Conta Efí Empresas

O que é Conta Digital PJ e quais as vantagens de ter uma?

Criado em 9 de out. de 2020

(Atualizado em 10 de jul. de 2023)

Imagine quanto tempo e dinheiro você pode poupar movimentando as finanças e emitindo as cobranças do seu negócio de forma descomplicada e a um clique de distância? Acredite, tudo isso é possível usando uma Conta Digital PJ!

Com o fenômeno da transformação digital, enfrentar filas de agências e lidar com a burocracia dos bancos tradicionais já não faz mais sentido para o empreendedor que busca conveniência e economia na gestão financeira do negócio. 

Então, se você é um empreendedor e ainda não possui uma Conta PJ totalmente digital, continue a leitura para conhecer. Aqui, vamos te contar um pouco mais sobre essa opção e quais as vantagens ela pode trazer ao seu negócio. Boa leitura!

O que é uma Conta Digital PJ?

Primeiro, vamos entender o que caracteriza uma pessoa como jurídica (PJ)?

Bom, de forma resumida, pessoas jurídicas (PJ) são entidades criadas com uma finalidade específica e registradas sob um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Nesta categoria, estão inclusos, por exemplo, os negócios que prestam serviços, administram, produzem ou comercializam produtos.

Ou seja, a Conta PJ é uma opção direcionada às necessidades de quem tem um negócio. Portanto, deve ser administrada por um representante legal da empresa.  

Mas, diferentemente das contas tradicionais, a Conta Digital PJ oferece um serviço baseado em tecnologia. Ela dá ao empreendedor a facilidade de emitir cobranças e gerenciar suas finanças de forma totalmente virtual. Além disso, as contas digitais para pessoa jurídica costumam ter tarifas mais competitivas e até mesmo isenção de algumas cobranças.

A Conta Digital PJ é uma modalidade dos Bancos Digitais e Fintechs: instituições focadas em serviços financeiros 100% online. 

Quem pode ter uma Conta Digital PJ?

A Conta Digital PJ é indicada para pequenos, médios e grandes empreendedores, geralmente, registrados sob um CNPJ — em alguns casos, é possível usar uma conta jurídica sendo empreendedor pessoa física —, que buscam economia e praticidade na gestão das finanças. 

Assim como a conta PJ tradicional, a conta digital oferece todos os serviços essenciais para quem tem um negócio, mas com uma grande vantagem: seu custo-benefício

Afinal, os bancos digitais se propõem a ser uma solução mais econômica e acessível para todos os usuários, inclusive os empreendedores.

A Conta Digital PJ é indicada para MEI’s? 

Dica da Efí: traçar um limite entre a conta pessoal e profissional pode ser um passo importante para profissionalizar um negócio. 

Então, se você é um Microempreendedor Individual (MEI), aposte em uma conta jurídica separada da sua conta pessoal. Assim, você terá mais controle sobre as entradas e saídas de dinheiro

Além disso, direcionar os pagamentos de clientes para a sua conta profissional ajuda a evitar que seu CPF seja associado a movimentações financeiras do seu CNPJ. Isso pode te proteger de possíveis dores de cabeça com a Receita Federal na hora de declarar o imposto de renda, por exemplo.

Tendo isso em vista, a opção de Conta Digital PJ pode ser a escolha perfeita para quem é MEI!

O que a Conta Digital PJ oferece de diferente da Conta Digital PF?

Ambas as contas digitais oferecem, por essência, soluções parecidas para os clientes: contas descomplicadas e com tarifas mais acessíveis. 

No geral, as contas digitais permitem guardar e movimentar o dinheiro, acompanhar o extrato financeiro, enviar e receber transferências bancárias, realizar saques (geralmente na Rede Banco24Horas), depositar dinheiro, pagar contas, dentre outras possibilidades.

Nesse sentido, a grande diferença entre elas está na forma como são validadas e na maneira como funcionam as movimentações financeiras. 

Na modalidade PJ, por exemplo, é comum encontrar funcionalidades específicas para o universo corporativo, como emissão de extrato OFX para contabilidade e emissão de boletos bancários. 

Quais as vantagens de abrir uma Conta Digital PJ?

Facilidade na abertura de conta

Abrir uma conta PJ em uma Fintech ou Banco Digital é muito mais simples e rápido do que em instituições tradicionais. Com o intuito de descomplicar a vida do empreendedor, toda a validação e aprovação de documentos é feita de forma remota. Assim, você pode ter uma conta disponível para uso gastando poucos minutos!

Sem burocracia e papelada

O desafio de cuidar de um negócio pode se tornar mais tranquilo se o empreendedor puder organizar suas finanças de maneira descomplicada, direto pelo celular. Com a conta PJ digital, tudo pode ser resolvido online e a qualquer momento, inclusive os atendimentos. 

Tarifas que cabem no bolso

Uma das maiores vantagens da Conta Digital PJ, se não a melhor, são as tarifas mais baratas. Geralmente, as contas digitais não possuem anuidade ou mensalidade. Além disso, oferecem valores abaixo do mercado para transferências e emissão de boletos.

Efí, a Conta Digital para negócios!

Já falamos bastante sobre a Conta Digital PJ, mas ainda não te contamos como ter uma, não é mesmo? Bom, é mais simples do que você imagina! 

A Efí, por exemplo, é uma conta digital focada em negócios. Preocupamos em oferecer as melhores soluções para quem é empreendedor. Veja só:

  • Emissão de boletos, carnês e links de pagamento — para receber via cartão de crédito — ilimitadas, com tarifas apenas pelo recebimento.
  • Transferências bancárias para qualquer instituição financeira, com total transparência sobre valores.
  • Transferências eletrônicas via Pix, gratuitas pelo app.
  • Transferências via TED para o mesmo titular da conta, com valores superiores a R$300, gratuitas pelo app ou plataforma web.
  • Cartão pré-pago sem anuidade, que funciona na modalidade crédito, para usar o saldo da sua Conta Efí.
  • Gerenciamento de cobranças e ferramentas únicas para reduzir a inadimplência dos clientes e manter as finanças sempre no azul.

Sem falar que você pode controlar sua Conta Digital não só pelo app no celular, mas também pela plataforma web. Isso dá mais autonomia para controlar a gestão financeira do seu negócio de onde e quando você quiser.

Para abrir a sua conta, basta fazer o download do nosso aplicativo, disponível para Android e iOS e seguir as orientações que serão indicadas no app. A abertura de conta é totalmente gratuita! 

Saiba mais: 13 motivos para baixar o aplicativo da Efí e impulsionar seu negócio

Por fim, assista o nosso passo a passo de abertura de conta para entender melhor: 

Viu como é fácil? Em caso de dúvidas, acesse a nossa central de ajuda. Lá respondemos as perguntas mais frequentes sobre o uso da ferramenta. Até a próxima!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.