Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Quais as vantagens do pagamento com boleto bancário?

Sabrina Carvalho

12/02/2019

Pagamento com boleto bancário

Por mais que o boleto bancário seja uma das maneiras de cobrança mais antigas, ainda é extremamente popular no Brasil. Há muitos documentos expedidos e pagos mensalmente na rede bancária, nos Correios e nas casas lotéricas no país. Os títulos podem ser liquidados em qualquer estabelecimento conveniado, desde que sejam registrados. Por isso, a operação com o boleto bancário é vantajosa tanto para o consumidor, quanto para o empresário.

Confira as vantagens de oferecer a possibilidade de pagamento com boleto bancário para seus clientes:

Sensação de maior segurança na quitação

O boleto bancário é a opção preferida de muitos clientes porque é um documento impresso, material. Assim, oferece a possibilidade de ser transportado em mãos para realizar o processo de quitação por meios não digitais. Dessa forma, o boleto transmite segurança para clientes, que veem no mecanismo de pagamento uma forma mais autêntica de transação. Sobretudo nas compras feitas pela internet, alguns clientes se sentem mais seguros ao visualizar a autenticação mecânica no papel ou no cupom de quitação anexado à sua via do boleto do que receber uma mensagem automática de comprovação de pagamento.

Praticidade operacional e baixo custo

Além de simples, a instalação das rotinas e infraestrutura em seu negócio torna o recebimento por boleto bancário mais econômico. Desse modo não será, consequentemente, necessário repassar os custos aos clientes. Nesse cenário, seu time saberá lidar tranquilamente com o pagamento realizado por meio de uma plataforma de gerenciamento. Os processos financeiros e contábeis serão agilizados, sem que nenhum repasse de gastos se incorpore aos preços finais do seu produto.

Inoperância com cartão de débito ou crédito

Mesmo em tempos de informatização e automação dos processos, existem pessoas que não trabalham com cartões de crédito ou débito. Nesses casos, a opção por pagar por meio de boleto bancário é a alternativa mais indicada e segura. Seu estabelecimento pode perder vendas e clientes caso não ofereça diversas alternativas de pagamento. Além disso, há clientes que, mesmo possuindo cartão de crédito ou débito, ainda preferem usar o boleto como maneira de quitar suas compras.

Descontos atrativos no pagamento

As pessoas sabem que muitas empresas costumam ofertar descontos para os pagamentos realizados por boleto bancário, o que pode ser mais uma forma eficiente de atração. Como o pagamento no boleto é à vista, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer alguns descontos, que podem chegar a até 10% do valor cobrado. Isso porque as operadoras de cartão de crédito, por exemplo, normalmente cobram taxas de administração de até 6% do valor total obtido com cada. Além disso, o recebimento pode demorar em torno de 20 ou 30 dias para acontecer. Se o boleto bancário for quitado até sua data de vencimento, sua empresa vai receber o dinheiro mais rapidamente e, com isso, formar ou equilibrar o caixa.

Como oferecer pagamento com boleto bancário?

Veja como você pode oferecer a opção de pagamento com boleto bancário para seu cliente:

Pagamento Online

Sempre que você emite uma cobrança online pela plataforma ou por meio de uma das integrações, seu cliente automaticamente tem a possibilidade de pagamento com cartão de crédito e boleto bancário. Navegue na plataforma para conhecer as ferramentas.

Emissão Direta de Boletos

Você também pode optar por gerar o boleto bancário e enviar para seu cliente por e-mail ou fazer o download do documento para entrega manual. Neste editorial, você confere como é simples emitir um boleto com a Gerencianet.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe especialista em boletos!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...