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Você sabe como utilizar o boleto para vendas recorrentes?

Publicado em 10 de junho de 2019 (atualizado em 28 de setembro de 2021)
Homem branco olhando para um papel e um computador

Você sabe como utilizar o boleto para fazer vendas recorrentes? Com ele, é possível agendar o envio de cobranças para os seus clientes com a periodicidade desejável. Portanto, a cobrança pode ser mensal, a cada 2 meses, 3 meses, semestral, anual ou a cada 2 anos.

Os boletos gerados por recorrência possuem sempre os mesmos dados, como item de cobrança, valor, dia do vencimento e forma de envio. 

Dessa maneira, para alterar alguma informação presente no documento, é necessário cancelar a assinatura e configurar uma nova. 

Assim, após a configuração da cobrança, ela é gerada 10 dias antes da data de vencimento. Logo após, é enviada automaticamente para o e-mail do cliente.

Boletos Recorrentes ou Carnê?

Alguns clientes já sabem como utilizar o boleto em vendas recorrentes e outros preferem os carnês para cobrar mensalidades. Apesar de possuírem o mesmo objetivo, algumas características são diferentes. Então confira a seguir!

O que são boletos recorrentes?

Boleto recorrente é uma das formas mais simples e seguras de pagar, principalmente após a obrigatoriedade do registro dos documentos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Confira algumas características deste modelo:

Eles sempre vão possuir os mesmos dados

Ou seja, terão o mesmo valor, dia do vencimento e serão gerados de forma automatizada. Este método permite que o cliente receba uma cobrança a cada mês, ou de acordo com a frequência configurada

É fácil de acessar

Ou seja, sem riscos de perder o documento ou pagar parcelas antecipadas por engano. Como o processo é online, o consumidor não precisa se preocupar com extravio do documento.

Mais seguro para vendedor e cliente

Com o surgimento da Nova Plataforma de Pagamentos da Febraban, as operações tornaram-se mais confiáveis. Dessa maneira, ela são registradas junto ao banco. Portanto, são fornecidas informações como nome, CPF, data de vencimento e valor da compra.

Saiba mais sobre os boletos registrados!

Segundo a Febraban, entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019 foram registrados 1,5 bilhão de boletos no novo sistema. A estimativa é que essa solução elimine R$ 450 milhões, aproximadamente, em fraudes por ano.

A vantagem do registro bancário é que, em caso de não pagamento, ele pode ser protestado em cartório, junto a um documento que comprove a compra. 

Para protesto, é necessário o título de crédito associado ao boleto. Exemplos: Nota Fiscal, Nota Promissória, Contrato válido, etc. Por isso, é fundamental consultar o cartório da sua região para verificar mais informações.

Como emitir boleto para vendas recorrentes?

Para emitir boletos em vendas recorrentes com mais facilidade, vale a pena contar com uma Instituição de Pagamento, como a Gerencianet

Em plataformas de pagamentos, a emissão pode ser feita gratuitamente e a tarifa só será cobrada após o consumidor quitar o boleto. Outra vantagem é a facilidade na emissão dos títulos, que pode ser feita diretamente pelo sistema da Instituição de Pagamento ou por meio de integrações com parceiros.

Com a utilização desse novo sistema de liquidação e compensação, é possível fazer o pagamento dos títulos após o vencimento em qualquer instituição bancária. Assim, ficam mais eficientes os cálculos de encargos como juros/multa e desconto, dando uma transparência maior de todo o processo.

Quero Gerar Boletos

O que são carnês?

O carnê é um conjunto de boletos e a sua utilização é recomendada para clientes que realizam o pagamento dos débitos com recorrência. Um exemplo disso é um mensalista de academia que pode receber um carnê com até 12 parcelas, já tendo acesso a todas de uma única vez. Veja, a seguir, algumas características do carnê:

Reduz o risco de inadimplência

Como a emissão será realizada apenas uma vez e entregue para o cliente, o processo de venda se torna mais ágil. Além disso, ainda permite ao emissor realizar o acompanhamento de todas as parcelas.

Os carnês também dão a possibilidade de adicionar automaticamente o juros/multas para evitar a inadimplência. Como essa informação fica registrada no documento, basta calcular que o cliente tem conhecimento do valor que sua parcela pode atingir, o que pode lhe estimular a fazer o pagamento na data correta.

Possibilita adiantamento de parcelas

Já o consumidor tem a possibilidade de fazer o pagamento adiantado, uma vez que ele tem acesso a todas as parcelas. O carnê é ideal para negócios associados a mensalidade, que têm clientes fixos, como provedor de internet, academia, transporte escolar e outros.

Boa alternativa para compras no crédito

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o carnê bancário é o segundo meio mais usado para compras no crédito, sendo apontado por 27% dos entrevistados.

7 passos para fazer seu carnê de pagamento

4 vantagens de utilizar o boleto em vendas recorrentes

Quais são as vantagens de utilizar o boleto recorrente?

Como vimos, usar boletos recorrentes para vender algum produto ou serviço a prazo pode diminuir as chances de ter algum atraso no pagamento por causa de esquecimento do cliente ou algum tipo de fraude.

Porém, existem outras vantagens para quem utiliza esse método na sua empresa. Um exemplo é conseguir fazer um atendimento mais personalizado para seus clientes. A seguir, listamos outras vantagens. Então confira!

1. Mais acessível

Um estudo do Banco Central de 2018 apontou que 60% dos brasileiros preferem efetuar pagamentos com dinheiro em espécie. Em seguida, vem o cartão de débito (22%), de crédito (15%) e o débito automático (1%). No caso de valores acima de R$ 500, a porcentagem dos que usam dinheiro para quitar a despesa ainda ocupa uma grande parcela da população.

Além disso, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que no Brasil existem aproximadamente 60 milhões de brasileiros sem conta no banco e, assim, sem acesso a cartões de crédito ou débito. 

Então, o boleto se torna a melhor opção para esse público. Essa cobrança ajuda a fidelizar esse público que ainda prefere ter o controle financeiro, sem a necessidade de contato com um banco. Dessa forma é possível diminuir a perda de vendas e o déficit causado por atrasos no pagamento.

Conheça também: Chegou o Bolix: saiba como ativar o Pix no boleto da Gerencianet!

2. Aumenta a segurança

Trabalhar com boletos, únicos ou recorrentes, permite que a empresa tenha uma prova a mais caso queira cobrar algum cliente judicialmente. Para o consumidor, o pagamento por esse método não precisa de muitos dados para ser emitido.

Para aqueles que pretendem usar uma Instituição de Pagamento para gerar os boletos, todas as informações ficam armazenadas e criptografadas no sistema. Além disso, há ferramentas para facilitar a gestão do seu negócio, como controle de inadimplentes, geração de relatórios e envio de cobranças automaticamente.

3. Maior economia

Ao gerar boletos por meio de uma plataforma de pagamentos, o empresário consegue reduzir gastos que envolvem o despacho manual dos documentos e mão de obra. 

Ou seja, com uma plataforma online é possível fazer o envio por e-mail, o que impacta na diminuição do consumo de papel e tinta, por exemplo. Além disso, há uma economia de tempo, já que a cobrança não precisa ser emitida todo mês.

Ao deixar de usar o banco como emissor dos boletos, a empresa não precisa mais pagar a tarifa por cada boleto emitido, outro ponto que ajuda a economizar. Isso elimina o risco de ter gastos com os que não foram pagos ou cancelados. 

Usando a Instituição de Pagamento, esse valor só será cobrado quando o título for pago pelo cliente.

4. Facilidade no gerenciamento

Para emitir boletos em vendas recorrentes, é importante escolher uma Conta Digital que melhor se adeque para atender o seu negócio. Principalmente para micro, pequenas e médias empresas.

Com o crescimento do seu empreendimento,  a automação dos pagamentos pode fazer toda a diferença e incentivar o progresso das suas vendas. Dessa maneira, é possível ajudar na sua gestão financeira.

Como escolher a melhor Conta Digital para o seu negócio?

Toda empresa precisa ter um meio para viabilizar o negócio e efetuar as cobranças. Assim, um dos maiores desafios para quem empreende atualmente é reduzir a inadimplência e manter o negócio sustentável mesmo diante de crises. Portanto, contar com uma Conta Digital focada em negócios para fazer essa gestão pode ajudar a reduzir prejuízos e atrasos no seu negócio.

Para obter o sucesso é essencial contar com a Instituição de Pagamento capaz de atender às suas demandas. A plataforma deve oferecer soluções que vão beneficiar o empresário e o consumidor, cuidando de todo o processo por trás de um recebimento, seja por cartão, boleto ou carnê.

Como existem tarifas diferentes para cada operadora, vale buscar a que melhor pode se encaixar no seu caso. Uma da grandes vantagens é que muitas dessas empresas têm atendimento personalizado e online. Isso evita a necessidade de ir ao banco para retirada de dúvidas, além de garantir maior agilidade, já que não é necessário enfrentar filas desgastantes para atendimento.

Afinal, é preciso ganhar tempo e liberdade para realizar os processos que podem ser melhores para a sua estratégia. Além disso, um sistema de pagamento garante a segurança das vendas e impede que ocorram violações, como o vazamento de dados importantes, fraudes e repasse. 

Portanto, busque contas digitais que vão oferecer processos ágeis e seguros para as suas transações.

Como funciona os boletos recorrentes na prática?

Como funciona na prática o pagamento com boleto recorrente?

Com a obrigação do registro dos dados para fazer a emissão de um boleto, agora é preciso informar o nome completo/Razão Social, CPF/CNPJ, telefone do cliente e o e-mail, caso essa seja a forma de envio. Ao usar plataformas de pagamento, a inclusão desses dados pode se tornar ainda mais simplificada.

Para gerar boletos recorrentes na Gerencianet, é preciso acessar o menu “Cobranças” e em seguida, “Emitir Cobranças”. Depois siga os seguintes passos:

  • escolha a opção “Assinaturas”;
  • defina “Boleto” como seu meio de cobrança;
  • determine como os boletos serão enviados;
  • selecione os clientes que receberão a cobrança e preencha todos os campos obrigatórios;
  • cadastre um plano ou crie um, caso não tenha;
  • destaque quais serão os itens cobrados;
  • informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança, caso necessário;
  • por fim, basta clicar em “Enviar” para finalizar a emissão.

Gerar relatório

Emitir boletos por meio de uma Instituição de Pagamento permite gerar relatórios das transações financeiras efetuadas e programadas.

Eles também podem ser produzidos de acordo com os pagamentos recebidos ou não, transferências, estornos, entre outros. Dessa maneira, para ter acesso a esses relatórios, basta seguir o procedimento abaixo:

  • clique em “Meu Dinheiro” na tela inicial da conta e, em seguida, em “Extrato Financeiro”;
  • selecione o filtro que deseja;
  • de acordo com o formato do arquivo que deseja: CSV,  JSON, XLS, PDF ou OFX.

Acompanhar inadimplentes

As cobranças feitas via carnê ou boleto geradas pela Gerencianet permitem que o operador da plataforma consiga visualizar todos seus clientes inadimplentes.

Esse é um ponto importante para manter o relatório financeiro atualizado e ajudar a tomar as melhores decisões para seu negócio. Portanto, para saber quais os clientes estão em dívida, siga as seguintes orientações:

  • no menu Cobranças > Gerenciar Cobranças, acesse “Boletos” ou “Carnês”;
  • selecione a opção “Inadimplente” no botão de status;
  • em “Data” escolha o período desejado.

Assim, é possível verificar todos os clientes devedores naquele período. Agora, caso queira gerar um relatório para documentar os dados dos inadimplentes é preciso:

  • ir em “Visão Geral” em “Boletos e Carnês” e selecionar “Relatórios”;
  • clique em “Gerar Novo Relatório”;
  • escolha qual o período será usado, que pode ser a data de emissão ou de vencimento. Aperte o botão “Próximo”;
  • selecione os itens de cobrança que você irá pesquisar. Caso queira uma visão geral clique em “Próximo’. Caso contrário, selecione os itens específicos e vá para a próxima etapa;
  • pressione a opção “Inadimplentes” e depois “Gerar”;
  • você ainda pode exportar para PDF e excel.

Cancelamento da assinatura

A partir do momento em que você confirmar o cancelamento, nenhuma nova cobrança será gerada e o agendamento será excluído.

Na mesma seção, você pode alterar a data de vencimento e a periodicidade da cobrança e enviar um e-mail para seu cliente. Se você alterar alguma opção da recorrência, os novos dados serão válidos também para as próximas cobranças.

Cancelamento da assinatura

Na Gerencianet, o cancelamento é um processo bem simples e fácil — lembrando que as cobranças são geradas por tempo indeterminado e podem ser canceladas a qualquer momento.

Para isso, escolha a opção “Cobranças”, no alto da tela e “Gerenciar Cobranças” logo em seguida. Depois disso, siga estes passos:

  • escolha “Assinatura” e selecione qual a parcela ou assinatura deve ser cancelada;
  • clique em “Cancelar” e depois em “Confirmar”.
  • a seguir, o comprador receberá um e-mail informando o cancelamento.

Caso o pagador queira cancelar a assinatura, ele deve entrar na “Área do Pagador”, informar os dados de acesso e clicar no botão “Cancelar Assinatura”.

Nesse caso, o nome do cliente aparece como agente do cancelamento no histórico de assinatura. Quando isso acontecer, o usuário principal receberá uma notificação informando o cancelamento.

Cancelamento da solicitação de assinatura

Para cancelar uma assinatura que ainda está pendente, é preciso seguir os seguintes passos:

  • após escolher o menu “Cobranças”, vá em “Assinatura” e depois na aba “Solicitação”;
  • escolha a solicitação que deseja cancelar;
  • clique em “Cancelar”.

Para que esse processo seja feito, o cliente não pode ter cadastrado os dados de cobrança. E, portanto, após a conclusão do processo, ele não conseguirá mais usar o link.

Então, gostou e quer saber mais sobre como utilizar o boleto para vendas recorrentes? Entre em contato e converse com um dos nossos consultores sobre essa solução!

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