Abrir conta digital grátis Carregando

Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Gerencianet

Publicado em 12 de agosto de 2021 (atualizado em 16 de setembro de 2021)

Já pensou que bom seria se o pagamento por boleto caísse na conta tão rápido quanto o Pix? A Gerencianet não só pensou, como criou o Bolix, que são boletos com código de barras + QR Code Pix. O boleto com Pix une toda praticidade do boleto e a agilidade do Pix em uma única cobrança. 

Basta um clique para ativar a função Bolix na conta. Essa é uma forma de oferecer aos clientes uma opção de pagamento mais moderna, sem precisar fazer qualquer integração ou pagar tarifas a mais pela versão híbrida.

Quer saber mais vantagens do boleto com Pix e aprender como emitir na conta Gerencianet? Continue a leitura! 

O que é boleto com Pix — Bolix?

Provavelmente, você já sacou a referência do nome, não é? Bolix foi a marca escolhida por nós, porque boleto e Pix (assim, juntinhos) é a combinação perfeita.

Logomarca: Bolix

Sabe aquela história de ficar segurando o produto no estoque para aguardar o prazo de 1 a 3 dias úteis de confirmação do pagamento? Isso pode ser facilmente resolvido usando o boleto com Pix. 

O Bolix possui dois códigos: o código de barras que você já está acostumado e o QR Code Pix. Assim, o seu cliente é quem escolhe como vai te pagar.

Os pagamentos efetuados por QR Code Pix são confirmados na hora e podem ser feitos em qualquer horário e dia da semana, como já prevê o novo arranjo. Pelo código de barras, a confirmação continua acontecendo no prazo de até 1 dia útil. 

Receba Pix de forma fácil no seu negócio

O Bolix é uma forma de entregar a você, empreendedor, os benefícios do Pix sem te demandar qualquer esforço técnico. Basta ativar e continuar gerando o mesmo boleto ou carnê, seja via plataforma web, app ou API.

O boleto com Pix é indicado tanto para lojas físicas quanto para o comércio eletrônico. Ao habilitar o Bolix, todos os nossos serviços que emitem boletos — isto é, Assinaturas, Links de Pagamento e Marketplace — passam a vir com o QR Code Pix também. Prático como deve ser!

Boleto com Pix e boleto convencional: o que muda?

Visualmente, a principal diferença do Bolix em relação ao boleto convencional é a presença do QR Code Pix. Por trás da cobrança, outros detalhes também mudam ao ativar esse recurso. Por exemplo:

Diferente do boleto convencional, que limita os dias e horários de pagamento, o Bolix pode ser pago pelo cliente após o horário comercial e nos fins de semana. Além disso, você recebe o dinheiro na conta em segundos se o boleto for quitado pelo QR Code Pix.

Exemplo de boleto com Pix da Gerencianet

Para que você entenda, com facilidade, quais são as principais diferenças e semelhanças entre as duas opções, veja o quadro abaixo:

Bolix — boleto com PixBoleto convencional
Disponibilização do saldoImediato1 dia útil
Recebimento24 horas por dia e 7 dias por semanaEm horários e dias comerciais
Personalização da cobrançaPossibilidade de configurar juros, multas e descontosPossibilidade de configurar juros, multas e descontos

10 vantagens do Bolix — o boleto com Pix da Gerencianet

Para lojistas, prestadores de serviços e demais empreendedores, o Bolix significa mais velocidade para receber pagamentos. Para o cliente, disponibilidade de pagar as contas no dia e no horário que preferir. Veja mais 10 vantagens do boleto com Pix:

1. Duas opções de pagamento para o seu cliente

Bolix é versatilidade. Se você se preocupa com a experiência do seu cliente, certamente vai gostar da ideia. Afinal, o comprador é quem escolhe como vai te pagar: via código de barras ou QR Code Pix. 

Lembrando que o Pix já é o segundo meio de pagamento preferido pelos brasileiros na hora de transferir dinheiro. Então, nada mais justo do que oferecer essa opção ao seu cliente, não é?

Veja também: Pix  no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online

Manual do Pix para Negócios

2. Recebimento 24/7

Diferente do código de barras, que só aceita pagamentos em horário e dia comercial, o QR Code Pix possibilita receber nos 365 dias do ano, mesmo durante a madrugada ou no fim de semana, por exemplo. 

Saiba mais: Como receber pelo Pix? 4 maneiras + 3 dicas para usar em seu estabelecimento

3. Compensação em tempo real

Você já deve saber que demora um pouquinho para um pagamento de boleto convencional ser liquidado e disponibilizado na conta do recebedor, não é? 

Contudo, se o seu cliente quitar a cobrança via QR Code Pix, você receberá o valor na conta em questão de segundos. Ou seja, a liberação do pagamento acontece no mesmo instante. 

4. Melhor controle do fluxo de caixa

Ao receber por QR Code Pix, o dinheiro pago pelo cliente cai na sua conta mais rápido do que em vendas feitas por cartão de crédito ou boleto convencional. 

Isso gera ótimos efeitos na sua gestão financeira, diminuindo a necessidade de antecipação de recebíveis, por exemplo.

5. Melhor gestão de estoque e logística

Além disso, o Bolix pode te ajudar a melhorar a gestão de estoque. Como já comentamos, nos pagamentos feitos por QR Code Pix você recebe o dinheiro na hora. 

Ou seja, você pode despachar o produto e liberar o estoque rapidinho — sem esperar aqueles clássicos x dias úteis. Isso minimiza os prejuízos pelo tempo de reserva do produto.

6. Aumenta a taxa de conversão

O Bolix é o famoso dois em um: duas formas de pagamento em uma única cobrança. 

Diversificar as formas de pagamento é uma maneira de aumentar as chances de concluir a venda e evitar que o cliente abandone o carrinho no e-commerce ou simplesmente vá embora da loja física por não encontrar a forma de pagamento adequada.

7. Personalização da cobrança

O Bolix, bem como o boleto tradicional, é uma cobrança com vencimento. Portanto, permite configurar uma série de informações, como juros e multa, em caso de pagamento atrasado, e até mesmo descontos. 

8. Sem necessidade de integração

Para emitir boleto com Pix na Gerencianet, não é necessário fazer integrações. Além disso, quem já utiliza nossas APIs não precisa se preocupar em alterar os códigos. Ao ativar o Bolix, você automaticamente habilita o QR Code Pix em todos os nossos serviços que emitem boletos. 

9. Sem alteração no valor da tarifa

Isso mesmo! A tarifa do boleto com Pix é a mesma do boleto tradicional. Isso significa que você pode modernizar sua cobrança sem aumentar as despesas do seu negócio. 

Lembrando que só cobramos tarifas pelos recebimentos. Portanto, você só paga a Gerencianet se o seu cliente pagar você! 

10. Sem pagamentos duplicados

Criamos o Bolix para ser um produto seguro, inteligente e eficiente. Portanto, quando um cliente escolhe um dos códigos (de barras ou QR Code) para te pagar, o outro é automaticamente cancelado. Assim, evitamos pagamentos duplicados!  

Como gerar boleto com Pix na Gerencianet

Gerar Bolix na Gerencianet é fácil, fácil. Quer ver?

Se você ainda não tem uma Conta Digital para negócios, abra a sua gratuitamente. Se preferir, entre em contato com o nosso time de especialistas. 

Depois, é só acessar a plataforma web e seguir o passo a passo: 

  1. Acesse sua Conta Digital na plataforma web.
  2. Clique no menu Cobranças > Configurações > Boletos Bancários e Carnês.
  3. Por fim, habilite a função “Bolix”

Pronto! Todos os seus boletos terão código de barras e QR Code Pix. 

Agora, é só gerar suas cobranças normalmente. Se você ainda tem dúvidas sobre a emissão, assista ao vídeo abaixo!

#EnsineSeuCliente: como pagar boleto com Pix 

Pronto! Você já ativou o boleto com Pix na sua conta e emitiu a cobrança para o seu cliente, certo? 

Agora, é importante orientá-lo em caso de dúvidas. Afinal, trata-se de uma novidade!

Além do mais, o pagamento do boleto via Pix deve ser feito pelo smartphone — diferente do código de barras, que pode ser pago em bancos e lotéricas.

Mas não tem segredo. Caso ele escolha pagar pelo QR Code Pix, será necessário:

  • acessar o aplicativo do banco ou conta digital em que possui conta — e que ofereça Pix;
  • clicar no menu Pix e, em seguida, procurar a opção para pagar com Pix;
  • nesta etapa, o seu cliente deverá apontar a câmera do smartphone e ler o QR Code presente no boleto;
  • por fim, é só conferir as informações da cobrança e confirmar a operação. 
Exemplo de pagamento de boleto com Pix

Viu como é simples? Conte ao seu cliente as vantagens de pagar boleto com Pix e mostre que essa opção é totalmente confiável. Para isso, recomende a leitura deste conteúdo: Pix é seguro? Entenda quais são os seus mecanismos de segurança.

Bons negócios e até mais! 🧡

Categoria

Boletos e Carnês

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK