Abrir conta digital grátis Carregando

Dúvidas frequentes sobre o Pix

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? A Gerencianet explica todos os detalhes sobre a nova forma de fazer pagamentos no Brasil.

O que significa Pix?

Pix não é uma sigla específica, mas sim um termo criado pelo Banco Central para nomear a modalidade de pagamento instantâneo. A grande proposta do Pix é garantir que as transações ocorram 24 horas por dia, 7 dias por semana e sejam concluídas em menos de 10 segundos.

O Pix é seguro?

Sim. O Pix é seguro, certificado pelo Banco Central e protegido por todas as camadas de segurança, assim como TEDs e DOCs.

O Banco Central desenvolveu uma tecnologia para assegurar que somente PSPs (Provedores de Serviços de Pagamento) consigam se conectar ao SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Vale ressaltar que, cabe aos PSPs — instituições de pagamento, instituições financeiras ou fintechs —, se responsabilizarem pelo desenvolvimento de tecnologias de segurança para seus clientes.

Aqui, na Gerencianet, foram criados diversos protocolos de segurança para garantir que não haja fraudes. O envio de documentos, criação de assinatura eletrônica e senha são alguns dos métodos eficazes de segurança que adotamos para que os nossos clientes realizem transações Pix de forma segura em seus smartphones.

Como funciona o Pix?

O Pix é mediado pelo Banco Central. Na prática, o dinheiro sai da conta de origem e vai para o SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), que encaminha o valor para a conta destino — tudo em questão de segundos.

Com o Pix, é possível fazer transferências a qualquer hora e dia da semana, usando apenas a chave de endereçamento — que pode ser o CPF/CNPJ, o e-mail, o telefone ou uma chave aleatória.

Essas chaves são gerenciadas pelo DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais), que armazena todos os dados referentes às chaves cadastradas em um banco ou instituição específica. Quando você envia um Pix, por exemplo, nós recorremos ao DICT para descobrir o endereço da conta da chave informada por você.

Além da chave, você também pode receber um Pix por meio dos QR Codes. Basta gerar um e apresentá-lo ao pagador! Como a chave, o QR Code armazenará todas as informações sobre a sua conta, além do valor a ser transferido.

Veja também: Glossário do Pix: 23 termos que você precisa conhecer

O que são chaves Pix?

As chaves Pix são como atalhos para identificar a sua conta. Existem 4 tipos de chaves:

  • E-mail
  • CPF/CNPJ
  • Número de celular
  • Chave aleatória

Resumidamente, o Pix vincula uma dessas chaves aos dados da sua conta. Ou seja, a partir delas, é possível direcionar recursos financeiros para um banco, uma agência e uma conta, sem precisar digitar todas essas informações.

Como usar o Pix na minha empresa?

Na Gerencianet, você pode usar o Pix na sua empresa de duas formas: pelo aplicativo ou pela API Pix.

Pelo aplicativo

O app é indicado para negócios com poucas emissões diárias. Nesse caso, a emissão é totalmente gratuita para pessoa física e jurídica. Os recebimentos também são gratuitos*, desde que não ultrapassem o limite de 30 transações por mês.

* Promoção por tempo limitado.

Na hora de receber, basta acessar a opção Pix na conta Gerencianet e inserir o valor que você gostaria de receber. Com isso, será gerado o QR Code para que o pagador possa ler. Se o pagador não estiver presente, você pode compartilhar o código da cobrança via WhatsApp ou e-mail, por exemplo.

Pela API Pix

A API Pix é recomendada para empresas que tenham alto volume de requisições de cobranças e queiram automatizar esse processo no próprio sistema. Nesse caso, o Pix é gratuito para o pagador.

Funciona assim: a requisição de pagamento chega na Gerencianet, e a gente devolve o QR Code com os dados para o pagamento, tudo de forma automática.

A API Pix da Gerencianet segue todas as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a API e como utilizar todas as suas funcionalidades, acesse a documentação completa da API Pix.

Quer saber mais sobre o Pix? Nós preparamos um manual completo, com todas as informações.

Veja também: Pix para empresas: quais as vantagens da nova modalidade para os negócios?

Como ter o aplicativo do Pix?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo e sua função está habilitada nas plataformas financeiras.

Para usar o Pix na Gerencianet, basta acessar a sua Conta Digital pelo app mobile e buscar pela função Pix. Caso você ainda não tenha uma conta aqui, pode abrir a sua gratuitamente.

Após a abertura de conta, você poderá fazer transferências instantâneas de forma gratuita e receber até 30 pagamentos via Pix sem custo* pelo app, além de ter acesso a vários serviços financeiros, como: cartão de crédito ou pré-pago, pagamento de contas, extratos de movimentações, recarga de celular e muito mais.

* Promoção por tempo limitado.

Quais as possibilidades de usar o Pix por meio da API?

API é, basicamente, a conexão entre a interface de programação de 2 plataformas, permitindo a troca de informações entre si e a criação de gatilhos para automatizar tarefas. A API Pix pode, por exemplo, automatizar a geração de QR Codes dinâmicos – que possuem informações mais detalhadas e são gerados a cada transação – para recebimento via pagamento instantâneo.

Por meio da API Pix da Gerencianet, o usuário tem acesso a vários webservices que podem ser consumidos – diferente do que acontece no app. Por exemplo: alterar dados de uma cobrança gerada anteriormente, associar uma chave ao webhook, dentre outros.

Quero conhecer a API Pix da Gerencianet

Quais as taxas envolvidas em uma transação Pix

O Banco Central determinou que o Pix seja gratuito para pessoas físicas (PF) e MEIs, com algumas exceções. Pode haver tarifa para receber por Pix, se você:

  • receber mais de 30 Pix por mês via chave, QR Code estático ou inserção manual dos dados;
  • receber por QR Code dinâmico;
  • receber Pix de outra empresa;
  • receber em conta definida em contrato como de uso exclusivamente comercial.

Já para pessoas jurídicas (PJ), o BC abriu a possibilidade de cobrança de tarifas por parte das instituições financeiras e de pagamento. Por isso, a cobrança ou não de taxa e os valores envolvidos dependem do modelo de negócio de cada instituição.

Aqui, na Gerencianet, o envio de Pix é gratuito para pessoas físicas e empresas. Recebimento de Pix de mesma titularidade também tem zero custo. Além disso, você pode receber até 30 pagamentos via Pix de graça* pelo app.

* Promoção por tempo limitado.

Agora, empresas que possuem grandes movimentações podem automatizar serviços por meio da API Pix desenvolvida pela Gerencianet.

Simule a tarifa por recebimento Pix na API

Saiba mais sobre o perfil de conta mais adequado para você.

PROMOÇÃO PIX

API Gerencianet

Taxa API Pix

Contato comercial

Se esse modelo de tarifa não combina com seu negócio, conte com nosso time comercial para entender melhor como podemos trabalhar juntos.

Quero falar com o time comercial
API Gerencianet
  • Pessoas físicas, MEI e Microempresa,

    que recebem menos de 100 cobranças por mês

  • Pequenas, Médias e Grandes Empresas,

    que recebem acima de 100 cobranças por mês

Pessoas Físicas,
MEI e Microempresas

A Conta Digital Gerencianet atende também pessoas físicas, MEIs e microempresas. Por meio dela, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e, claro, o Pix, além de ter ferramentas de gestão financeira. Para ter acesso a todas essas funcionalidades, basta baixar o aplicativo, de forma gratuita. Após abrir sua conta pelo app, você ainda pode movimentá-la pelo navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux.

Play Vídeo Assista ao vídeo explicativo

Se sua empresa é de maior porte ou se você precisa da API Pix, clique aqui.

Pequenas, médias
e grandes empresas

A Conta Gerencianet atende clientes com alta movimentação. Afinal, você pode automatizar serviços por meio da nossa API, responsável por atender mais de 350 milhões de requisições em 2020. Com a Gerencianet, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e Pix. O acesso é feito pelo nosso app, navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux. Clique no botão para que um de nossos especialistas entre em contato ou envie um e-mail para corp@gerencianet.com.br.

Play Video Assista ao vídeo explicativo
Quero receber uma proposta

Se for pessoa física, Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME), abra sua conta diretamente pelo aplicativo. Saiba mais.

Por que escolher a
Gerencianet?

Play Video Assista ao vídeo

Instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil, a Gerencianet é participante direta e uma das criadoras do Pix. Desde o início, participamos do grupo de trabalho responsável pela implementação do Pix, ajudando na elaboração da modalidade junto com o Banco Central.

Portanto, somos responsáveis pela liquidação das transações via Pix diretamente no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Trabalhamos, desde as primeiras definições, para disponibilizar uma forma de pagamento segura, eficiente, econômica e, claro, INSTANTÂNEA.

Ícone Pix
Participante direto
Ícone instituição
Instituição
autorizada BACEN
Ícone calendário
13 anos
de Mercado
Ícone transação
Cerca de R$ 8,5 bilhões
transacionados
em 2020
Ícone requisições
Mais de 350 milhões de requisições na API
Ícone medalha
GPTW 2020
Perfil de conta ideal

Ainda tem alguma dúvida?

Se ainda não sabe qual o perfil de conta mais adequada para você, confira os benefícios de cada tipo.

Conhecer perfis de conta
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK