Marketing e Vendas

4 dicas para seu e-commerce vender no mercado mobile

Criado em 29 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

A tecnologia está ampliando horizontes e oferecendo cada vez mais recursos de baixo custo para que as empresas invistam em um atendimento personalizado, que acompanhe os clientes onde quer que eles estejam. Esse é o caso do m-commerce — ou mobile commerce. Essa modalidade de comércio está invadindo o mercado e exigindo mudanças por parte das lojas virtuais.

Assim, vender no mercado mobile é uma forma de atender a uma demanda cada vez mais específica e antenada com o universo mobile. Quer ficar por dentro desse mundo? Então confira nosso post!

Por que vender no universo mobile commerce

É difícil acreditar, mas até junho de 2010 ainda não havíamos tido nenhum contato com vendas por meio de aplicativos móveis como smartphones e tablets.  Em apenas quatro anos, o mobile commerce surgiu e impressionou. A previsão era de um faturamento de 35 bilhões de reais somente para o ano de 2014. Isso significava um crescimento de 21% em relação a 2013, totalizando 63 milhões de e-consumidores únicos.

Esses dados do relatório Webshoppers 2014, da empresa e-Bit, demonstram bem o potencial do mercado mobile e as grandes oportunidades que ele oferece aos empreendimentos. Um estudo referente ao último trimestre de 2017 sobre o e-commerce no mundo também surpreendeu. Essa pesquisa mostrou que, para varejistas que vendem via aplicativos e web mobile, 48% das transações online foram realizadas por dispositivos móveis.

É por isso que vamos dar algumas dicas para você saber mais sobre esse universo e vender mais!

Invista em sites e app’s responsivos

Um site e aplicativo responsivo é aquele que se molda a qualquer dispositivo, tela e resolução. Ele mantém a qualidade do conteúdo e a navegabilidade da página, sem alterar a experiência de uso do cliente. Assim, o seu mobile commerce pode estar presente em qualquer momento da vida do seu consumidor.

Escolha uma boa plataforma

Muitas plataformas já estão se adequando ao layout responsivo, poupando o tempo do empreendedor em desenvolver uma solução exclusiva. Com isso, é possível reduzir os custos do desenvolvimento de um site por completo. Se você já tem um e-commerce, verifique se sua plataforma já possui um design responsivo ou se tem planos de migração de tecnologia. Assim você facilita as vendas pelo mobile commerce e possui maior adesão dos possíveis clientes.

Crie um aplicativo para o seu e-commerce

As facilidades que os aplicativos oferecem podem — e devem! — ser aproveitadas para vender no mobile commerce. Você pode contratar um profissional ou uma empresa especializada para desenvolver seu aplicativo, facilitando a vida dos seus clientes na hora de comprar no seu mobile commerce. Tome como exemplo outros aplicativos de compras e estude o seu mercado. Busque a liberdade que só um dispositivo mobile pode oferecer para a sua estratégia de vendas!

Ofereça pagamentos online

A falta de segurança de dados na internet é um problema recorrente. Ao investir em soluções de pagamento online, você oferece maior comodidade e segurança para seus clientes no mobile commerce. Além disso, com um bom sistema de cobranças, você pode oferecer formas de pagamento diversificadas onde quer que estejam seus clientes.

Preparado para vender os produtos do seu mobile commerce? Assine a newsletter e receba mais conteúdo sobre tecnologia, e-commerce, mobile commerce, gestão e muito mais!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.