5. API de Integração

A API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) da Gerencianet foi desenvolvida para ser flexível e permitir que você coloque suas ideias em prática rapidamente. Neste artigo você confere as diversas formas que possui para cobrar seu cliente. Agora vamos mostrar o que é possível fazer com a API da Gerencianet para a automatização dessas cobranças.

Para utilização dos métodos avançados da API, recomendamos a leitura do artigo a seguir:

Botões de Pagamento

Esta é a integração mais simples. Com ela, você disponibiliza um botão em seu site para a realização da venda. Assim que seu cliente clica no botão, ele é direcionado para a página onde escolhe a forma de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito. Para realizar a configuração, acesse Botão de Pagamento, informe os dados da cobrança e clique em Gerar Botão. Em seguida, copie e cole o código HTML em seu site.

Emissão de boletos

Indicado para aqueles que não querem oferecer outras formas de pagamento além do boleto bancário. Para isso, você deve gerar a transação e associá-la à forma de pagamento como boleto bancário. Saiba mais detalhes.

Emissão de carnês

É muito utilizado em vendas de valor elevado, que precisam ser parceladas,  e por prestadores de serviço que trabalham com mensalidades. Para gerar um carnê siga os passos descritos na documentação da API para geração de carnês.

Pagamentos recorrentes (Assinaturas)

Indicado para empresas ou prestadores de serviço que realizam vendas parceladas ou recebem cobranças recorrentes. Nesta modalidade, a cobrança é realizada diretamente no cartão de crédito do seu cliente (assinante) de acordo com a periodicidade escolhida por você (mensal, bimestral, etc).

A assinatura também pode ser realizada por meio de boleto bancário.

Módulos prontos

Indicado para quem utiliza algum dos sistemas abaixo:

Para realizar a instalação dos módulos basta clicar no link referente ao sistema que você utiliza e seguir as instruções.

Marketplace

O Marketplace pode ser usado em situações em que o valor pago pelo comprador deve ser dividido entre dois ou mais vendedores. Assim, a conta Gerencianet responsável pela integração informa qual porcentagem deve ser destinada para cada vendedor e a distribuição das porcentagens é realizada de forma automática.

Alguns diferenciais do marketplace Gerencianet:

  • O comprador pode pagar em até 12 vezes;
  • O repasse do dinheiro pode ser realizado a partir do 2º dia;
  • O comprador pode selecionar diversas formas de pagamento;
  • Você pode realizar repasses diferentes para itens variados em um mesmo carrinho;
  • O pagamento pode ser realizado diretamente na página da loja com a utilização do checkout transparente;
  • Você não precisa pagar tarifas para começar a usar o Marketplace;
  • Você pode assumir a tarifa de transação por completo ou dividir entre os vendedores;
  • Você não tem limites para cadastrar vendedores.

Saiba Mais

Estas são apenas algumas funcionalidades da nossa API. Se você tem um sistema e deseja integrá-lo com a Gerencianet entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar a colocar sua ideia em prática!

Para saber mais sobre as funcionalidades acesse a documentação completa da API Gerencianet.

Caso você seja um cliente Gerencianet ou efetuou um pagamento por meio do nosso serviço e precisa de suporte, clique neste botão e abra um ticket:

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