Finanças e Gestão

Você sabe o que é o Cartão BNDES e como ele pode ajudá-lo?

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

O Cartão BNDES oferece crédito aos empreendedores individuais, às micro, pequenas e médias empresas brasileiras, clubes, sindicatos e associações. Ele pode ser usado para o aumento de investimentos, compra de equipamentos e modernização gastando menos. Afinal, o cartão BNDES possui os juros mais baixos do mercado.

O próprio portal de operações do cartão BNDES disponibiliza um catálogo de produtos que podem interessar aos empresários. Eles são vendidos por um preço baixo e podem ser adquiridos por meio do cartão. São exemplos computadores, veículos, móveis, softwares, materiais para a construção civil, insumos para os setores têxtil e para a fabricação de móveis. Também é possível adquirir cursos de capacitação profissional e muitos outros. Tais bens e serviços podem ser adquiridos pelo cartão, por meio do parcelamento em até 48 prestações fixas e iguais, com crédito rotativo e pré-aprovado.

O cartão BNDES é útil tanto aos compradores quanto aos fornecedores. Os primeiros poderão comprar com crédito, enquanto os segundos podem realizar vendas e cadastrar seus produtos no Portal.

Como solicitar o cartão BNDES?

Os empreendedores individuais, as micro, pequenas e médias empresas nacionais podem solicitá-lo desde que cumpram algum requisito. É preciso ter conta no Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itáu ou Banrisul, exercer atividades econômicas apoiadas pelo BNDES e estar em dia com os impostos e obrigações federais. A solicitação do cartão também é realizada neste link e, após sua chegada no endereço indicado no pedido, o usuário poderá realizar suas compras.

Como as compras serão pagas?

As compras serão debitadas na conta corrente do banco do usuário, que estará integrado ao cartão BNDES. Se a empresa possuir conta em mais de um banco, poderá solicitar um cartão para cada conta. A definição do limite de crédito, a concessão e a cobrança são realizados por cada banco emissor. Entretanto, se o empresário possuir mais de um cartão BNDES, poderá realizar suas compras unindo os limites de todos eles, o que aumentará o seu poder de aquisição.

O que poderei comprar com o cartão BNDES?

A busca pelos produtos deve ser feita no portal BNDES. Antes de efetuar o pagamento, o usuário pode fazer uma simulação da quantidade de prestações e juros que incidirão sobre o pagamento. Mesmo se o empresário estiver em uma loja física, poderá consultar o comerciante se ele é fornecedor cadastrado no BNDES. Há, entretanto, autorização para comprar produtos apenas relacionados à área de atuação da empresa. Uma academia de ginástica não poderá comprar, por exemplo, um trator, mas apenas itens necessários à própria academia de ginástica.

O cartão BNDES é, portanto, um modo de auxiliar as empresas nacionais de pequeno e médio porte. Ele fornece crédito e cria uma rede de consumidores e fornecedores, que irão auxiliar-se pela compra e da venda de bens necessários às empresas.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o cartão BNDES? Acesse o site oficial e tire todas as suas dúvidas!

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.