4. Boas Práticas de Cobrança

O momento do pagamento é fundamental para todo o processo de venda, pois se o cliente não sentir confiança, pode desistir e cancelar a compra. Por isso, alguns cuidados no momento da cobrança devem ser tomados para evitar qualquer problema:

  • Descrição completa: coloque o máximo de informações sobre a cobrança que está sendo realizada. Descrições como “plano x” ou “mensalidade x” podem gerar confusão. O ideal é ser bem específico, colocando detalhes da transação referente à cobrança realizada. Além disso, é importante conferir todas as informações para não haver erros.  
  • Comprovante de venda/prestação de serviço: é fundamental utilizar um documento para comprovar a venda ou a prestação de serviço. Isso é importante para resguardar você e seu cliente sobre a transação realizada. O documento mais indicado para isso é a Nota Fiscal, mas recibos e contratos também podem ser utilizados. Nesses dois casos, mais uma vez é importante detalhar bem o tipo de venda/serviço realizado e as condições do pagamento.

Além das dicas acima, a Gerencianet oferece ferramentas de personalização que ajudam na identificação da cobrança por parte do cliente:

Boletos e Carnês

Se você emite boletos e carnês, é possível fazer personalização de cobrança colocando o logotipo nos documentos. Veja como fazer:

  1. Acesse o menu Minha Conta – Tela de Pagamento;
  2. Faça o upload do logotipo que deseja utilizar;
  3. Clique no botão Salvar.

Já no menu “Configurações” da seção “Boletos e Carnês”, você pode fazer as seguintes personalizações:

  • Indicação  multas e juros para pagamentos realizados após a data de vencimento
  • Inserção do nome, nome fantasia, endereço e telefone da sua empresa no documento de cobrança
  • Aviso de visualização da cobrança- você recebe uma notificação quando seu cliente visualiza o boleto enviado por e-mail
  • Lembrete de cobranças- envia lembretes para seu cliente com 10 e/ou 1 dia de antecedência do vencimento, dependendo da data de envio da cobrança. O lembrete é enviado apenas para cobranças enviadas por e-mail pela plataforma de emissão de boletos e carnês.

Cobrança Online

Se você emite cobranças online, é possível definir um texto para a fatura de cartão de crédito de seu cliente. Essa personalização permite que você coloque um texto com o nome da sua empresa que aparecerá na fatura do seu cliente. Assim, ele identificará a cobrança com mais facilidade e não irá cancelar o pagamento.

Você pode inserir um nome com até 10 caracteres que tenha relação com o seu negócio. O texto aparecerá da seguinte forma: GERENCIANET * texto indicado por você.

A personalização é realizada em Minha Conta >Texto para cartão do menu Meu Dinheiro e Recebimento Online. A solicitação passa por uma análise antes de ser concluída.

Além disso, você pode alterar a cor da tela de cobrança e inserir seu logo. Esse é o local onde seu cliente acessa a cobrança e informa os dados de pagamento. A alteração é realizada no menu Minha Conta > Tela de Pagamento.

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