Abra sua conta grátis Carregando

6 dicas para turbinar seu cross-selling

Publicado em 06 de março de 2015 (atualizado em 17 de abril de 2019)
Dicas para turbinar o cross-selling

Você sabia que os resultados obtidos por meio do cross-selling são os que mais turbinam um e-commerce? As mais bem-sucedidas lojas virtuais sabem trabalhar a fidelização de seu público por meio de combinações certeiras de produtos, que satisfazem os clientes e aumentam a rentabilidade do negócio.

Quer saber como aumentar o aproveitamento das suas estratégias de cross-selling, utilizando melhor esse recurso para aumentar o valor do ticket médio em seu e-commerce? Então confira algumas dicas simples para desenvolver uma estrutura focada em resultados para um cross-selling eficiente. Vamos lá?

Faça pacotes de produtos

Você pode facilitar muito a vida de um consumidor se já juntar todas as mercadorias relacionadas em um só pacote. Assim, você não espera que ele adicione cada produto separadamente ao seu carrinho, aumentando o processo. O segredo aqui é tornar tudo o mais simples possível! Quanto menos cliques forem necessários e mais fácil for o acesso aos produtos, mais rápido o cliente fechará a compra!

Combine o cross-selling com promoções

Que tal oferecer frete grátis para quem comprar dois produtos relacionados? Ou então dar descontos especiais no preço total do conjunto? Ou quem sabe até mesmo enviar um brinde? Esse tipo de ação pode ser o incentivo determinante para que o cliente resolva fechar logo o pedido.

Proponha sugestões amigáveis

Evite verbos no imperativo, dizendo, em vez de diretos “veja também” ou “compre”, “você também pode gostar” ou simplesmente “produtos relacionados”, formulações muito mais convidativas. Assim como em um atendimento fora do meio virtual, muitas pessoas se sentem incomodadas ao serem explicitamente induzidas a realizar uma ou outra ação. Portanto, mantenha o foco, mas seja o mais sutil e agradável possível.

Pense sempre no preço

Não sugira produtos complementares para cross-selling que extrapolem o preço do primeiro produto ou que praticamente dobrem o custo final da compra. Isso assustará os clientes, desestimulando-os a fecharem o negócio em vez de garantir um melhor rendimento na venda.

Ofereça os produtos certos

Em vez de tentar empurrar para o consumidor produtos que estão parados no estoque, ofereça mercadorias que realmente têm relação com a compra feita. Se o cliente está comprando tênis para exercícios físicos, por exemplo, coloque nas sugestões um relógio para cronometrar corridas ou até pares de meias esportivas. Já se ele está comprando um computador, mostre a possibilidade de adquirir imediatamente o pacote Office completo ou um HD externo. Sugerir os produtos certos potencializa a chance de cross-selling. Além da possibilidade de aproveitar melhor o espaço da sua página e, assim, aumentar seu rendimento total.

Facilite os processos e o pagamento

Muitos carrinhos são abandonados pelos clientes quando eles encontram barreiras para efetuar o pagamento dos produtos. Porém, por outro lado, se o processo for fácil e fluido, a possibilidade de aproveitarem para levar mais produtos aumenta. Portanto, valorize e conte com uma plataforma que facilite ao máximo a vida do seu consumidor!

Aqui no blog, já publicamos outros artigos com dicas que também ajudam na fidelização do cliente e, consequentemente, no aumento das vendas, como um bom atendimento, investimento no serviço de assinaturas, relacionamento pós venda, entre outros. Não deixe de conferir e acompanhar!

Agora comente nas nossas redes sociais e nos conte como você tem trabalhado o cross-selling em sua loja! Os resultados têm sido satisfatórios? Que estratégias tem utilizado? Possui outras dicas para melhorar ainda mais o rendimento? Compartilhe conosco suas experiências Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

E-commerce

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.