Abrir conta digital grátis Carregando

Dúvidas frequentes sobre boleto

O boleto é um meio de pagamento mais prático e democrático para receber dos seus clientes. Tire suas dúvidas sobre como emitir, pagar e receber via boletos!

Como emitir carnês?

Emitir carnês na Gerencianet é muito simples. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o menu "Cobranças" e clique em "Emitir Cobranças".
  2. Escolha a opção "Carnês".
  3. Selecione a forma de envio: compartilhar por e-mail ou gerar PDF.
  4. Escolha os clientes. Para que o endereço seja adicionado e exibido na cobrança, é necessário preencher todos os campos do endereço (exceto o campo “complemento”, que não é obrigatório).
  5. Defina os itens de cobrança.
  6. Informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança.
  7. Clique em "Gerar Cobrança". E pronto!

Vale lembrar: para emitir um carnê, é obrigatório informar o nome completo, o CPF e o telefone do comprador. Dependendo da forma de envio selecionada, é necessário indicar, também, um e-mail válido. Essa é uma exigência do Banco Central para as Instituições de Pagamento, como a Gerencianet.

Ainda está com dúvidas? Assista ao vídeo em que nossa Analista de Conteúdo Audiovisual, Evelin Ramos, explica o passo a passo de como emitir carnês aqui, na Gerencianet:

Como emitir boletos?

Veja como emitir boletos registrados na Gerencianet:

  1. Acesse o menu "Cobranças" e clique em "Emitir Cobranças".
  2. Escolha a opção "Boletos".
  3. Selecione a forma de envio: compartilhar por e-mail ou gerar PDF.
  4. Escolha os clientes. Para que o endereço seja adicionado e exibido na cobrança, é necessário preencher todos os campos do endereço (exceto o campo “complemento”, que não é obrigatório).
  5. Defina os itens de cobrança.
  6. Informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança.
  7. Clique em "Gerar Cobrança". E pronto!

Vale lembrar: para emitir um boleto, é obrigatório informar o nome completo, o CPF e o telefone do comprador. Dependendo da forma de envio selecionada, é necessário indicar, também, um e-mail válido. Essa é uma exigência do Banco Central para as Instituições de Pagamento, como a Gerencianet.

Ainda está com dúvidas? Assista ao vídeo em que nossa Analista de Conteúdo Audiovisual, Evelin Ramos, explica o passo a passo de como emitir um boleto bancário aqui, na Gerencianet:

Como emitir uma cobrança recorrente (assinatura)?

A assinatura é uma excelente opção para quem oferece um serviço ou produto contínuo ou parcelado. Veja como emitir cobranças recorrentes aqui, na Gerencianet:

  1. No menu "Cobranças", clique em "Emitir Cobranças".
  2. Depois, escolha a opção "Assinaturas".
  3. Defina como você vai cobrar: por cartão de crédito ou boleto. A opção cartão desconta o valor, automaticamente, no cartão de crédito do seu cliente. Já a opção boleto envia um boleto automático 10 dias antes do vencimento da fatura.
  4. Selecione a forma de envio e preencha as informações sobre o cliente. Para cobrança via boleto, é necessário informar o nome completo, CPF, telefone e e-mail. Para cobrança via cartão de crédito, é necessário informar apenas o e-mail.

    Observação: para que o endereço seja adicionado e exibido na cobrança, é necessário preencher todos os campos do endereço (exceto o campo “complemento”, que não é obrigatório).

  5. Selecione o plano escolhido (se já estiver cadastrado), ou cadastre um novo.
  6. Se quiser, insira dados adicionais na cobrança: data de vencimento, valor de frete e desconto e observações. Fica a seu critério!
  7. Clique em "Enviar" e pronto!

Para mais informações sobre como emitir cobrança recorrente, acesse a nossa FAQ.

Como emitir boletos recorrentes?

Para emitir boletos recorrentes é bem simples. Veja só:

  1. No menu "Cobranças", escolha a opção "Emitir Cobranças".
  2. Agora, selecione a função "Assinatura".
  3. Defina forma de cobrança. Neste caso, "Boleto".
  4. Escolha como enviará a cobrança.
  5. Informe o cliente para quem vai enviar a cobrança. Para que o endereço seja adicionado e exibido na cobrança, é necessário preencher todos os campos do endereço (exceto o campo “complemento”, que não é obrigatório).
  6. Selecione o plano escolhido (caso já esteja cadastrado) ou cadastre um novo.
  7. Se quiser, insira dados adicionais na cobrança: data de vencimento, valor de frete e desconto e observações. Fica a seu critério!
  8. Por fim, clique no botão "Enviar".

Como oferecer pagamento online em meu site?

Na Gerencianet, temos a opção Botão de Pagamento. É um recurso que direciona o seu cliente direto para a página de pagamentos, após a escolha do produto ou serviço. Lá, ele pode escolher como te pagar: via boleto ou cartão de crédito, por exemplo.

Lembrando que é possível criar botões para pagamentos únicos ou pagamentos recorrentes. Veja como gerar o seu Botão de Pagamento:

  1. No menu "Cobranças", selecione "Botões de Pagamento".
  2. Clique em "Criar Novo".
  3. Defina se a cobrança será única ou recorrente.
  4. Escolha os métodos de pagamento.
  5. Informe os dados da cobrança.
  6. Defina os dados do botão de pagamento.
  7. Copie o código HTML do botão ou o link de pagamento e cole no ponto desejado do seu site. Fácil, não é?

API de Pagamentos

Agora, se você precisa de um sistema inteligente para automatizar as cobranças no seu site, recomendamos a nossa API de Pagamentos. Confira os tipos de integrações disponíveis na Gerencianet nesta tabela.

Quais os sistemas integrados à API da Gerencianet?

Confira, neste link, sistemas parceiros oficiais da Gerencianet cuja integração com nossa API é nativa.

Além dos sistemas integrados, é possível preencher algumas configurações do seu sistema, tendo como base o manual da empresa proprietária do software. Assim, fica ainda mais fácil usar os nossos serviços!

Como abrir uma Conta Digital na Gerencianet?

Abrir uma Conta Digital na Gerencianet é muito simples. Além de todo o processo ser feito direto pelo smartphone, não há nenhum custo pela abertura ou manutenção da conta.

Para começar, tenha um celular com câmera frontal em mãos e acesse a loja de aplicativos – Android ou iOS – para fazer o download. Depois, basta seguir os passos indicados na tela.

Durante a abertura, serão solicitadas fotos para comprovação da sua identidade. Por isso, sugerimos a leitura da faq “Como abrir conta na Gerencianet?” para saber quais documentos você deve separar antes de iniciar o processo.

Para complementar, assista ao vídeo em que nossa Analista de Conteúdo Audiovisual, Evelin Ramos, mostra na prática como abrir uma conta aqui, na Gerencianet.

Veja também: Conta Digital: como funciona, quem pode ter e como abrir a sua

Quais são as tarifas cobradas pela Gerencianet?

Antes de saber quais são as tarifas cobradas, veja o que é grátis na Gerencianet:

  • Emissão Pix pelo aplicativo Gerencianet!
  • Emissão de cobranças ilimitadas.
  • Cancelamento e alteração de cobranças.
  • Agendamento de cobranças.
  • Geração de relatórios financeiros.
  • Integração dos sistemas.
  • Acompanhamento de recebimentos.
  • Abertura de contas.
  • Transferências de valores superiores a R$ 300 para contas bancárias da mesma titularidade.
  • Transferência de saldo para outra conta Gerencianet.
  • Recarga de celular.
  • Personalização das cobranças.
  • Pagamento de contas
  • Emissão, saque, recargas e resgate do saldo do Cartão Gerencianet.
  • Boleto de depósito.

Sem letra pequena, nem asteriscos. Confira, agora, quais são as tarifas cobradas pela Gerencianet:

  • Pix via API: o valor varia de acordo com a transação. Consulte a tabela de valores aqui.
  • Confirmação de pagamento: R$ 3,45 para boletos e parcelas de carnês pagos e 4,99% + R$0,29 para cartão de crédito.
  • Transferências: tarifa de R$ 5 para transferências com valores abaixo de R$ 300, para transferências para contas bancárias de outras titularidades, independente do valor, para transferência programada para conta bancária, independente da titularidade e valor.
  • Tarifa de Inatividade: essa tarifa, no valor de R$39,90, é cobrada apenas para contas inativas e com saldo, que estão há mais de 120 dias sem qualquer tipo de movimentação.
  • Tarifas do Cartão Pré-Pago Gerencianet: - 6.38% de iOF + 4% de spread do valor da compra para transações internacionais.

Como baixar o aplicativo Gerencianet?

Você pode acessar a sua conta Gerencianet pelo celular ou pelo computador. Veja como instalar o aplicativo no seu smartphone ou na sua área de trabalho:


Como baixar o app Gerencianet no smartphone


O app para celular está disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.

Para instalar o app no celular, acesse a sua loja de aplicativos – Google Play ou App Store, busque por "Gerencianet" e clique em "Instalar".

Se ainda não tiver uma conta, basta seguir o fluxo de abertura de conta, que também é grátis – o próprio aplicativo vai te guiar em todas as etapas. O processo é simples e rápido. Confira abaixo:

Na sequência, basta utilizar a conta para gerar cobranças e fazer toda a gestão financeira do seu negócio. Em caso de dúvidas, basta acessar nossa Central de Ajuda.


Como baixar o app Gerencianet no computador


O app para computador está disponível para download gratuito nos sistemas Windows, Linux e Mac OS.

Para baixar o app para computador, clique aqui e escolha a opção compatível com o seu computador.

Depois de instalado, basta fazer o login e acessar a sua Conta Digital para Negócios.

Se preferir, você ainda pode acessar a conta Gerencianet pela web, por meio do site gerencianet.com.br 

Saiba mais sobre o perfil de conta mais adequado para você.

PROMOÇÃO PIX

API Gerencianet

Taxa API Pix

Contato comercial

Se esse modelo de tarifa não combina com seu negócio, conte com nosso time comercial para entender melhor como podemos trabalhar juntos.

Quero falar com o time comercial
API Gerencianet
  • Pessoas físicas, MEI e Microempresa,

    que recebem menos de 100 cobranças por mês

  • Pequenas, Médias e Grandes Empresas,

    que recebem acima de 100 cobranças por mês

Pessoas Físicas,
MEI e Microempresas

A Conta Digital Gerencianet atende também pessoas físicas, MEIs e microempresas. Por meio dela, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e, claro, o Pix, além de ter ferramentas de gestão financeira. Para ter acesso a todas essas funcionalidades, basta baixar o aplicativo, de forma gratuita. Após abrir sua conta pelo app, você ainda pode movimentá-la pelo navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux.

Play Vídeo Assista ao vídeo explicativo

Se sua empresa é de maior porte ou se você precisa da API Pix, clique aqui.

Pequenas, médias
e grandes empresas

A Conta Gerencianet atende clientes com alta movimentação. Afinal, você pode automatizar serviços por meio da nossa API, responsável por atender mais de 350 milhões de requisições em 2020. Com a Gerencianet, você pode receber pagamentos por boletos, carnês, links de pagamentos, assinatura, cartão de crédito e Pix. O acesso é feito pelo nosso app, navegador ou pelo aplicativo para Windows, Mac ou Linux. Clique no botão para que um de nossos especialistas entre em contato ou envie um e-mail para corp@gerencianet.com.br.

Play Video Assista ao vídeo explicativo
Agendar reunião com especialista

Se for pessoa física, Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME), abra sua conta diretamente pelo aplicativo. Saiba mais.

Por que escolher a
Gerencianet?

Play Video Assista ao vídeo

A Gerencianet une a solidez e a segurança dos bancos à praticidade e inovação que só a Conta Digital para Negócios tem!

Desde 2007 no mercado de pagamentos, a Gerencianet é especialista em boletos. Instituição de Pagamentos autorizada pelo Banco Central, já soma mais de 210 clientes cadastrados e cerca de 60 milhões de emissões de cobranças anuais. A Conta Digital, completa e gratuita, tem todas as funcionalidades para emitir, pagar e receber com praticidade e descomplicar a gestão financeira e de clientes. Resolva tudo pelo seu smartphone ou computador, sem fila e sem burocracia!

Ícone Pix
Participante direto
Ícone instituição
Instituição
autorizada BACEN
Ícone calendário
13 anos
de Mercado
Ícone transação
Cerca de R$ 8,5 bilhões
transacionados
em 2020
Ícone requisições
Mais de 350 milhões de requisições na API
Ícone medalha
GPTW 2020
Perfil de conta ideal

Ainda tem alguma dúvida?

Se ainda não sabe qual o perfil de conta mais adequada para você, confira os benefícios de cada tipo.

Conhecer perfis de conta
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK