Cartão de crédito

Como descartar o seu cartão de forma segura?

Criado em 7 de dez. de 2021

(Atualizado em 8 de abr. de 2024)

Quem é cliente Efí sabe que os nossos cartões, aqueles modelos de cor laranja, deram lugar a novos plásticos — com design muito mais moderno. Mas como descartar o antigo cartão de forma segura?

É o que vamos explicar neste artigo! Então, mesmo que você não tenha o antigo cartão ou não seja um cliente Efí, fique ligado para entender como eliminar esse documento pessoal com segurança.

É só seguir a leitura com as dicas de como descartar o cartão para evitar que alguém use-o fraudulentamente!

Por que devo saber como descartar um cartão com segurança?

O descarte de um cartão magnético não é algo tão simples como jogar os itens indesejados em nossas vidas no lixo ou — se ainda são úteis — doá-los. 

Seja por cancelamento de uma conta bancária ou expiração do prazo de validade, muitos cartões acabam sendo inutilizados todos os dias. Então, para segurança pessoal, ele deve ser destruído. 

Só para ter uma ideia da popularidade desse meio de pagamento, de acordo com o Banco Central, o Brasil tem mais cartões de crédito do que gente. São 208,7 milhões de plásticos ativos no país!

Sendo assim, é importante saber como descartar um cartão de forma correta. É basicamente igual a jogar qualquer outro documento pessoal.

Seu “dinheiro de plástico” pode cair em mãos erradas quando eliminado de forma errada. Os dados podem ser utilizados por criminosos em alguma transação virtual, por exemplo. 

E o que devo saber antes de jogar o cartão fora?

Se você quer dar os primeiros passos em como descartar o seu cartão de forma segura, siga as dicas abaixo.  

  • Cheque os seus pontos de recompensa: se você participa de algum programa de pontos, não esqueça de consultá-los para transferi-los, caso seja necessário.
  • Altere ou cancele os pagamentos automáticos: evite dores de cabeça futuras. Gerencie o pagamento da assinatura de serviços como Netflix ou Spotify.
  • Lembre-se de voltar a visualizar sua conta depois de algum tempo: não esqueça de acessar sua conta e checar se houve movimentações no antigo cartão.

Guia para descartar o seu cartão com segurança

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o trabalho divertido de tornar o seu cartão inútil! Afinal de contas, você vai precisar ter certeza de que ele estará totalmente inutilizado. 

1. Comece pela tira magnética e chip

O primeiro passo é destruir as informações armazenadas no cartão. Listras magnéticas e chips devem ser destruídos com uma tesoura ou martelo. Não esqueça de proteger seus olhos. 

2. Corte o cartão

Continue com os cortes no restante do plástico. É importante eliminar todas as informações, incluindo seu nome, número do cartão, data de vencimento e código verificador.

3. Separe os restos

Com o plástico em pedaços, joque pequenas quantidades em lixos diferentes. Dessa forma, é impossível que alguém consiga juntar as informações. 

O que não fazer ao destruir o seu cartão

Não custa nada reforçar os cuidados necessários ao usar tesouras ou outros acessórios mais extremos. 
Sendo assim, maneje com cuidado os pedaços de plástico para evitar cortes na mão. Ao utilizar um martelo, proteja seu rosto e, principalmente, seus olhos. 

Por fim, evite também derreter ou queimar o seu cartão. A queima de plásticos libera gases altamente tóxicos. Inalar esses vapores pode causar sérios danos à saúde.

Ainda não tenho os novos cartões Efí. O que faço?

Como já mencionamos, os cartões Efí ganharam um novo design há alguns meses. No entanto, a antiga versão, de modelo na cor laranja, continua funcionando normalmente. 

Essa troca para os novos plásticos vai acontecer aos poucos, então não se preocupe!

Veja também:
Cartão pré-pago Efí: saiba tudo sobre ele!
Cartão de débito Efí: veja como pedir o seu!
Chegou o cartão de crédito Efí. Saiba tudo sobre a novidade!

E aí, gostou das nossas dicas? Com tantos casos de fraudes a partir de uso de dados, é importante saber como descartar o cartão adequadamente. 

Ficou com alguma dúvida sobre os cartões Efí? Acesse nossa Central de Ajuda e encontre as principais respostas sobre nossos cartões. Se precisar, fale com a gente pelos canais oficiais de atendimento — como chat, ticket e telefone.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.