Abrir conta digital grátis Carregando

Dúvidas frequentes sobre o Pix

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? A Gerencianet explica todos os detalhes sobre a nova forma de fazer pagamentos no Brasil.

Por que é importante usar API Pix no padrão do Banco Central?

Os prestadores de serviços de pagamento (PSP) devem seguir o padrão do Banco Central para estarem de acordo com a legislação vigente. A API Pix padronizada possibilita uma fácil integração aos softwares/plataformas, bem como amplia a concorrência no setor e possibilita custos muito menores aos usuários.

Quero conhecer a API Pix da Gerencianet

Onde encontro ajuda para aprender e debater sobre API Pix?

A Gerencianet possui dois principais canais para debater assuntos relacionados à API Pix: a Plataforma Discord e a Comunidade Gerencianet, que dão espaço para iniciar e colaborar com discussões e tirar dúvidas. Nesses ambientes, você pode conversar com outros clientes e com a própria equipe da Gerencianet. Clique nos links para participar!

Além disso, possuímos dezenas de especialistas nos times Técnico e Comercial, disponíveis por meio dos tickets, para ajudar você a usar nossa API com facilidade.

Qual o link da documentação da API Pix Gerencianet?

A Gerencianet disponibilizou, de forma pública, a documentação de sua API Pix. Por meio dela, é possível realizar a integração, disponível em todas as linguagens, para oferecer o Pix como forma de pagamento.

Confira os endpoints disponíveis e a estrutura de dados de entrada e saída da API Pix desenvolvida por nós aqui: https://gerencianet.com.br/api-pix/

Onde encontro a Collection Postman Gerencianet API Pix?

Com o intuito de tornar a integração da API Pix mais rápida e fácil, disponibilizamos a Collection Postman Gerencianet. Para acessá-la, basta clicar no botão abaixo:

Acessar Collection Postman

Manteremos essa documentação atualizada com os detalhes e endpoints da API Pix.

O que são Webhooks?

Webhooks são protocolos utilizados para que uma plataforma (ou aplicativo) receba informações em tempo real sempre que um evento acontecer em outra plataforma. Esses recursos são usados para automatizar tarefas, uma vez que cada ação gera um gatilho que ativa a automatização no software que recebe a informação.

Diferente da API, que já possui automatização previamente desenvolvida, o Webhook dá mais liberdade para definir o tipo de integração que você deseja realizar entre duas plataformas.

Por que usar a API Pix da Gerencianet?

Motivos para usar a API Pix desenvolvida pela Gerencianet é que não faltam. Primeiro, porque a Gerencianet é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central, participou de toda concepção do Pix e é participante direta do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

Além disso, a Gerencianet possui 13 anos de know-how em APIs de recebimento - ou seja, trouxemos toda a nossa expertise para desenvolver um API Pix moderna, sólida e segura, com padronização do Banco Central.

Nossos números comprovam isso: só em 2020, foram processados R$ 8,2 bilhões, sendo 77% desses por API, totalizando 310 milhões de requisições aos nossos endpoints. Além disso, disponibilizamos um time de especialistas na API para auxiliar você em caso de qualquer dúvida.

Quero conhecer a API Pix da Gerencianet

Quais as possibilidades de usar o Pix por meio da API?

API é, basicamente, a conexão entre a interface de programação de 2 plataformas, permitindo a troca de informações entre si e a criação de gatilhos para automatizar tarefas. A API Pix pode, por exemplo, automatizar a geração de QR Codes dinâmicos – que possuem informações mais detalhadas e são gerados a cada transação – para recebimento via pagamento instantâneo.

Por meio da API Pix da Gerencianet, o usuário tem acesso a vários webservices que podem ser consumidos – diferente do que acontece no app. Por exemplo: alterar dados de uma cobrança gerada anteriormente, associar uma chave ao webhook, dentre outros.

Quero conhecer a API Pix da Gerencianet

Quais as taxas envolvidas em uma transação Pix

O Banco Central determinou que o Pix seja gratuito para pessoas físicas (PF) e MEIs, com algumas exceções. Pode haver tarifa para receber por Pix, se você:

  • receber mais de 30 Pix por mês via chave, QR Code estático ou inserção manual dos dados;
  • receber por QR Code dinâmico;
  • receber Pix de outra empresa;
  • receber em conta definida em contrato como de uso exclusivamente comercial.

Já para pessoas jurídicas (PJ), o BC abriu a possibilidade de cobrança de tarifas por parte das instituições financeiras e de pagamento. Por isso, a cobrança ou não de taxa e os valores envolvidos dependem do modelo de negócio de cada instituição.

Aqui, na Gerencianet, o envio de Pix é gratuito para pessoas físicas e empresas. Recebimento de Pix de mesma titularidade também tem zero custo. Além disso, você pode receber até 30 pagamentos via Pix de graça* pelo app.

* Promoção por tempo limitado.

Agora, empresas que possuem grandes movimentações podem automatizar serviços por meio da API Pix desenvolvida pela Gerencianet.

Simule a tarifa por recebimento Pix na API

Saiba mais sobre o perfil de conta mais adequado para você.

  • Pessoas físicas, MEI e Microempresa,

    que recebem menos de 100 cobranças por mês

  • Pequenas, Médias e Grandes Empresas,

    que recebem acima de 100 cobranças por mês

Pessoas Físicas,
MEI e Microempresas

A Conta Digital Gerencianet atende também pessoas físicas, MEIs e microempresas. Por meio dela, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e, claro, o Pix, além de ter ferramentas de gestão financeira. Para ter acesso a todas essas funcionalidades, basta baixar o aplicativo, de forma gratuita. Após abrir sua conta pelo app, você ainda pode movimentá-la pelo navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux.

Play Vídeo Assista ao vídeo explicativo

Se sua empresa é de maior porte ou se você precisa da API Pix, clique aqui.

Pequenas, médias
e grandes empresas

A Conta Gerencianet atende clientes com alta movimentação. Afinal, você pode automatizar serviços por meio da nossa API, responsável por atender mais de 350 milhões de requisições em 2020. Com a Gerencianet, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e Pix. O acesso é feito pelo nosso app, navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux. Clique no botão para que um de nossos especialistas entre em contato ou envie um e-mail para corp@gerencianet.com.br.

Play Video Assista ao vídeo explicativo
Quero receber uma proposta

Se for pessoa física, Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME), abra sua conta diretamente pelo aplicativo. Saiba mais.

Por que escolher a
Gerencianet?

Play Video Assista ao vídeo

Instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil, a Gerencianet é participante direta e uma das criadoras do Pix. Desde o início, participamos do grupo de trabalho responsável pela implementação do Pix, ajudando na elaboração da modalidade junto com o Banco Central.

Portanto, somos responsáveis pela liquidação das transações via Pix diretamente no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Trabalhamos, desde as primeiras definições, para disponibilizar uma forma de pagamento segura, eficiente, econômica e, claro, INSTANTÂNEA.

Ícone Pix
Participante direto
Ícone instituição
Instituição
autorizada BACEN
Ícone calendário
14 anos
de Mercado
Ícone transação
Cerca de R$ 15 bilhões
transacionados
em 2021
Ícone requisições
Mais de 570 milhões de requisições na API
Ícone medalha
GPTW 2021
Perfil de conta ideal

Ainda tem alguma dúvida?

Se ainda não sabe qual o perfil de conta mais adequada para você, confira os benefícios de cada tipo.

Conhecer perfis de conta
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK