Finanças e Gestão

6 práticas incríveis para impulsionar a rotina do trabalho autônomo

Criado em 30 de set. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Ter liberdade no ramo profissional é um privilégio de poucos. A busca pela estabilidade do mercado formal ainda atrai muitos profissionais, mas hoje em dia conseguimos observar um movimento inverso. Profissionais de diferentes setores têm buscado alternativas para aliar os compromissos com a liberdade de fazer o que quer e quando quer. É o que caracteriza o trabalho autônomo.

Essa mudança no comportamento dos profissionais é ampliada pela dinâmica do desemprego no país. O Brasil tem registrado recorde no número de trabalhadores em processo de transição para se tornarem autônomos. Recentemente, o IBGE divulgou que 1 em cada 4 trabalhadores do país não tinham registro formal em 2018. Na ponta do lápis, significa que o Brasil perdeu quase 4 milhões de postos de trabalho com carteira assinada.

Nesse sentido, essa mão de obra precisa se adaptar para uma nova realidade, sendo ela opcional ou não. Por isso, a adoção de algumas práticas pode ser vital para autônomos que trabalham por conta própria em casa, escritório ou online.

O crescimento no número de autônomos no mercado aponta uma nova visão de gestão para permitir maior flexibilidade na jornada de trabalho. Por isso, separamos as 6 melhores práticas para trabalhar com autonomia e responsabilidade. Continue a leitura e aprenda a desenvolver uma rotina mais produtiva!

Como Utilizar o Boleto para Pagamentos Recorrentes

O que caracteriza um trabalho autônomo?

De forma geral, o trabalho autônomo é toda atividade exercida por profissionais de forma liberal. Nesse sentido, eles possuem total autonomia financeira, gerem o próprio tempo e a forma de executar uma atividade. Esses profissionais podem vender produtos ou prestar serviços para empresas ou pessoas por um tempo determinado, sem um vínculo formal.

Além de oferecer um preço mais competitivo, as empresas não têm obrigações trabalhistas com estes profissionais, bem como conseguem administrar demandas por encomenda. Assim, é possível trabalhar com projetos específicos com prazo pré-determinado, o que otimiza recursos.

O mercado digital popularizou esse modelo de trabalho diante das facilidades de se trabalhar pela internet. A rede mundial de computadores supre a necessidade de diversos negócios tradicionais, bem como amplia as possibilidades de atuações. 

Muitos trabalhadores também se moldaram por uma necessidade do mercado. Atualmente, muitas empresas cortam custos por meio da terceirização de serviços. Por isso, o trabalhador autônomo acaba por suprir essa mão de obra que muitas vezes não é encontrada nas empresas. 

Nesse sentido, a criação do Microempreendedor Individual (MEI) regularizou serviços que antes poderiam ser considerados informais. 

Uma vantagem observada nesse modelo de trabalho é a possibilidade de atuar em diferentes empresas. Isso proporciona o conhecimento de diversos processos de trabalho e linhas de negócio. 

Por outro lado, o profissional autônomo precisa assumir todos os riscos do serviço que oferece. É ele quem se responsabiliza pela qualidade e integridade do material, rotina de trabalho, além dos prazos e entregas. Esses são detalhes que precisam estar afiados no radar do autônomo.

6 práticas para melhorar o trabalho autônomo

Planeje a sua rotina

Para começar, é importante estabelecer algumas regras para seguir no trabalho autônomo. O negócio só dará o retorno esperado com foco e dedicação e, para isso, é preciso planejamento

Por isso, estabeleça uma rotina e cumpra-a como qualquer outro trabalho formal. Se estabeleceu um horário de trabalho das 8h às 17h, cumpra-o. Para administrar as demandas, conte com ferramentas como agendas, calendários, planners e até aplicativos para celular. 

Do mesmo modo, quando tiver uma folga na agenda, aproveite para realizar atividades que possam impulsionar seu trabalho como:

  • revisar e planejar o conteúdo do seu site ou redes sociais;
  • responder mensagens de clientes – ou convidá-los a realizar novas experiências;
  • organizar estoque de produtos;
  • visitar outras empresas em busca de parcerias;
  • atualizar e melhorar seu portfólio, entre outras atividades.

Mantenha-se atualizado sobre a sua área

Um tempinho extra de folga pode se transformar em oportunidade para manter-se atualizado sobre seu nicho de negócio, concorrentes e atuação de mercado. Por isso, uma outra prática importante é investir em capacitação permanente, como a oferecida por meio de cursos rápidos. 

Hoje em dia, existe uma infinidade de cursos presenciais e online que muitas vezes não custam absolutamente nada. Um curso básico online de marketing, por exemplo, é praticamente obrigatório para qualquer profissional autônomo. 

Por outro lado, cursos, palestras e seminários presenciais são importantes para o profissional fazer networking e cavar oportunidades de negócio. Assim, mais pessoas irão conhecer seu trabalho e, futuramente, podem comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

Esteja aberto a imprevistos

Qualquer profissional ou ramo de trabalho está sujeito a imprevistos. No entanto, o profissional autônomo precisa estar ainda mais atento a situações que podem comprometer entregas. Ficar sem internet por um dia inteiro ou um pneu furado, por exemplo, podem atrapalhar a sua rotina.

Por isso, faça um mapeamento dos possíveis imprevistos associados ao seu negócio. Se você lida com internet em boa parte do tempo, certamente precisa do contato de um técnico de confiança. Tenha em mente que é preciso ter um plano B (às vezes até um C!) para lidar com contratempos com agilidade e eficiência. Lembre-se: o cliente não tem culpa dos seus imprevistos e pode não ter a sensibilidade de entendê-los. 

Divulgue o seu trabalho

A melhor maneira de atrair clientes para seu negócio é provando ser uma autoridade no assunto. Isto é, ser uma autoridade é estar capacitado para proporcionar a melhor experiência para o cliente naquela demanda. 

Nesse sentido, não basta só ter talento e boa vontade. É preciso mostrar o que sabe fazer da maneira mais atrativa possível. 

Por isso, invista na divulgação do seu trabalho de todas as formas que puder. Claro que algumas exigem dinheiro ou tempo (às vezes, os dois juntos). É aí que entra a sua capacidade de avaliar onde o seu público está. A partir disso, será possível traçar uma estratégia de divulgação.

Portfólio impresso, portfólio online, redes sociais, cartões de visita, e-mail marketing segmentado, listas de transmissão e grupos no whatsapp… são muitas possibilidades. O segredo é não ficar parado! Pense nas cores, logotipos, colha depoimentos de clientes, faça fotos atrativas e escreva textos convincentes sobre sua experiência. Assim, terá motivos suficientes para convencer outras pessoas a conhecerem seu negócio.

Controle as finanças pessoais e do negócio

Trabalho Autônomo - controle

O trabalho autônomo exige do profissional tanto esforço quanto uma grande empresa precisa ter na organização da folha de pagamentos. Quando trabalha-se para si mesmo, o cuidado deve ser redobrado para não cair em armadilhas. Fazer contas é, portanto, um dos grandes desafios do trabalho autônomo.

A maioria dos trabalhadores tem alguma familiaridade com orçamentos simples. Porém, na hora de transpor esse talento para administrar um negócio próprio, pode acabar encontrando dificuldades.

Na internet, é possível encontrar diversas ferramentas para ajudar autônomos a organizar as finanças do negócio. O Sebrae, por exemplo, oferece diversas planilhas gratuitamente para ajudar nesse processo. Outra prática interessante nesse sentido é saber quanto cobrar por um serviço, decisão importante na hora de gerir finanças.

Outra orientação importante é não misturar contas pessoais com as despesas de trabalho. A divisão entre o que é investimento de negócio e o que faz parte do orçamento doméstico, por exemplo, deve ser bem marcada. Dessa forma, é possível saber se, de fato, o seu negócio tem o retorno esperado, uma vez que o correto fluxo de caixa evita muitos erros

Essa é uma prática importante para planejar o futuro do seu negócio. Assim, uma boa gestão financeira pode ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas e seguras.

Checklist de Rotinas para Gestão Financeira

Conte com a ajuda da tecnologia

Definitivamente, a tecnologia mudou a maneira como um autônomo resolve problemas e encontra soluções. Para começar, a comunicação é algo extraordinário: falar com um cliente ou tirar uma dúvida nunca foi tão fácil. 

Nesse sentido, os recursos tecnológicos proporcionaram uma nova visão sobre processos burocráticos. Atualmente, diversos sistemas e plataformas já funcionam de forma automatizada, de forma a otimizar a vida do profissional autônomo.

Um exemplo de automatização de serviços rotineiros do autônomo é o papel do intermediador de pagamento. Este serviço oferece ao empreendedor a possibilidade de receber diversas formas de pagamentos dos clientes. Assim, nenhuma venda fica de fora e a segurança das transações é garantida pelas empresas especializadas no assunto.

Além disso, existem aplicativos de gestão de tempo disponíveis para smartphones que permitem ao usuário criar e editar listas de afazeres. Lembra que falamos em agendas e planners para organizar a rotina? Por meio de aplicativos, toda a papelada por ser substituída por listas online sincronizadas entre autônomos, clientes e fornecedores, por exemplo. 

Entre as vantagens dos recursos digitais, destacamos a possibilidade de adicionar lembretes e alarmes para não esquecer dos compromissos. 

Para aprender a construir um fluxo de trabalho eficiente, veja este guia completo que a Efí preparou. Com ele, é possível ter uma visão mais clara do seu negócio, além adotar estratégias fáceis para trabalhadores de toda natureza, inclusive autônomos. Boa leitura e até o próximo artigo!

Guia completo para melhorar o fluxo de trabalho

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.