Marketing e Vendas

Vender planos de internet: o que você está fazendo errado?

Criado em 20 de nov. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Vender planos de internet é uma tarefa que exige conhecimento. Muitas vezes, é possível ver os esforços indo por água abaixo simplesmente por não ter o conhecimento necessário para identificar onde estão as falhas na estratégia de marketing.

Para aumentar as vendas no seu provedor de internet, toda a empresa precisa estar alinhada com os hábitos de consumo e de busca de serviços dos clientes. Será que a sua empresa está adequando as ações para suprir as necessidades desse novo consumidor, mais exigente e que não admite esperar muito tempo para ser atendido?

Neste artigo, listamos 5 erros que você pode estar cometendo e que estão impedindo o seu sucesso ao vender planos de internet.

5 erros que você pode estar cometendo ao vender planos de internet

5 erros que você pode estar cometendo ao vender planos de internet

1. Você não está atendendo o cliente com agilidade

A espera é um dos fatores que mais prejudicam o sucesso na hora de vender planos de internet. O possível cliente passa de interessado a insatisfeito rapidamente se sentir que a empresa não está oferecendo a atenção que ele deseja.

O momento antes de fechar a venda é crucial porque é nele que a sua empresa tem condições de mostrar que entregará um bom atendimento depois que o interessado fechar o plano. Portanto, se você falha nessa agilidade que o usuário espera, certamente está cometendo um erro considerável.

2. Você não está disponível quando o cliente precisa de ajuda

Da mesma maneira que o cliente espera ser atendido com agilidade no momento da compra, quando ele está com algum problema também quer ser atendido, não importa o dia nem o horário.

Dessa forma, se o seu provedor de internet não está disponível para resolver esse problema, o cliente certamente começa a procurar uma alternativa nos concorrentes.

Sendo assim, é importante contar com atendimento 24 horas, uma vez que ele serve não apenas para auxiliar o cliente com problema, mas também para conquistar aquele usuário que está buscando outra opção num horário em que o atual provedor dele não está disponível. Ou seja, é a chance de aproveitar a falha da concorrência e conseguir vender planos de internet.

3. Você não está corrigindo os problemas que os clientes apontam nas reclamações

Outro erro importante é receber reclamações dos usuários e simplesmente ignorá-los. Isso é mais comum do que parece em provedores e prejudica muito a empresa que quer vender planos de internet. Afinal, os clientes começam a criticar a empresa publicamente por causa dos problemas não resolvidos e a chance de conquistar novos clientes despenca.

Por isso, é fundamental não investir esforços apenas em vender planos de internet. É preciso contar com uma boa equipe que cuide da qualidade da entrega do serviço, ou seja, do pós-vendas. Não adianta focar na conquista de clientes se não é trabalhada a fidelização. E eles só ficarão com a sua empresa se estiverem sendo bem atendidos.

4. Você não está investindo no relacionamento com o cliente

Ter uma equipe treinada para oferecer o melhor atendimento para o cliente é um investimento extremamente necessário. Isso também contribui para que você tenha mais sucesso ao vender planos de internet. Afinal, o cliente não busca apenas preço. Ele quer uma empresa que esteja realmente preocupada em fornecer um bom serviço e mais: que se mostre interessada pelas suas demandas.

O novo comportamento do consumidor valoriza muito o relacionamento entre empresa e cliente. Não mais um relacionamento padronizado, mas personalizado e até mesmo que demonstre afeto. Isso surpreende o cliente e, claro, contribui para a fidelização.

5. Você não está automatizando o processo de vender planos de internet

Se a sua empresa ainda não conta com automação do processo de vendas, sem dúvidas, está ficando para trás. Hoje, um chatbot pode ser configurado para realizar todo o processo para vender planos de internet, desde a verificação do endereço até a viabilidade para instalação. O próprio sistema realiza a venda, independente do horário em que o usuário entrar em contato.

Mas, para que a automação seja sucesso na sua empresa, é essencial contar com um site completo, que tenha informações dos planos, serviços e outros materiais de apoio para os clientes. Esses dados são essenciais para que os interessados se sintam seguros ao fechar um plano de internet.

Por que investir em um chatbot para vender planos de internet?

Por que investir em um chatbot para vender planos de internet

Toda venda começa com uma boa conversa. É por isso que a sua empresa precisa contar com uma ferramenta que não falha nesse quesito. Um chatbot é capaz de atender vários clientes ao mesmo tempo, com a mesma cortesia e agilidade.

Você conseguiria calcular quantos planos de internet você deixou de vender por não ter atendentes disponíveis na hora em que o cliente entrou em contato? Com um chatbot, esse problema deixa de existir. Afinal, ele estará sempre disponível, inclusive de madrugada, nos finais de semana e nos feriados.

Por meio de algumas funções e tecnologias de inteligência artificial, o chatbot pode aumentar significativamente as vendas do seu provedor de internet. Ele usa a conversa inteligente para entender o que o cliente quer e, assim, oferecer o plano ideal para o seu perfil. Além disso, essa inteligência permite que o chatbot adquira informações sobre o histórico de um cliente e envie ofertas e promoções posteriores que possam ser de interesse dele.

Outra importante função do chatbot é justamente um melhor relacionamento com o cliente. Por estar sempre disponível e impactando os clientes nos canais que eles mais utilizam, o atendimento se torna mais rápido, eficiente e personalizado, o que faz total diferença na hora de vender planos de internet.

Conheça o Mobo, chatbot da Cianet para provedores de internet!

Pagamentos online

Outro aspecto essencial para vender planos de internet é contar com um sistema eficiente para pagamento online com diferentes opções para os clientes, uma vez que é cada vez mais comum a contratação dos serviços a partir do próprio site da empresa. Além do cartão de crédito, é importante contar com sistema de boletos, carnês e assinaturas para os clientes.

Com a Efí, por exemplo, é possível receber pagamentos e realizar cobranças dos clientes de forma personalizada e sem ter uma conta no banco – o que facilita também para os novos provedores regionais. 

Então saiba mais sobre as soluções da Efí para ampliar as vendas e facilitar o pagamento do seu provedor!

Este artigo foi produzido pela Cianet

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