Pix

Pix Banco Central: 4 dúvidas respondidas pelos especialistas da Efí

Criado em 21 de set. de 2020

(Atualizado em 30 de nov. de 2021)

A Efí reuniu o time de especialistas para responder a 4 dúvidas sobre o Pix do Banco Central (Bacen), o novo arranjo de pagamentos.

Desde o início, trabalhamos, junto com ao Banco Central, na elaboração e instalação do Pix no país. Por isso, estamos muito preparados para o pagamento instantâneo. Também queremos que você, empreendedor, esteja afiado para essa novidade. 

Por isso, convidamos Danilo Oliveira, diretor de projetos; Francisco Carvalho, gerente de projetos responsável pelo Pix; e Evanil de Paula, CEO da Efí, a fim de tirar suas dúvidas em relação ao Pix Banco Central. Vamos lá? 

1. Quais modelos de negócio podem utilizar o Pix do Banco Central? 

Em suma, será possível realizar um Pix em qualquer modelo de negócio. De acordo com Danilo Oliveira, o novo arranjo atende a todos os tipos de empreendimento — dos mais conservadores aos mais inovadores. 

Evanil de Paula utiliza um negócio que precisa de agilidade no pagamento: o transporte coletivo, por exemplo.

Semelhantemente outros modelos, nesse, o Pix do Bacen se encaixa perfeitamente. Afinal, o tempo de uma transação é de, no máximo, dez segundos. Isso deixa qualquer troca de valor mais dinâmica

O Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados. Por isso, se o seu negócio precisa operar sem pausas, a disponibilidade do Pix Banco Central também não será uma preocupação.  

Para Francisco Carvalho, o senso inovador de cada empresário também será essencial para que o novo meio de pagamento seja explorado.

Segundo Francisco, “a criatividade do empreendedor é que vai responder, para gente, quais serão os modelos de negócio [capazes de utilizar o Pix]”.

2. Como o meu negócio poderá oferecer o Pix do Bacen? 

Para você, que deseja oferecer Pix do Banco Central em sua empresa, ter como aliada uma instituição de pagamento, como a Efí, é essencial.

A Efí é uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil e participante direta do pagamento instantâneo. Isso quer dizer que, por meio da Efí, a sua empresa pode se conectar ao Pix

Danilo explica que “empresas que precisam fazer recebimentos em alta escala e que necessitam ter disponibilidade de uma API para realizarem cobranças dinâmicas, podem utilizar a API da Efí, destinada exclusivamente ao Pix, para gerar QR Codes e enviar a seus clientes”.  

Evanil nos ajuda a desenhar, mentalmente, o fluxo informativo de um pagamento via QR Code: “o sistema de sua empresa entra em contato com a plataforma da GN, que abre uma solicitação e gera um QR Code que será exibido em seu dispositivo. O pagador lê o código utilizando a câmera do smartphone — para efetuar o pagamento — e a informação caminha até os servidores da Efí. Tudo isso em um ou dois segundos! A partir do momento em que a Efí acessa as informações de pagamento, um call back é enviado ao servidor da sua empresa, comunicando que está pago”.  

3. A minha empresa tem um número baixo de transações. Como ela poderá se conectar ao Pix do Banco Central

Para aqueles que possuem um pequeno negócio, ter um celular equipado com o app da Efí será o suficiente.

“O empresário pega o seu smartphone, digita o valor da transação e mostra ao pagador. O cliente, com o celular, efetua o pagamento”, explica Evanil.

O pequeno e médio empreendedor também poderão pagar aos seus fornecedores via app, por exemplo. 

Fluxo de uma transação Pix do Banco Central pelo aplicativo da Efí

4. Quais serão os valores das transações realizadas via Pix?

São baixos! Evanil comenta que “o Banco Central fez a sua parte e, para a prestação de serviço, trouxe valores realmente baixos”.

O CEO da Efí acredita que o Pix do Banco Central será uma tendência, justamente, devido aos valores baixos das transações e à gratuidade do serviço para quem o utiliza como pagador. 

A Efí está alinhada ao Bacen e oferece as melhores tarifas e funcionalidades, para que você disponibilize o Pix em sua empresa.

Agora, você pode fazer uma simulação, sem compromisso, para saber exatamente quanto custará cada transação Pix pela API Efí. Então, clique no botão abaixo e confira:

Confira aqui as tarifas da API Pix

O Pix do Banco Central trabalha com pequenos valores, porque necessita de menos atores para operarem no fluxo das transações.

No Pix, uma instituição que participe diretamente do novo arranjo, em comunicação com o Banco Central, será o suficiente para liquidar uma transação.

De acordo com Evanil, para quem deseja inovar e fazer negócio com o Pix têm, ao seu lado, boas perspectivas

Então, restou alguma dúvida sobre o Pix Banco Central? Assista ao bate-papo com nossos especialistas e conheça, ainda mais, o novo pagamento instantâneo.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.