Finanças e Gestão

5 melhores softwares de gestão para contabilidade

Criado em 9 de jul. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Ficou mais fácil manter a rotina contábil de uma empresa com a chegada da tecnologia. Por isso, a execução de tarefas antes consideradas burocráticas é feita hoje de forma mais simples com a adoção de softwares de gestão para contabilidade.

Esse é um ótimo caminho para ganhar eficiência, rapidez e segurança nos processos de um escritório. Dá para, por exemplo, verificar tributos de forma automática e atualizar periodicamente normas fiscais, contábeis e tributárias.

Além disso, sem a ajuda de softwares de gestão para contabilidade não seria possível atender às exigências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que tornou a escrituração brasileira eletrônica em caráter definitivo.

No entanto, a escolha de um sistema, entre tantas opções disponíveis, deve ser feita com critérios. A rotina de uma empresa de contabilidade envolve múltiplas operações e é preciso estar atento a uma permanente integração com outros setores.

Por isso, para ajudar você, destacamos 5 softwares de gestão para contabilidade que vão auxiliar sua empresa nas rotinas administrativas e financeiras.

Quero Abrir uma Conta Digital na Efí

O que levar em consideração? 

O momento de fazer a escolha por um sistema contábil deve ser baseado em alguns fundamentos. Por isso, antes de conhecer os melhores softwares, vamos esclarecer os principais pontos a se levar em consideração na hora de escolher um sistema para sua empresa.

Custo

Esse é o primeiro mas nem por isso é o mais importante. Sabe o termo custo-benefício? Pois é. No mercado estão disponíveis diversas opções e, por isso, você precisa ter uma ideia clara do que seu escritório realmente precisa. Dessa maneira, você vai saber qual delas será a sua preferência. 

Funcionalidade do sistema

Dentre as diversas opções disponíveis, verifique qual delas possui a facilidade de ser modular. Essa característica é importante para que você implemente módulos de acordo com as necessidade do dia a dia do escritório e invista em um software de gestão para contabilidade de forma lógica e inteligente.

Guia Completo de Impostos e Regime Tributário

Segurança

Hoje em dia não dá pra falar em software sem prezar pela segurança da informação. Qualquer extravio ou desvio desses dados pode causar danos irreparáveis para as finanças do escritório. 

Por isso, observe se a empresa utiliza sistemas com níveis diferentes de acesso aos dados. Também é importante saber se o software tem um sistema de criptografia apropriado para preservar informações sensíveis, bem como certificado de segurança.

Demonstração

Não, não estamos falando das demonstrações contábeis. Nesse caso é o bom e velho “test drive” do sistema, essencial para descobrir qual sistema de gestão para contabilidade é mais adequado para sua necessidade.

Normalmente, todas as empresas disponibilizam um período limitado para demonstrações gratuitas. Essa é a chance que você tem para conhecer melhor o software escolhido e avaliar se ele se enquadra no que precisa para realizar o trabalho.

Consultoria e pós-venda

Opte por um fornecedor que tenha serviços de pós venda para sanar dúvidas e corrigir eventuais falhas, visto que a instalação de um software de gestão para contabilidade é um procedimento que modifica a rotina e o fluxo das atividades desempenhadas diariamente.

Mais do que sanar dúvidas rotineiras, preze por um atendimento que englobe treinamentos e consultoria especializada com visitas ao escritório para entender o modo de trabalho e o consumo do sistema. 

A seleção dos melhores softwares de gestão para contabilidade

Para embasar melhor sua decisão, selecionamos os 5 melhores softwares de gestão para contabilidade no mercado. Assim, são eles:

Alterdata

Gestão para contabilidade: os 5 melhores softwares do mercado

Gestão, velocidade e segurança são os três pilares fundamentais da Alterdata. Com 30 anos de experiência no mercado, seus produtos são sinônimo de eficiência e de segurança na gestão de dados contábeis.

Por meio do software contábil Pack, usado por mais de 16 mil empresas contábeis em todo o país, é possível fazer uma movimentação contábil sem intervenção manual com a integração automática. Além disso, dá pra consultar e intervir nos lançamentos de forma dinâmica com uma visão mais ampla dos saldos do período que desejar. 

A Alterdata trabalha com banco de dados PostgreSQL (gratuito) ou SQL Server − o que garante muito mais agilidade e segurança nos processamentos diários. Dessa maneira, você pode escolher com qual banco de dados deseja trabalhar. Portanto, isso significa muito mais performance em relação aos concorrentes do mercado.

Além disso, o serviço garante ainda:

  • Balancete dinâmico;
  • Velocidade e segurança na escrituração fiscal;
  • Dinamismo e inteligência na folha de pagamento;
  • Integração com outras interfaces de trabalho.

Destacamos ainda o aplicativo eContador, solução exclusiva para clientes que possuem acesso ao PackUp. Ele é capaz de enviar guias, relatórios, encargos e recibos diretamente do sistema através do celular.

Os especialistas da Alterdata estão prontos para tirar todas as dúvidas pelos através dos canais de atendimento.

SCI

Para quem está em busca de um sistema completo, a SCI é uma das opções mais seguras para a modernização da contabilidade. Especializada no mercado contábil, a empresa oferece diversos recursos e atende em todo o território nacional.

No mercado desde 1991, a SCI disponibiliza várias ferramentas como:

  • Importador de documentos fiscais;
  • Analisador Sped;
  • Comunicação e controle de solicitações;
  • Controle de certidões negativas de débitos;
  • Caixa e extrato bancário digital, entre outros.

Os sistemas SCI foram desenvolvidos com tecnologia MDI (Multiple Document Interface) e são multitarefa. Portanto, permite acessar qualquer janela a qualquer hora, e mais de uma empresa, disponibilizando todas as funções, relatórios e consultas a qualquer instante. Além disso, toda janela possui as mesmas ferramentas, facilitando muito o aprendizado dos softwares e evitando erros de usuários.

A empresa está preparada para atender escritórios de todos os tamanhos, já que seus softwares foram desenvolvidos para se adaptar a qualquer volume de dados, tornando as respostas de consultas sempre rápidas.

Além disso, o SCI também possui integração com a Efí, facilitando seu processo de cobrança.

Então, conheça os sistemas disponíveis e solicite uma demonstração!

Fortes

Softwares de Gestão Fortes

Eleito o melhor sistema contábil do Brasil em 2016 pela pesquisa Nibo, empresa de soluções para contadores, o Fortes Contábil também é uma excelente opção para o seu negócio. Além de ser fácil de usar, possibilita a integração com outros sistemas, inclusive com a Efí.

O sistema pertence à empresa Fortes Tecnologia em Sistemas, que há 25 anos desenvolve soluções de tecnologia da informação. Dessa forma, a empresa possui expertise no assunto.

Entre as facilidades do sistema Contábil estão a conciliação bancária, que permite a importação do extrato bancário e a geração de lançamento de forma automática, a importação automática dos arquivos de integração, o lançamento contábil de acordo com as regras de contabilidade, evitando inconsistências, diversos modelos de planos de contas e importação de planilha CSV.

A solução Total Contador é composta por oito sistemas que, integrados, proporcionam uma gestão contábil completa para seu negócio. Dessa forma possibilita o aumento da produtividade e agilidade na prestação de serviços. São eles:

  • Fortes Contábil
  • Fortes Pessoal
  • Fortes Doc
  • Fortes Web para Estudante
  • Fortes Fiscal
  • Fortes Conecta
  • Fortes Contábil Web
  • Fortes Gestão

Então conheça mais detalhes e solicite um orçamento aqui!

Cont On

Software de Gestão Cont On

Já o Cont On é um sistema projetado para contabilidade que agrega duas soluções voltadas exclusivamente para escritórios. Para começar, é possível fazer uma avaliação sobre as utilidades que o produto disponibiliza para que possam ser cruzadas com as demandas da empresa.

Dentre as opções disponíveis no mercado, poucas são tão completas quanto o Cont On. Assim, o software pode ser inteiramente customizado, com interface ajustável ao que os profissionais e equipes realmente precisam.

Para contadores, estão disponíveis funções como:

  • controle de contas a pagar e a receber;
  • emissão de boletos registrados;
  • lançamento de recibos e de protocolos;
  • controle de honorários;
  • gestão de documentos.

Essas são operações muito importantes e que, aliadas a uma agenda de obrigações online, podem ser facilmente gerenciadas pelos contadores. Assim, os profissionais podem ficar tranquilos em relação ao cumprimento de suas tarefas e prestação de contas.

Outra função do Cont On que merece destaque é a exclusiva plataforma de criação de sites. Nela, escritórios contábeis podem criar páginas com design responsivo e profissional. E o layout é totalmente personalizável com templates prontos e, o melhor, com integração ao sistema de gestão Cont On.

Pela ferramenta de criação de sites, é possível ainda criar domínios personalizados e contas de e-mail exclusivas. Tudo isso leva muito pouco tempo para estar pronto para o uso. Portanto, em até cinco dias úteis, sua empresa terá um site no ar, pronto para facilitar os negócios e gerar mais clientes.

Outra vantagem é que o Cont On possui integração com a Efí, permitindo a cobrança por boletos e carnês registrados com tarifa apenas em caso de pagamento confirmado ou o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. E isso sem precisar de contrato com bancos.

Contabilit

Gestão para contabilidade: os 5 melhores softwares do mercado

A Contabilit é especialista em soluções na criação de sites para contabilidades e assim potencializar a visibilidade de empresas e escritórios na web. 

O site contábil da Contabilit é totalmente responsivo, funciona perfeitamente em qualquer plataforma, agilizando o contato com o cliente. São 7 modelos de layout disponíveis.

Ele utiliza tecnologias de ponta, como WordPress, HTML5 Responsivo com CSS3 e conta com recursos como:

  • Site com design moderno otimizado para o Google, Bing e outros;
  • Gestor de Documentos com Relatórios de visualização;
  • Cobrança Automática de honorários integrada ao Gestor de Documentos;
  • Painel de Controle fácil, completo e objeto;
  • Modelos prontos de site para publicação imediata;
  • Site com versão mobile, acesso instantâneo a documentos.

Com visual simples, o painel de controle da Contabilit tem a objetividade que o usuário precisa para agilizar o serviço do dia a dia no escritório. 

Já no sistema de cobrança automática de honorários (Sistema Lock Pay), você automatiza suas cobranças de honorários com geração automática de boletos e 2ª via com juros e multa. Assim, seu cliente só terá acesso aos seus serviços quando os honorários estiverem quitados. 

Então entre em contato, conheça mais sobre os serviços e peça um orçamento aqui.

Agora é com você!

Portanto, há muitos softwares de gestão, e sua empresa poderá ter a produtividade pautada em função do recurso escolhido. Por isso, é muito importante selecionar com sabedoria qual será mais adequado no seu caso!

Como Ter uma Gestão Perfeita em um Negócio de Contabilidade

Agora que você já sabe quais softwares de gestão escolher, é hora de avançar ainda mais

Acesse agora mesmo nosso artigo sobre dicas para melhorar a gestão contábil e torne-se um expert no assunto! Quer saber mais sobre o assunto e ter dicas para ajudar seu negócio? Então siga a gente e acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.