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Quais as vantagens e desvantagens de vender no boleto?

Editor Gerencianet

17/04/2019

Vantagens vender no boleto

Quando você inicia um negócio de qualquer tipo, precisa agradar o seu cliente de todas as maneiras. O público virtual é muito exigente e também volúvel, podendo, sem grandes razões, simplesmente desistir da compra e partir para a concorrência. Além de oferecer bons produtos e serviços, bem divulgados em um website de fácil e agradável navegação, é essencial também oferecer o máximo de formas de pagamento que você puder. Dessa maneira, a opção de vender por boleto bancário não pode faltar. Ela é a escolha de muitas pessoas e apresenta várias vantagens. Quer saber quais são? Confira o artigo a seguir!

O que é o boleto bancário?

Um boleto bancário é um documento muito popular utilizado como instrumento de pagamento de um determinado produto ou serviço. No Brasil, a utilização de boletos bancários é muito comum, tanto por empresas virtuais como por empresas físicas. No mundo virtual, ela é, inclusive, a segunda alternativa mais usada.

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Quais as vantagens e desvantagens de vender no boleto?

Assim como acontece em outras formas de pagamento, vender no boleto tem as suas vantagens e desvantagens. Confira a seguir mais sobre elas!

Vantagens

Segurança

Um dos aspectos destacados por clientes que utilizam essa forma de pagamento é a segurança oferecida pelo boleto bancário. Isso se deve ao fato do processo ser feito fisicamente. Ele gera mais consistência para aqueles compradores que gostam de ter um comprovante material do pagamento efetuado.

Além disso, muitas pessoas ainda têm ressalvas quanto ao uso de cartões, especialmente em relação à clonagem. Na emissão de boleto, isso não acontece, principalmente após o processo de reformulação realizado pela Febraban.

Logo, como um vendedor inteligente, não se deve abrir mão de vender no boleto. Isso o ajudará a ampliar as possibilidades de comercialização, garantindo maior confiabilidade do público.

Descontos

Outra questão relevante é que as empresas costumam oferecer descontos de até 10% para quem efetua essa forma de pagamento. Isso acontece pois os custos praticados pelas outras formas restringem boa parte do lucro.

Algumas operadoras de cartão chegam a cobrar 6% do valor total por venda. Além disso, podem levar até 30 dias para repassar o lucro para sua empresa. Consequentemente, isso interfere no fluxo de caixa e pode diminuir o giro de capital da empresa.

Facilidade de pagamento

A partir do momento em que o boleto é gerado, o cliente pode escolher como pagará a fatura. Aliás, esse é o grande diferencial do boleto atual: poder ser quitado em diferentes estabelecimentos. Se antes ele precisava enfrentar longas filas, hoje isso nem sempre é necessário.

O pagamento pode ser feito em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e até em aplicativos de pagamento ou Internet Banking. Assim, o pagador tem maior comodidade. Ele nem precisa sair de casa se não quiser, já que é possível fazer tudo de forma online e rápida. Além de agregar valor à sua empresa, tal facilidade ajuda a manter a satisfação do cliente alta.

Melhor fluxo de caixa

Se você está precisando fazer caixa, os boletos serão bem mais seus amigos do que os cartões. A tarifa cobrada é geralmente um valor fixo e, se você contar com um serviço de intermediação de pagamento, a liberação do valor pode ser até imediata.

Também é uma maneira de atrair aqueles consumidores que não têm cartões de crédito próprios ou aqueles que têm medo de usá-los em ambientes virtuais, especialmente se sua loja for pouco conhecida.

Nas compras virtuais, por exemplo, o parcelamento não costuma ser permitido na modalidade boleto. Portanto, com a possibilidade de pagamento com boleto, você poderá estimular as compras à vista. Consequentemente, gerando uma maior capitalização do seu negócio.

Facilidade de emissão do boleto

Outro benefício que merece ser destacado é a facilidade de emissão de boletos. Se a empresa conta com um intermediador de pagamentos, o processo se torna ainda mais simples e eficaz, visto que a tarefa pode ser realizada de maneira automática. Além disso, a empresa só paga por aqueles boletos quitados pelos clientes e não é necessária a negociação com instituições bancárias.

Sem contar que a ferramenta é integrada e permite ter uma base de dados de compras, que ajudará a verificar inadimplentes, a taxa sobre cada venda, entre outros.

Diferencial para a empresa

Vender no boleto - diferenciais

Diante de todos os benefícios relatados, o ato de vender no boleto traz um importante diferencial para a empresa na hora de comercializar um produto ou serviço. Quanto mais opções de pagamento, melhor para o comprador, que poderá escolher a alternativa mais condizente com a sua realidade.

Tal questão configura-se como uma vantagem competitiva, pois muitas empresas ainda estão focadas somente no pagamento por meio de cartão de crédito.

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Desvantagens

Demora na operação

A desvantagem mais clara é que a confirmação do pagamento demora um pouco. Podem ser necessários até dois dias úteis para constar a operação.

Ou seja, isso pode atrasar o processo de entrega de produtos ou serviços, visto que, somente após um período, será possível saber se o boleto foi pago. Aliás, isso culmina na próxima desvantagem.

Desistência da compra

Para a loja, há o risco também de o cliente desistir da compra, pois nada impede que ele imprima e simplesmente não finalize a operação. E, nesse tempo, a loja terá que deixar reservado o produto para esse cliente até que o prazo do boleto expire.

Considerando que existem empresas com baixo estoque, algumas vendas podem ser perdidas. Porém, em alguns casos, os clientes poderão não voltar a fazer negócio devido à experiência da ausência de estoque, o que é um ponto negativo para a empresa.

Embora apresente algumas desvantagens, as empresas em geral não abrem mão de vender no boleto. Especialmente, se seu estoque é organizado, as vantagens oferecidas são mais do que suficientes para que você não descarte a oferta da forma de pagamento pelo boleto bancário.

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Muitos não conseguem pagar de outras formas, enquanto outros vão sempre preferir o boleto. Então, com um mercado competitivo como o de hoje, você não pode perder a oportunidade de vender no boleto. Aliás, tal opção traz mais liquidez para as finanças, o que vale a pena ser destacado.

Qual das vantagens chamou mais a sua atenção? Você já oferta a possibilidade de pagamento com boleto na sua empresa? Quer entender melhor sobre o assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Você receberá e-mails exclusivos sobre pagamentos, finanças e muito mais!

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Formas de Pagamento

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