Descobrindo o poder da Transformação Digital | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Descobrindo o poder da Transformação Digital

Convidado Especial

01/04/2019

Descobrindo o poder da transformação digital

Podemos entender a Transformação Digital como a simples mudança do analógico para o digital, como uma complexa alteração da sociedade ou um fenômeno econômico que foi desenhado ao longo da história. Mas independentemente do nível de profundidade com o qual abordamos o tema, o fato é que seremos todos afetados pelas inovações que estão ganhando o mundo e pelas que surgirão brevemente.

Diante dessa realidade e do grau de incerteza que a acompanha, as pessoas reagem das mais diversas formas, seja com receio, entusiasmo ou ceticismo. No entanto, as que vão aproveitar de fato as oportunidades que acompanham a mudança serão as que buscarem conhecimento, refletirem e entenderem o contexto do processo.

Então, comece você também essa jornada como um sujeito ativo e reflita conosco sobre o assunto. Continue a leitura e tenha uma boa jornada de imersão no seu futuro!

O que é, afinal, a Transformação Digital?

Quatro pessoas olhando para o celular

A Transformação Digital costuma ser definida de diferentes perspectivas e pode ser abordada sobre aspectos distintos de sua influência nas nossas vidas, especialmente se você buscar um entendimento mais completo sobre o tema.

Leia mais: O que é a Transformação Digital?

No entanto, podemos defini-la de forma genérica como um processo de mudança no qual construímos uma sociedade digital. Desse ponto de vista, as redes sociais são a versão digital das interações pessoais; os mecanismos de pesquisa, as nossas bibliotecas virtuais sobre o conhecimento humano; e os ambientes de e-commerce são a versão digitalizada das lojas físicas.

Inicialmente, percebemos essa transformação ocorrer de forma independente, mas agora é possível notar um movimento claro de integração entre os ambientes físicos e digitais, sistemas e processos. Novas tecnologias de levantamento e processamento de dados, de meios de pagamento e de interação estão permitindo a criação de ambientes cada vez mais realistas, humanizados e integrados.

Além disso, para que você possa tirar o máximo proveito desse processo, é determinante entender que, essencialmente, a Transformação Digital é sobre a forma como usamos dados — as novas tecnologias são ferramentas que usamos para trabalhar com eles.

Armazenamento na nuvem, sistemas de pagamento, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, internet das coisas e outras tecnologias inovadoras são soluções aplicadas no mercado com base em dados sobre comportamento, problemas e necessidades. É por isso que essas inovações têm tanto impacto nas nossas vidas.

Como ela impacta o mercado?

Pessoas conversando numa mesa

Feita essa definição prévia, vamos agora refletir sobre o impacto da Transformação Digital, mas com um foco mais voltado para o mercado. Desse ponto de vista, é fácil notar que a forma como os negócios são feitos está mudando e, em alguns casos, criando classes inteiramente novas de empresas.

Elas estão revendo tudo o que fazem, dos sistemas internos às interações com os clientes e os modelos de negócios, tanto online quanto offline. Os líderes dessas organizações pioneiras se perguntam sobre coisas como:

  • Podemos mudar nossos processos para facilitar a tomada de decisões e a eficiência operacional?
  • Isso melhora a experiência do cliente? De forma personalizada?
  • Quais são as tecnologias que precisamos adotar imediatamente?
  • Quais os recursos que precisamos disponibilizar para transformar nosso negócio? Quanto precisamos e podemos investir?
  • A equipe está preparada?

Ou seja, agora que estamos firmemente desafiados a nos adaptar à era digital, as empresas estão criando formas inteligentes, eficazes e disruptivas de alavancar a tecnologia, mas ao fazer isso, estão se dando conta de que, no final, o processo é muito mais sobre pessoas do que sobre coisas, ferramentas ou tecnologias.

Para que as inovações ocorram e sejam amplamente escaladas no mercado, elas precisam atender a necessidades, anseios e expectativas das pessoas. São as nossas vidas que serão transformadas e seremos nós a fazer isso.

Do mesmo modo que usamos lanças para aumentar nossa capacidade de sobrevivência diante de predadores, agora dispomos de inteligência artificial para produzirmos mais e melhor. É uma comparação grotesca, mas a força física precisava ser ampliada quando era importante e agora o mesmo acontece com a inteligência e, principalmente, com o processamento de informação.

Se antes não era possível lutar com um leão utilizando apenas as mãos com uma boa chance de sobrevivência, agora é impossível processar a quantidade de dados do Big Data com rapidez e precisão de uma máquina.

Qual o papel da tecnologia nesse processo?

Pessoas trabalhando numa mesa com computadores

Porém, quando mencionamos que as tecnologias são apenas ferramentas, não é com a intenção de diminuir a importância que elas têm. Afinal, como podemos deduzir a partir dos últimos parágrafos, elas fazem parte da estrutura necessária para viabilizar a digitalização.

Por exemplo, de que adianta oferecer a possibilidade de compra por meio de seu site e, ao final do processo, solicitar um depósito bancário? Ou mesmo trabalhar com um sistema de checkout que não seja transparente e com poucas opções em formas de pagamento? Isso sem contar os casos nos quais a gestão e o controle dos pagamentos são pouco automatizadas.

Ainda que existam tecnologias empolgantes como a realidade virtual, a base da Transformação Digital é formada por tecnologias que estruturam a operação no mundo virtual. Especialmente, porque esse é um negócio de escala, ou seja, uma quantidade exponencial de dados precisa ser processada, analisada e aproveitada em tempo real.

Até mesmo de uma pequena sala em uma região remota é possível vender para o mundo todo, mas desde que seja possível otimizar os processos com o uso das tecnologias certas. De outro modo, seria necessário um exército de colaboradores para atender todas as demandas de uma operação de grande escala, inviabilizando o negócio.

A boa notícia é que a evolução dos algoritmos e da inteligência artificial se alia a um universo de informação, de forma a permitir interações cada vez mais humanizadas, personalizadas e ágeis. Esse é o principal papel da tecnologia: estruturar o negócio para viabilizar a transformação.

Quais são os primeiros passos para iniciar uma jornada de Transformação Digital?

Mulher com um tablet nas mãos

Se existe uma afirmação que podemos fazer sem nenhum receio de errar é a de que a mudança começa nas lideranças. O processo depende de uma nova cultura organizacional e, em razão disso, não vai ocorrer por iniciativa de algo como um departamento de Transformação Digital isolado e sem autonomia de decisão.

A inovação precisa de recursos, investimentos e da disposição para o risco, pois ninguém muda se as prioridades forem evitar a ameaça a qualquer custo e a preferência pelo conforto. Com base nessa motivação, as empresas terão de se estruturar adequadamente com base em um plano.

Essa estruturação sempre envolve tecnologia, mas também é determinante se preocupar com a capacitação e adequação da equipe. Para que ela se adapte, será necessário conhecimento, capacitação e habilidades novas, que em curto espaço de tempo podem ter de ser substituídas por outras.

Por isso, também é determinante que a empresa monitore o processo e os resultados com indicadores e dados precisos. Desse modo, ela pode fazer correções de percurso e reforçar as ações que funcionam melhor, de modo a incorporar essa nova dinâmica de mudança constante.

Por fim, a Transformação Digital é um processo de inovação e, como tal, pode ser elaborado, guiado, administrado, monitorado e aprimorado. Se for possível aliar isso tudo com motivação e entusiasmo, as possibilidades de sucesso são infinitas.

Para continuar aprendendo, descubra aqui como desenvolver o mindset certo para que a Transformação Digital possa acontecer em sua empresa!

Esse artigo foi produzido pelo Transformação Digital!

Categoria

E-commerce

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...