Segurança digital

Assinatura eletrônica: o que isso significa e como criar a sua?

Criado em 13 de ago. de 2020

(Atualizado em 2 de mar. de 2023)

A transformação digital tem provocado grandes mudanças no universo corporativo. No mercado financeiro, a opção de operar contas financeiras com acesso totalmente remoto, por meio da internet, fez surgir um novo mercado e novos hábitos de consumo.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2019 foram abertas 7,4 milhões de contas digitais, sendo 6,5 milhões por dispositivos móveis e 935 mil por internet banking.

Com o maior uso das tecnologias digitais, também surgem questionamentos, principalmente, em relação à segurança dos usuários na web. E a resposta é sim, as contas digitais são seguras – se tratando tanto do dinheiro quanto dos dados pessoais dos usuários.

Para garantir que as contas digitais sejam 100% seguras, as instituições financeiras e de pagamento investem, cada vez mais, em tecnologias de segurança; e uma delas é a assinatura eletrônica

Continue a leitura para entender para que serve esse recurso. Descubra, também, como criar uma assinatura aqui, na sua conta digital para negócios.

O que é assinatura eletrônica?

Assinatura eletrônica é, basicamente, uma maneira de validar a autenticidade de uma transação na sua conta digital. 

Assinaturas eletrônicas são diferentes das senhas de acesso às contas. Essa assinatura é uma senha específica para autenticação, sendo solicitada sempre que houver movimentações financeiras na conta.

Para que serve e quando é necessário usá-la?

A ideia da assinatura eletrônica é promover mais segurança nas transações pelo aplicativo e internet banking, já que o código funciona como um token digital, validando a operação pelo próprio smartphone.

No caso da Efí, a assinatura eletrônica é solicitada em qualquer operação de débito, como pagamentos, transferências e outras transações. Também é necessário utilizá-la para alterar o número de telefone celular e o e-mail de cadastro da conta digital.

A assinatura eletrônica é pessoal e intransferível, mesmo que existam usuários secundários cadastrados na conta. Afinal, este é um recurso utilizado para garantir a segurança do titular da conta.

Como criar a sua assinatura eletrônica na Efí (antiga Gerencianet)?

Aqui, na Efí, a criação da assinatura eletrônica ocorre no processo de abertura da sua conta digital para negócios. Nesse caso, é preciso definir uma senha de cinco letras.

Agora, se você chegou até aqui porque não se lembra da sua assinatura eletrônica, siga os passos abaixo para alterá-la:

  1. acesse a sua conta pelo portal web da Efí – o app não conta com essa opção;
  2. clique no seu perfil, disponível no canto superior direito da tela inicial;
  3. a seguir, selecione “Configurações de segurança”;
  4. depois, clique no botão “Alterar assinatura eletrônica”.

Por fim, lembre-se de memorizá-la e de nunca fornece-la a terceiros. A Efí NUNCA solicita a sua assinatura eletrônica por meio dos canais oficiais de atendimento, portanto desconfie de e-mails ou mensagens que pedem essa informação.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.