Abrir conta digital grátis Carregando

Como descartar o seu cartão pré-pago de forma segura?

Publicado em 07 de dezembro de 2021 (atualizado em 13 de dezembro de 2021)
Um cartão preto em mãos sendo cortado por uma tesoura. Mostrando um exemplo de como descartar o cartão.

Quem é #gerencialover sabe que o nosso Cartão Pré-pago, aquele modelo de cor preta, deu lugar a um novo plástico — com design moderno e nas cores da Gerencianet. Mas como descartar o antigo cartão de forma segura?

É o que vamos explicar neste artigo! Então, mesmo que você não tenha o antigo cartão ou não seja um cliente Gerencianet, fique ligado para entender como eliminar esse documento pessoal com segurança.

É só seguir a leitura com as dicas de como descartar o Cartão Pré-Pago para evitar que alguém use-o fraudulentamente!

Por que devo saber como descartar um cartão com segurança?

O descarte de um cartão magnético não é algo tão simples como jogar os itens indesejados em nossas vidas no lixo ou — se ainda são úteis — doá-los. 

Seja por cancelamento de uma conta bancária ou expiração do prazo de validade, muitos cartões acabam sendo inutilizados todos os dias. Então, para segurança pessoal, ele deve ser destruído. 

Só para ter uma ideia da popularidade desse meio de pagamento, de acordo com uma pesquisa, o setor de cartões no Brasil cresceu 35,8% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a função pré-pago teve a maior alta, de 153,6%.

Viu como esse produto vem se popularizando? 

Sendo assim, é importante saber como descartar um cartão pré-pago de forma correta. É basicamente igual a jogar qualquer outro documento pessoal.

Seu “dinheiro de plástico” pode cair em mãos erradas quando eliminado de forma errada. Os dados podem ser utilizados por criminosos em alguma transação virtual, por exemplo. 

Leia também: Engenharia social: o que é, principais ataques e como proteger sua conta 

E o que devo saber antes de jogar o cartão fora?

Se você quer dar os primeiros passos em como descartar o seu cartão pré-pago de forma segura, siga as dicas abaixo.  

  • Cheque os seus pontos de recompensa: se você participa de algum programa de pontos, não esqueça de consultá-los para transferí-los, caso seja necessário.
  • Altere ou cancele os pagamentos automáticos: evite dores de cabeça futuras. Gerencie o pagamento da assinatura de serviços como Netflix ou Spotify.
  • Lembre-se de voltar a visualizar sua conta depois de algum tempo: não esqueça de acessar sua conta e checar se houve movimentações no antigo cartão.

Você pode se interessar por: Cartão pré-pago: 6 dicas para usá-lo de forma segura

Guia para descartar o seu cartão pré-pago com segurança

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o trabalho divertido de tornar o seu cartão inútil! Afinal de contas, você vai precisar ter certeza de que ele estará totalmente inutilizado. 

1. Comece pela tira magnética e chip

O primeiro passo é destruir as informações armazenadas no cartão. Listras magnéticas e chips devem ser destruídos com uma tesoura ou martelo. Não esqueça de proteger seus olhos. 

2. Corte o cartão

Continue com os cortes no restante do plástico. É importante eliminar todas as informações, incluindo seu nome, número do cartão, data de vencimento e código verificador.

3. Separe os restos

Com o plástico em pedaços, joque pequenas quantidades em lixos diferentes. Dessa forma, é impossível que alguém consiga juntar as informações. 

O que não fazer ao destruir o seu cartão pré-pago

Não custa nada reforçar os cuidados necessários ao usar tesouras ou outros acessórios mais extremos. 
Sendo assim, maneje com cuidado os pedaços de plástico para evitar cortes na mão. Ao utilizar um martelo, proteja seu rosto e, principalmente, seus olhos. 

Por fim, evite também derreter ou queimar o seu cartão pré-pago. A queima de plásticos libera gases altamente tóxicos.Inalar esses vapores pode causar sérios danos à saúde.

Ainda não tenho o novo Cartão Pré-pago Gerencianet. O que faço?

Como já mencionamos, o Cartão Pré-pago Gerencianet ganhou um novo design há alguns meses. A antiga versão, de modelo na cor preta, será cancelada até dezembro de 2021. 

Então, se você pretende solicitar o nosso pré-pago, enviaremos o plástico laranjinha — na cor da Gerencianet! 
A solicitação é bem simples, já que ela não passa por análise de crédito e foge da burocracia típica dos grandes bancos. 

Se você já é cliente da Gerencianet, acesse o menu “Meus Cartões” pelo sistema web ou app para celular e desktop para solicitar o seu.

Se ainda não é nosso cliente, abra sua Conta Digital para negócios — é gratuita!

Abra sua Conta Digital na Gerencianet

O nosso pré-pago também é isento de anuidade. Assim, empreendedores apenas se preocupam com a gestão financeira dos negócios. Demais, né?

Veja também: Cartão pré-pago Gerencianet: saiba tudo sobre ele! 

E aí, gostou das nossas dicas? Com tantos casos de fraudes a partir de uso de dados, é importante saber como descartar o cartão pré-pago. 

Ficou com alguma dúvida sobre o pré-pago Gerencianet? Acesse nossa Central de Ajuda e encontre as principais respostas sobre nossos cartões. Se precisar, fale com a gente pelos canais oficiais de atendimento — como chat, ticket e telefone.

Para concluir, conheça também todos os nossos cartões, feitos para facilitar ainda mais a rotina financeira do seu negócio!

Categoria

Cartão

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK