Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Quais as vantagens de usar um intermediador de pagamentos?

Editor Gerencianet

09/05/2018

Vantagens Intermediador de Pagamentos

Um intermediador de pagamentos representa uma proteção a mais contra hackers mal intencionados ou quadrilhas especializadas na clonagem de dados de cartão de crédito pela Internet. Garantir a segurança no ambiente virtual é possível, desde que se conte com as ferramentas adequadas.

Como solução contra softwares maliciosos e outros riscos virtuais, o intermediador de pagamentos garante praticidade e segurança para você, empreendedor. Além disso, os benefícios para o consumidor também são perceptíveis.

Para entender melhor o assunto e conhecer as vantagens dessa poderosa ferramenta de controle, leia o post!

eBook grat

Como funciona um intermediador de pagamentos

Por ter funções parecidas, intermediadores são comumente confundidos com gateways de pagamento. Embora ambos tenham a mesma finalidade, têm diferenças na forma com que realizam suas operações e na configuração de suas funcionalidades.

Gateways são plataformas que exigem a inclusão de convênios bancários próprios para poder entrar em operação. Já os intermediadores são desenvolvidos como solução total, ou seja, eles vêm prontos para o uso.

O intermediador de pagamentos será o responsável por realizar a interface entre a empresa e as instituições financeiras. Basicamente, cabe ao intermediador coletar dados de clientes, repassá-los aos bancos e garantir que todos os envolvidos no processo de venda tenham a operação coberta.

As formas de pagamento, com os intermediadores, por serem mais robustos, também são mais variadas. Boletos e muitas bandeiras de cartões de crédito podem ser aceitas com esta solução online. Do ponto de vista dos vendedores, contar com mais opções de pagamento significa mais vendas.

Considerando a iminente entrada em vigor da obrigatoriedade do boleto registrado, este tipo de serviço torna-se ainda mais interessante, pois facilita muito a transição dos boletos sem registro para os boletos registrados.

Vantagens Intermediador de Pagamentos - Como funciona

Mais seguros para fazer compras

Vale ressaltar que um intermediador de pagamentos realiza análises antifraude tanto de quem está comprando como de quem está vendendo. Isso ajuda a proteger o comprador de cair em possíveis golpes em que ele paga e não recebe o produto.

Certificados de segurança e selos de qualidade garantem a segurança do sistema, contribuindo para que o consumidor se tranquilize sobre a necessidade de digitar números de cartão de crédito ou CPF, por exemplo. O ambiente virtual tem mais proteção, graças aos recursos online de segurança como firewalls avançados e sistema à prova de ameaças como trojans e worms, evitando problemas, como  a perda de dados.

Os intermediadores asseguram a coleta dos dados do comprador e dos cartões de crédito, analisando os riscos do processo de compra e venda. Assim, a segurança torna-se ainda maior em operações financeiras pela web.

Do lado do comprador, a segurança também aumenta, uma vez que chargebacks podem ser feitos com a garantia do próprio intermediador de pagamentos. Esse é o procedimento padrão, realizado quando o cliente ou mesmo a plataforma identifica fraudes como possível cartão clonado ou produto de roubo.

Outra vantagem percebida é a possibilidade de estorno caso a mercadoria comprada não seja entregue. Desta forma, caso o comprador não receba o produto, pode solicitar o dinheiro que pagou.

Vantagens Intermediador de Pagamentos - Segurança

Vantagens para os vendedores

Além das vantagens para o consumidor já citadas, a implantação dos intermediadores significa mais praticidade e rapidez na venda dos produtos online para o empreendedor.

Com os intermediadores, os vendedores também contam com a vantagem de poder oferecer mais possibilidades de pagamento e maior flexibilidade de parcelamento das compras, atraindo mais clientes. O fator burocracia também se torna muito menor, uma vez que a loja virtual não precisa firmar contrato com bancos e operadoras de cartão.

Outra vantagem é a de que os vendedores podem efetuar a retirada do pagamento à vista, mesmo se o cliente pagar parcelado. Além disso, o processo para integração com a plataforma do e-commerce ou sistema de gestão é bastante simples.

Também é importante considerar a eliminação dos terríveis processos burocráticos envolvendo instituições financeiras. Quando um cliente efetua uma compra, a plataforma online cuida automaticamente da análise de crédito e da conferência dos dados fornecidos.

A decisão sobre a viabilidade da compra é instantânea, ao contrário do que seria se não houvesse a intermediação de uma ferramenta desenvolvida com essa finalidade. Menos preocupações com burocracia e conciliações significa mais tempo livre para cuidar de áreas mais estratégicas do negócio, portanto, mais significativas para o crescimento da empresa como um todo.

Vantagens Intermediador de Pagamentos - Vendedor

A escalabilidade aumenta

Deve-se destacar, ainda, a escalabilidade que o intermediador gera para o negócio. Quando uma atividade é escalável, significa que ela pode manter sua capacidade de atender a demandas crescentes sem perda de qualidade.

Essa propriedade é imprescindível para empresas que buscam crescer. Afinal, se a demanda aumenta, é em função da boa reputação conquistada, que não pode ser comprometida com uma temível perda de qualidade.

Com o intermediador, a empresa torna-se escalável pela automação dos processos de pagamentos, que podem aumentar em volume, sem prejuízo das atividades. Ou seja, a demanda pode aumentar, que o intermediador de pagamento “segura a onda”. Esse aspecto deixa o empresário muito mais tranquilo para se dedicar a outros pontos que exijam sua atenção.

Essa é uma questão muito importante, principalmente para pequenas e médias empresas, que pensam em aumentar suas receitas mas têm dúvidas sobre os custos que isso gera. Afinal, como aumentar a lucratividade sem que os custos inerentes sejam impeditivos? Um intermediador é uma das formas de solucionar esse impasse.

Também é um ponto a se considerar quando, por exemplo, um MEI migra para outra categoria de empresa em função do aumento no faturamento. Nesse caso, será necessário variar nas formas de pagamento aceitas e com um intermediador, as dores do processo de transição são minimizadas.

Vantagens Intermediador de Pagamentos - Escalabilidade

Agora que você conhece as vantagens do intermediador de pagamentos, que tal contratar um agora mesmo para seu negócio? Faça contato com a Gerencianet, teremos prazer em conversar sobre soluções de pagamentos para a sua empresa!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...