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Vendas pela internet: 7 passos ter uma loja virtual de sucesso

Publicado em 06 de julho de 2016 (atualizado em 02 de setembro de 2021)
Um homem de óculos sentado de frente para um notebook em um escritório

Existe uma série de vantagens para quem faz vendas pela internet. Uma delas é exatamente o alcance de público sem limites geográficos — o cliente pode procurar o que deseja nas mais diversas lojas, com apenas alguns cliques.

Comércio aberto 24h, baixos custos e fácil gerenciamento são outros benefícios de se vender no mundo virtual.

Apesar destas facilidades, você não pode se esquecer que este é um processo de compra e venda como outro qualquer. Por isso mesmo, exige eficiência, qualidade, pontualidade e comprometimento.

Além disso, para ser bem sucedido na web, você precisa encontrar o seu diferencial. Para ajudá-lo a começar a vender na internet, separamos 7 passos para que a sua loja virtual seja um sucesso. Vamos lá? 😉

1. Escolha bem seu segmento de atuação

Para começar as vendas pela internet, é importante que você goste do segmento no qual escolheu atuar. 

Conhecer bem o que se vende é um ótimo impulsionador das vendas. Por isso, antes de começar a operação da sua loja virtual, reflita sobre os assuntos e temas que você gosta e busque trabalhar com aquilo que você conhece bem!

2. Faça um plano de negócios para as vendas pela internet

Uma loja virtual não é apenas o site de navegação de sua empresa — ela é o seu empreendimento.

Por isso, seu e-commerce deve ser pensado e planejado com cuidado, para que suas vendas pela internet sejam prósperas.

O desenvolvimento de um plano irá auxiliá-lo a segmentar seus públicos, entender o mercado, conhecer seus concorrentes, assim como as oportunidades e ameaças presentes em seu cenário organizacional.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com várias dicas para você montar o seu plano de negócios. Veja aqui: Modelo de negócios: passo a passo para construir o seu

Manual Financeiro Para Empreendedores

3. Escolha a melhor plataforma para vender na internet

É preciso tomar muito cuidado na hora de escolher cada uma das ferramentas para a sua loja virtual

Uma dessas funcionalidades é a plataforma onde será desenvolvido o seu e-commerce. Por meio dela, o usuário pode realizar as compras e o administrador gerenciar o seu negócio.

Por isso, fique atento e opte por uma plataforma que ofereça:

  • Suporte online;
  • Vendas ilimitadas;
  • Integração com ferramentas de mensuração de visitas, como o Google Analytics;
  • Opções variadas de layout;
  • Integração com os Correios;
  • E-mail personalizado;
  • Customização de URL (endereço eletrônico próprio) e por aí vai.

Analise com atenção as suas necessidades e busque o plano mais adequado e que ajude seu e-commerce a vender na internet.

4. Disponibilize diversas formas de pagamento

A diversidade de opções em pagamento aumenta as chances de conversão de vendas pela internet. Se o cliente puder escolher entre o parcelamento no cartão de crédito ou no boleto bancário, ele poderá ter mais chances de concluir a compra.

Mas atenção, é extremamente importante que você ofereça um site seguro para compras, com sistema antifraude e certificações SSL.

A Gerencianet, por exemplo, além de contar com essas ferramentas de segurança, é uma Conta Digital para negócios com todas as soluções de pagamento que você precisa — emissão de boletos, carnês, assinaturas e links de pagamento, além de Pix gratuito pelo app para PF e PJ.

#Dica: vendas pela internet no boleto ou cartão?

Comparar preços e vantagens nunca foi tão fácil. Mas isso nem sempre é bom para o empreendedor, pois o consumidor não se fideliza facilmente a uma só marca ou empresa. 

Para não perder clientela, as empresas devem, então, oferecer uma experiência sempre agradável aos seus consumidores. E uma das formas de se fazer isso é facilitando o pagamento e oferecendo os meios mais usados no e-commerce.

Boleto bancário

Sabia que o boleto é a segunda forma de pagamento mais popular na internet? Ele é uma ótima opção para quem não tem cartão de crédito. 

O boleto é o meio de pagamento favorito entre clientes pouco afeitos à vida virtual. Muitos deles preferem a segurança de um papel impresso. Além disso, oferece vantagens para quem quer comprar com desconto, já que o pagamento é à vista. 

O boleto é muito importante em fases iniciais de lojas virtuais, por exemplo. Isso porque ele possibilita mais confiabilidade nos consumidores que ainda não tem intimidade com o e-commerce.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a forma mais utilizada para fechar negócios online no Brasil e no mundo! Esse dado já torna esse meio de pagamento indispensável para qualquer negócio virtual. 

Entre suas principais vantagens, podemos destacar a praticidade e a segurança para o cliente, que pode fornecer seus dados de pagamento somente uma vez e apenas confirmar a compra nas vezes seguintes. Outra possibilidade que atrai muita gente é a facilidade para parcelar as compras.

Para o empreendedor, esse método também é bom, pois reduz as chances de inadimplência, já que as multas ao titular do cartão costumam ser bem pesadas no caso de atrasos ou mesmo de não pagamentos. 

Com a automatização dos dias de hoje, o empresário não precisa cobrar os valores de seu cliente, podendo pedir a antecipação das quantias parceladas à instituição de pagamento.

5. Possua canais de comunicação

Para que suas vendas pela internet transmitam credibilidade é importante desenvolver canais de relacionamento e comunicação abertos e efetivos. Dessa forma, clientes e vendedores conseguem interagir com facilidade.

Disponibilize números de telefone, e-mails, endereço, chat e outras ferramentas que julgar necessário. 

Não se esqueça também que, para ter resultados, não basta ter somente os canais de comunicação, mas é preciso responder as mensagens com clareza, simpatia e no menor tempo possível!

Todos esses requisitos são primordiais para conseguir aumentar suas vendas pela internet e fidelizar clientes.

6. Desenvolva estratégias de marketing de digital

Depois de planejada e no ar, sua loja virtual precisará de clientes. Mas como atraí-los? 

Para que os visitantes do seu site se tornem consumidores, utilize estratégias de marketing digital.

Uma pesquisa revelou que 98% das empresas brasileiras não aproveitam totalmente as possibilidades do marketing digital. Use esse dado ao seu favor e saia na frente!

Potencialize o conteúdo de suas postagens por meio de informações atrativas e educativas para alavancar suas vendas pela internet.

7. Receba de clientes com segurança e praticidade

Ao começar a vender na internet, tome cuidado com as fraudes. Para não ter problemas com esse tipo de situação, você pode acertar logo de início com uma instituição de pagamento, que irá receber por você os valores dos compradores e repassá-los à sua empresa pela internet mesmo, por meio de uma conta digital

Assim, você reduz muito o risco de fraudes nos pagamentos dos clientes. É um investimento que vale muito a pena ser feito!

Além disso, optar por oferecer uma só forma de pagamento pode ser difícil nos dias de hoje, onde existem tantas opções. Oferecer meios de pagamento variados na internet pode ser um diferencial e tanto para o consumidor online. Para quem deseja aumentar as vendas pela internet, isso pode ser fundamental!

As vendas pela internet pode ser um desafio para os iniciantes nesse meio. Contudo, uma boa dose de planejamento, determinação, estudos e ações podem tornar isso possível. Busque soluções para a sua loja virtual e seja o próximo case de sucesso da internet! 

Categoria

Empreendedorismo

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