Pix

Benefícios do pagamento instantâneo Pix: o que esperar da nova modalidade de pagamento?

Criado em 23 de jun. de 2020

(Atualizado em 21 de fev. de 2022)

Estamos diante de um marco no mercado de pagamentos do Brasil. O pagamento instantâneo – Pix está revolucionando a forma como lidamos com as transações financeiras. A expectativa é grande, especialmente diante das mudanças no cenário de pagamentos.

Em linhas gerais, o Pix facilita transações financeiras, em operações que duram, no máximo, 10 segundos. Lançado em novembro de 2020, o Pix já é um sucesso! 

No contexto da pandemia, esse tipo de alternativa se mostra ainda mais interessante. Isso porque a a disseminação de vírus muda a relação das pessoas com o dinheiro físico. Por isso, o pagamento instantâneo Pix é uma maneira de realizar pagamentos sem contato, por meio de transferências:

  • entre pessoas físicas;
  • entre empresas;
  • de pessoas físicas para empresas;
  • ou até mesmo para órgãos públicos.

Então, conheça mais sobre o pagamento instantâneo – Pix e saiba quais os benefícios que o novo sistema traz. Portanto, continue a leitura para descobrir!

O que é o pagamento instantâneo Pix?

Diferentemente dos TEDs (Transferências Eletrônicas Disponíveis) e DOCs (Documentos de Ordem de Crédito), por exemplo, o pagamento instantâneo Pix permitirá transações em tempo real. O Pix está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

O serviço 24 horas de transferência entre contas de uma mesma instituição financeira já ocorria com total segurança e comodidade na Efí. A diferença é que, com o Pix, essas transferências rápidas e práticas ocorre também entre instituições diferentes.

Mas por que a escolha do nome Pix? Apesar de parecer uma sigla, a explicação para a escolha é o fato de remeter a conceitos como pixels, tecnologia e transações.

Com o Pix, as transferências ocorrem diretamente da conta de quem paga para a conta de quem recebe, sem a necessidade de intermediários. Portanto, essa solução reduz os custos de transação.

Para PFs e MEIs, segundo definições do BC, as transações Pix são gratuitas em até 30 transferências. Já para PJs, a tarifação fica a cargo das instituições financeiras, portanto é necessário consultar os valores.

No entanto, na Conta Digital Efí, todas as transações realizadas pelo App, para PFs e PJs, são gratuitas!

Para automatizar as cobranças do seu negócio, é possível integrar com a API Pix Efí. Consulte as tarifas na seguinte tabela!

O que esperar dessa nova modalidade de pagamento?

O Pix torna as transferências rápidas, os pagamentos instantâneos e as transações por QR Code mais comuns no Brasil.

Em resumo, o BC espera que o pagamento instantâneo Pix seja de uso tão fácil quanto fazer pagamentos com dinheiro em espécie. É claro que é importante dizer que isso não será do dia pra noite. Como qualquer novidade, é preciso aguardar com que as próprias instituições adequem seus sistemas e os clientes assimilem a novidade. Por isso, os métodos de pagamento e transferência atuais continuarão em uso por um bom tempo.

5 benefícios do pagamento instantâneo Pix para os usuários

Na imagem: ícones que representam os 5 benefícios do pagamento instantâneo PIX listados abaixo.

1. Maior poder de escolha ao pagador

O primeiro e talvez mais importante benefício desta modalidade é dar ao usuário um maior poder de escolha na hora de realizar transações.

Assim, ao fazer compras simples ou grandes, o cliente terá uma opção a mais para pagar e até negociar descontos à vista.

2. Rapidez e praticidade nas transações

A praticidade no uso é outra das vantagens do Pix. Com ele, a realização de pagamentos é tão simples e rápida como enviar uma mensagem em aplicativo. Além disso, pagamentos básicos da rotina, que precisam de agilidade, também podem ser feitos por esse sistema. Então, quer um exemplo? 
Viagens de transporte público, como ônibus e trens, poderão ser rapidamente debitadas com o pagamento instantâneo Pix. 

Como o celular é o recurso necessário para a realização desses pagamentos, isso ainda ocupará menos espaço físico. Além disso, concentrará tudo em um único mecanismo.

3. Melhora no fluxo de dados

Espera-se, ainda, que a diminuição no número de intermediários na cadeia de pagamentos otimize a gestão do fluxo de caixa dos usuários recebedores, o que tenderá a reduzir sua necessidade de crédito. 

Nesse sentido, outra questão importante é a facilidade de automatização e de conciliação dos pagamentos. Logo, as informações agregadas à ordem de pagamento permitirão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos modelos de negócio.

4. Segurança garantida

Por meio de um manual, o BC estabeleceu alguns requisitos fundamentais de segurança para operacionalizar o sistema. A saber:

  • assinatura digital nas mensagens. Dessa forma, o receptor deve validar a assinatura digital de cada mensagem para garantir sua autoria e integridade;
  • certificados digitais nos processos de criptografia e autenticação. As instituições financeiras devem adotar certificados ICP-Brasil que suportem a utilização para autenticação e criptografia;
  • HSM (hardware) para gerenciamento de certificados digitais. A recomendação é que as instituições financeiras utilizem dispositivos de criptografia baseados em HSMs para armazenamento das chaves privadas dos certificados. 

5. Integração com outros serviços

Por fim, o sistema de pagamento instantâneo Pix poderá ter integração com outros serviços do celular, como a agenda de contatos ou aplicativos de finanças. Assim, o usuário terá o controle financeiro de forma prática e automática.

Etapas do processo de pagamentos instantâneos 

A partir do dia 1º de junho de 2020, o BC deu início à etapa de homologação do Pix. Ela compreendeu a realização de testes obrigatórios por parte das instituições financeiras e de pagamentos, com o intuito de garantir o pleno funcionamento do serviço.

Desse modo, foram realizados testes nas plataformas operacionais (SPI e DICT) e também verificadas experiências do consumidor final. Ou seja, foi verificado se o aplicativo das instituições, como o app da Efí, estaria adequado para a realização das transações. O BC reforçou que essa verificação era crucial para identificar se as interfaces atendiam aos requisitos definidos, especialmente àqueles ligados à segurança do usuário.

Além disso, foram realizados testes com o registro de chaves utilizando dados fictícios de clientes. 

As instituições que não concluíram essa etapa até outubro de 2020 não estão participando do Pix, lançado em novembro de 2020. 

O desafio de criar uma nova cultura de pagamentos

O Pix, revolução do mercado de pagamentos, já está funcionando!  E já está presente na rotina de muitos brasileiros. Para aproveitarmos todo o potencial desse sistema de pagamentos, é preciso contribuir para uma transformação cultural no Brasil. 

Por isso, a Efí já tinha lançado o recurso pagamento instantâneo, antes do lançamento do Pix. Por meio dele, é possível  realizar transferências entre contas Efí em segundos, via QR Code.

A funcionalidade está disponível no aplicativo da Efí, para todos os usuários. Para usá-lo, basta acessar sua conta digital e optar por “Receber” ou “Pagar” na aba Pagamento Instantâneo, presente no menu do app. 

Gostou da ideia e quer fazer parte do Pix? Entre em contato com a gente!

Por fim, descubra todas as mudanças internas que já foram feitas pela Efí! Então até a próxima!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.