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A importância da venda por cartão de crédito em seu site

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Quando estamos falando de vendas, é claro que outros fatores como a qualidade do produto, o preço e o sistema da loja virtual são igualmente relevantes para o sucesso da transação. No entanto, de nada adianta ter o melhor produto ou promoções irresistíveis se o cliente perde muito tempo ou tem dificuldades na hora de concluir a operação.

Justamente pela forma de pagamento ser um fator crucial para a competitividade da empresa no comércio eletrônico, decidimos utilizar esse espaço para tecer algumas palavras a respeito do assunto. Confira!

Não deixe que as formas de pagamento dificultem a compra

Do ponto de vista do consumidor, a transação pelo boleto bancário não é exatamente a mais prática. Isto porque o comprador deverá emitir o boleto e posteriormente pagá-lo, dividindo o processo em duas etapas distintas. Ainda que o cliente esteja familiarizado com as práticas de internet banking e não tenha que enfrentar filas na agência, a transação acaba sendo menos cômoda e quase sempre exige a espera pela confirmação do banco para que o comprador possa retirar a mercadoria ou para que o prazo de entrega comece a correr.

O débito em conta corrente é, talvez, a opção mais prática para quem não tem um cartão de crédito, sobretudo se considerarmos a agilidade que proporciona na hora do pagamento. No entanto, este método exige que o comprador tenha disponibilidade imediata de fundos para consumir, o que necessariamente não acontece com o cartão de crédito.

Ofereça comodidade para o cliente por meio do cartão de crédito

O cartão de crédito é, sem dúvida, a preferência nacional! Seja por uma questão de praticidade ou mesmo por uma questão cultural, o brasileiro conhece e está acostumado com o cartão de crédito. Muito por conta disso, a incorporação deste tipo de pagamento em uma loja virtual costuma ter grande impacto no volume de vendas. As compras realizadas pela internet têm uma natureza dinâmica, muitas vezes o comprador abre simultaneamente múltiplas janelas dentro do navegador para pesquisar preços e acaba decidindo por fechar algumas pela via que oferece maior segurança, facilidade e rapidez.

O empreendedor que ainda não oferece esta comodidade para seus clientes pode buscar a contratação direta do serviço com a operadora, o que nem sempre é a melhor saída para quem está começando, uma vez que esta opção tem custos fixos e investimentos iniciais altos, burocracia e riscos de fraude, que ficam por conta do contratante.

Comodidade também para você

Alternativamente, poderá buscar um sistema de intermediação de pagamentos. Este método proporciona um investimento inicial mais baixo, já que o empreendedor será onerado apenas quando vender. Terá, ainda, menos despesas com burocracia, maior segurança e garantia do recebimento dos valores.

Por fim, nunca é demais ressaltar o papel fundamental que o cartão de crédito tem assumido no comércio eletrônico. A maior parte da retirada de produtos do carrinho e de desistências se dá por conta da ausência de um método de pagamento no qual o consumidor confie e pelo qual tenha preferência. Por isso, a adoção dessa prática é um investimento de primeira necessidade para a loja virtual que deseja se estabelecer no mercado.

E você, já incorporou o cartão de crédito em sua loja virtual? Qual dessas vantagens chamou mais sua atenção? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

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