
  2. depois, clique em “Contestar compra”.

Um ticket será aberto automaticamente e o time de atendimento conduzirá o seu caso — o prazo de retorno da contestação é de 30 a 120 dias. 

Ao iniciar o procedimento, você deve enviar informações e dados para reforçar a sua solicitação, como: comprovante do débito da compra, descrição da ocorrência e comprovante das tratativas com o vendedor.  

No caso da função crédito, é necessário que você realize o pagamento da fatura e, caso seja comprovada a fraude, prosseguiremos com o estorno do valor em conta.

É importante saber que:

  • para garantir sua segurança, é possível que seu cartão seja bloqueado. Caso seja necessário, enviaremos uma 2ª via do cartão Efí para o seu endereço cadastrado; 
  • lembramos que o pagamento utilizando Contactless (pagamento por aproximação) ou senha NÃO permite a contestação, visto que é associado a compras presenciais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também: Como funcionam os juros do cartão de crédito? E como se organizar para não se enrolar em dívidas.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.