Abrir conta digital grátis Carregando

Assinatura eletrônica: o que isso significa e como criar a sua?

Publicado em 13 de agosto de 2020 (atualizado em 28 de setembro de 2020)
Na imagem: homem negro sorrindo enquanto olha para o smartphone, que está em sua mão direita, simbolizando a tranquilidade e segurança em utilizar a assinatura eletrônica.

A transformação digital tem provocado grandes mudanças no universo corporativo. No mercado financeiro, a opção de operar contas financeiras com acesso totalmente remoto, por meio da internet, fez surgir um novo mercado e novos hábitos de consumo.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2019 foram abertas 7,4 milhões de contas digitais, sendo 6,5 milhões por dispositivos móveis e 935 mil por internet banking.

Com o maior uso das tecnologias digitais, também surgem questionamentos, principalmente, em relação à segurança dos usuários na web. E a resposta é sim, as contas digitais são seguras – se tratando tanto do dinheiro quanto dos dados pessoais dos usuários.

Para garantir que as contas digitais sejam 100% seguras, as instituições financeiras e de pagamento investem, cada vez mais, em tecnologias de segurança; e uma delas é a assinatura eletrônica

Continue a leitura para entender para que serve esse recurso. Descubra, também, como criar uma assinatura aqui, na sua conta digital para negócios.

O que é assinatura eletrônica?

Assinatura eletrônica é, basicamente, uma maneira de validar a autenticidade de uma transação na sua conta digital. 

Assinaturas eletrônicas são diferentes das senhas de acesso às contas. Essa assinatura é uma senha específica para autenticação, sendo solicitada sempre que houver movimentações financeiras na conta.

Para que serve e quando é necessário usá-la?

A ideia da assinatura eletrônica é promover mais segurança nas transações pelo aplicativo e internet banking, já que o código funciona como um token digital, validando a operação pelo próprio smartphone.

No caso da Gerencianet, a assinatura eletrônica é solicitada em qualquer operação de débito, como pagamentos, transferências e outras transações. Também é necessário utilizá-la para alterar o número de telefone celular e o e-mail de cadastro da conta digital.

A assinatura eletrônica é pessoal e intransferível, mesmo que existam usuários secundários cadastrados na conta. Afinal, este é um recurso utilizado para garantir a segurança do titular da conta.

Como criar a sua assinatura eletrônica na Gerencianet?

Aqui, na Gerencianet, a criação da assinatura eletrônica ocorre no processo de abertura da sua conta digital para negócios. Nesse caso, é preciso definir uma senha de cinco letras.

Agora, se você chegou até aqui porque não se lembra da sua assinatura eletrônica, siga os passos abaixo para alterá-la:

  1. Acesse sua conta digital por meio da plataforma web.
  2. Clique no seu nome, que está disponível no canto superior direito da tela inicial.
  3. Em Assinatura Eletrônica, clique no botão Alterar.
  4. Para gerar uma nova assinatura, é necessário ter o número de celular cadastrado em mãos e informar o código recebido via SMS. Assim, clique em Prosseguir.(Caso não receba o código via SMS, é possível solicitar uma ligação nossa).
  5. Insira o código recebido e continue o procedimento, clicando em Prosseguir.
  6. Crie uma nova assinatura, utilizando as recomendações sugeridas pela plataforma. Você também pode solicitar que o sistema gere uma assinatura automaticamente para você.
  7. Clique em Salvar e pronto! 

Por fim, lembre-se de memorizá-la e de nunca fornece-la a terceiros. A Gerencianet NUNCA solicita a sua assinatura eletrônica por meio dos canais oficiais de atendimento, portanto desconfie de e-mails ou mensagens que pedem essa informação.

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK