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3 maneiras de usar melhor o Facebook a favor do seu e-commerce

Publicado em 22 de outubro de 2014 (atualizado em 04 de fevereiro de 2019)
boas práticas no facebook

As redes sociais mudaram bastante a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e empresas. Na maior parte das vezes, o Facebook é usado pelas organizações como um estimulador de compras, um meio para divulgar produtos, promoções e sorteios. Pelo e-commerce ser uma realidade de exclusiva existência no ambiente virtual, as relações criadas a partir do uso dessas plataformas de convívio têm um peso ainda maior.

Quer saber como usar essa poderosíssima ferramenta para ajudar a alavancar seu negócio? Então confira já 3 formas de usar o Facebook a favor do e-commerce:

Aproveite os depoimentos positivos

As pessoas emitem livremente opiniões a respeito dos produtos, serviços e do atendimento recebido até mesmo nos momentos pós-venda. Portanto, essas são informações com um significativo valor para quem está em dúvida sobre o produto ou serviço. Também pode ajudar quem está inseguro sobre realizar uma compra no ambiente virtual. O que outras pessoas dizem importa muito para o potencial consumidor.

O Facebook representa um canal de comunicação sempre à disposição dos consumidores. Interligue seu negócio a mais essa hipótese de comunicação, trazendo uma nova perspectiva de avaliação para seu público. E não se esqueça de usar em sua loja os comentários positivos lá deixados! Um elogio, um agradecimento ou qualquer outra expressão voluntariamente amigável pode ter um impacto decisivo! Esse tipo de comentário pode ser o impulso que faltava para que o cliente decida definitivamente pela efetivação da compra.

Contorne os comentários negativos

O ambiente virtual é muito propício para ocultar condutas, simular comportamentos e ser evasivo. Fuja disso! Ler, agradecer e responder é marcar presença. Seja receptivo aos elogios, mas também aos comentários negativo. Tente ao máximo propor as melhores soluções possíveis para os detratores. Essa abertura é uma forma de demonstrar que você está ali, acessível, e que aquele canal de comunicação está sempre disponível.

Comentário negativo no Facebook não é o fim do mundo. Com algum empenho, é possível ver quais questões estão por trás da reclamação. Pedir desculpas sempre que for o caso e propor alternativas para solucionar o problema são posturas que trazem bons resultados. Além de representarem chances de crescimento, conquistando o apreço de outros consumidores. Ser presente e solícito vai mostrar uma dimensão mais humana e acolhedora da sua loja ao consumidor.

Um feedback negativo pode orientá-lo sobre eventuais falhas e sobre o que precisa ser melhorado. É também uma forma de avaliar a qualidade do produto ou do serviço que está oferecendo. Então valorize também esse tipo de retorno, veja o lado bom da crítica!

Valorize quem o acompanha no Facebook

Uma boa maneira de fidelizar clientes é preparar promoções com condições exclusivas para quem acompanha sua página. Dessa forma, você valoriza os consumidores dispostos a interagir, estreitando assim as relação. Assim, você ainda chama a atenção de outros clientes para os benefícios de um acompanhamento mais íntimo.

Pesquise os melhores horários para divulgar informações e compartilhar conteúdo no Facebook. Levando em consideração seu segmento de público e a interação em sua página, você pode alcançar resultados bem mais proveitosos.

Propor benefícios para quem o acompanha pelas redes sociais vai trazer mais vitalidade à sua marca, mais visitas à sua loja e tornar sua plataforma de e-commerce mais conhecida. E, como consequência disso, trará mais credibilidade ao seu negócio.

Criar uma página e depois deixá-la abandonada é um desperdício de oportunidade. Ainda mais nos dias de hoje, quando os consumidores usam e abusam dos mais variados canais de comunicação e contribuem significativamente para que se descubra mais facilmente o que transforma e movimenta o processo de consumo.

Então, agora que já sabe como fazer para efetivamente ouvir e ser ouvido no mundo virtual, comente nas nossas redes sociais: como tem sido sua estratégia de comunicação no Facebook? Como você lida com os eventuais comentários negativos postados em seu perfil? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

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