Quando vale a pena investir em um negócio de transporte escolar? | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Quando vale a pena investir em um negócio de transporte escolar?

Editor Gerencianet

05/09/2019

Transporte Escolar

Quantas escolas existem no seu bairro? Você vê movimentação de estudantes na sua região? Há creches, cursos de idiomas e outros tipos de escolas por perto? Se as respostas forem positivas, você já pensou em investir em um negócio de transporte escolar?

Apesar da alta demanda, é preciso avaliar diferentes fatores antes de tomar uma decisão. Para começar, o exercício da atividade requer o cumprimento de uma série de normativas. Além disso, existem exigências legais para que os veículos transitem e normas específicas que os condutores precisam cumprir. Somente após o cumprimento dos requisitos é possível se tornar um motorista de transportes escolares.

Mas, o que é preciso para investir nesse tipo de negócio? Será que você encararia esse desafio? Para você entender melhor sobre o assunto, listamos o que é preciso saber antes de iniciar o negócio. Além disso, falamos quais são os requisitos necessários para colocar o plano em prática. Então confira abaixo!

Entenda se você gosta da atividade

Ame o que você faz

Para começar, é muito importante ter simpatia por crianças e adolescentes para querer investir no negócio. Lembre-se de que, por mais que os contratantes sejam os responsáveis por eles, o dia a dia será marcado pelas relações que serão cultivadas com os estudantes. E, de vez em quando, eles poderão causar conflitos por falta de disciplina, por exemplo.

Caso não se sinta confortável diante de situações como brigas e comportamentos infantis, talvez seja melhor reavaliar a atividade. Pode-se pensar, também, no que é necessário para exercê-la. Neste caso, uma opção pode estar apenas no transporte para faculdades.

Paciência, liderança e firmeza são características essenciais que um motorista de transporte precisa ter e praticar todos os dias em seu trabalho.

Todos os dias, os pais e responsáveis pelas crianças questionarão a qualidade do serviço aos seus filhos. Os contratantes irão avaliar o tratamento que os filhos recebem por meio do feedback das próprias crianças e adolescentes. É claro que se eles não estiverem satisfeitos ou fizerem reclamações, a confiabilidade no serviço será diminuída.

Estude o mercado e a concorrência na região

Mercado transporte escolar

Uma dica importante para a abertura de qualquer tipo de negócio é estudar o mercado e a região onde se pretende trabalhar. Portanto, esse é o primeiro passo a ser tomado. Conhecendo a concorrência e o que ela oferece, será possível criar estratégias e um tipo de serviço diferenciado. Afinal, o objetivo é se tornar referência no mercado. Por isso,

  • consulte preços;
  • verifique faixas de horários de trabalho;
  • estude a quantidade de alunos transportados por dia;
  • veja a oferta de algum tipo de atendimento personalizado;
  • saiba como é feito o contrato e quais as formas de pagamento mais utilizadas. 

Além disso, é primordial analisar se há demanda para o serviço. Assim, será possível traçar um plano de negócios baseado em informações reais e com melhorias para atrair a clientela.

Nas escolas regulares, há dois turnos de trabalho para que a atividade seja exercida: de manhã e também à tarde. Isso significa que quem se dedica a oferecer esse tipo de serviço conta com flexibilidade de horários. Logo, é possível conciliar trabalhos paralelos enquanto não há demanda pelo transporte. 

As demandas noturnas também não devem ficar fora da sua análise. Com um grande número de pessoas cursando a faculdade em outra cidade, este nicho tem se mostrado promissor.

Então, mesmo o transporte escolar não sendo o seu principal trabalho, a atividade pode ser considerada um complemento de renda. No entanto, quem pretende se dedicar 100% à atividade, este é um nicho oportuno para empreender e criar um negócio rentável.

Se planeje antes de iniciar

Definido que esse é um bom investimento para você, o próximo passo é o planejamento. Assim, é possível abrir o seu negócio e, posteriormente, até mesmo expandi-lo. 

Nesse sentido, a sazonalidade do negócio precisa ser levada em consideração. Isso porque esse serviço é realizado em um determinado período durante o ano. Portanto, é preciso precificar o serviço considerando que, nos meses de férias, provavelmente sua empresa estará inativa ou terá menos demanda.

Uma outra questão está ligada ao planejamento do itinerário que será percorrido diariamente. Essa pode ser uma exigência de muitos pais antes de contratarem o serviço. 

Mantenha o compromisso e responsabilidade

Transportar os filhos de outras pessoas é uma atividade que exige muita responsabilidade e comprometimento. Afinal, enquanto as crianças estiverem dentro do seu veículo, a responsabilidade é totalmente sua. Além disso, é preciso manter os passageiros em segurança, tanto no trajeto quanto nos momentos de embarque e desembarque.

Ter um ou dois auxiliares para cuidar das crianças durante o trajeto é uma ótima maneira de mostrar que você está investindo na segurança dos filhos dos seus clientes. Com isso, a contratação de monitores é um investimento que pode resultar em maior credibilidade ao negócio. Além disso, poderá trazer mais confiança aos olhos dos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes.

Custos e investimentos do negócio

É claro que todo empreendimento requer investimentos iniciais. E, nesse caso, o valor pode mudar de acordo com o tipo de veículo. Variáveis como o estado do veículo – se ele é novo ou usado – precisam ser contabilizadas na hora de realizar o planejamento financeiro. 

Entretanto, essa quantia pode ser diluída ao longo do tempo e o retorno costuma voltar em entre seis meses e um ano de atividade. Portanto, esse é um período normal quando se investe em um negócio próprio.

Além do veículo, da equipe e de motorista, é preciso pensar nos custos com estacionamento e na manutenção periódica do veículo. A manutenção deve considerar não só a parte estrutural (mecânica, elétrica, etc), mas também a limpeza interna.

O empreendedor deve providenciar ainda a instalação de câmeras de segurança no interior do veículo. Essa medida foi aprovada recentemente pelo Senado Federal. 

Outros custos podem estar ligados à:

  • instalação de alarmes no veículo e/ou garagem;
  • contratação de seguro para equipamentos e suprimentos;
  • adaptações periódicas no veículo, como pintura e adesivamento;
  • uniforme para identificação da equipe junto às escolas e professores;
  • divulgação do negócio por meios impressos e/ou digitais.

Manual Financeiro para Empreendedores

Condições mínimas de segurança

Uma outra questão é que, tanto os veículos quanto os condutores devem seguir à risca uma série de regulações para o exercício do trabalho. Do contrário, diversas penalizações, de acordo com as leis municipais e código de trânsito, poderão ser aplicadas ao responsável. 

Portanto, o cuidado com a segurança é primordial para o sucesso de sua empresa. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu as condições mínimas de segurança para o transporte de crianças.

Para começar, a resolução determina que crianças menores de dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros. Elas devem utilizar, individualmente, cinto de segurança. Com isso, o CONTRAN preza pela redução de risco em caso de colisão ou desaceleração do veículo.

A legislação federal não exige o uso de cadeirinhas nos veículos de transporte escolar. Porém, todas as crianças devem ser transportadas sentadas e com cinto de segurança afivelado.

Além disso, todas as janelas precisam contar com travas de segurança para que a janela seja aberta por no máximo 10 centímetros. Essa trava é obrigatória para a segurança dos passageiros.

Vistorias a cada semestre

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aponta que os veículos de transporte escolar devem circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Este órgão é o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que realiza fiscalizações a cada seis meses.

Uma vez autorizado a circular, o órgão fornece um adesivo de licença para trafegar, que deve ser colocado no pára-brisa do veículo. Esse mesmo adesivo deve conter o nome do motorista, o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o número permitido de passageiros para o embarque.

Durante as vistorias, o órgão verifica os itens relacionados à segurança, conforto e aparência do veículo.

Ao todo, cerca de 50 itens são verificados pelo DENATRAN e instituições técnicas licenciadas.

Exigências legais para o transporte escolar

Entre as muitas normas e exigências para trabalhar com transporte escolar, destacamos as principais. Nesse sentido, veículos e condutores precisam estar alinhados às exigências dos órgãos reguladores. 

Principais normas para os condutores

  • Ser maior de 21 anos;
  • ter habilitação categoria D;
  • estar em dia com o exame toxicológico;
  • ter sido aprovado no curso específico para o trabalho;
  • não ter cometido multa gravíssima nos últimos 12 meses.

Principais exigências para os veículos de transporte escolar

  • Exibir a inscrição “ESCOLAR” nas laterais e traseira, conforme dimensões especificadas;
  • manter as vistorias em dia para a verificação dos itens obrigatórios;
  • ter autorização para atuar como empresa de transporte escolar;
  • ter registro junto ao Detran para o exercício da atividade;
  • dispor de cintos de segurança em cada assento;
  • respeitar o limite de passageiros do veículo.

Destacamos ainda que podem haver leis municipais e estaduais específicas para a sua área. Então, é bom pesquisar sobre as leis regionais para estar ciente sobre elas. Lembre-se também de que o principal para o seu negócio é oferecer conforto e segurança a todos os passageiros. Por isso, estar em conformidade com as leis é o primeiro passo.

Diferencie-se no mercado e saia na frente!

Além de oferecer um transporte com segurança e com o cumprimento de horários, o que mais se espera desse serviço? Para conquistar cada vez mais clientes, você precisa se diferenciar da concorrência a partir de alguns pontos específicos. Veja a seguir.

Foco no atendimento do transporte escolar

Foco no atendimento

Aprimore seu relacionamento interpessoal. Assim, será possível lidar com situações difíceis da rotina, tanto com as crianças, como com os pais e a escola.

faça diferentes rotas com seu transporte escolar

Diferentes rotas

Lembre-se de que quanto mais serviços especializados você oferecer, maior será seu rendimento no final do mês. Por isso, teste rotas alternativas para atender às mais diferentes necessidades dos clientes e veja os resultados positivos no seu faturamento.

rede de contatos do transporte escolar

Rede de contatos

Já pensou em construir parcerias com as escolas para que elas indiquem seus serviços aos pais? Imaginou como isso pode alavancar seus negócios? Uma boa rede de contatos pode proporcionar a expansão de uma forma eficiente. E, muitas vezes, esse tipo de rede pode ocorrer sem nenhum tipo de custo.

facilite o pagamento

Facilite o pagamento

Um dos maiores problemas que pode comprometer qualquer tipo de negócio, definitivamente, é a inadimplência. Para combater essa variável, ofereça alternativas viáveis para que os seus clientes possam fazer os pagamentos mensais. Adote meios de pagamento diversos, como boletos, carnês ou mesmo cartões de crédito.

A cobrança por diferentes meios pode ser organizada por uma empresa intermediadora de pagamentos. Com apenas uma solução, será possível administrar de forma eficiente todos os recebimentos, sem dores de cabeça ou complicações. Além disso, é possível oferecer uma variedade de formas de pagamentos.

Como Utilizar o Boleto para Pagamentos Recorrentes
E aí, o que achou das dicas que preparamos? Se você gostou deste conteúdo sobre negócio de transporte escolar, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais. Assim, você poderá transmitir informações valiosas entre os seus contatos ou, quem sabe, inspirar novos empreendedores! Até a próxima!

Categoria

Profissões do Mês

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...