Finanças e Gestão

Por que os softwares como serviço é uma tendência que não para de crescer?

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Das soluções que foram possibilitadas pelo uso constante da internet nas empresas, os Softwares como Serviço são uma das que mais cresce hoje em dia. Uma pesquisa da da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) afirma que cerca de 40% dos associados terão que mudar para o modelo SaaS (Software-as-a-Service) nos próximos quatro anos ou possuem um grave risco de fecharem.

Então, fica a pergunta: por quais razões todo mundo está usando este tipo de software? Quais elementos tornam-o uma tendência?

Pagamento facilitado

Os Softwares como Serviço são pagos através de mensalidades que contemplam o uso da ferramenta com todos os serviços incluídos. Muitos deles tinham de ser adquiridos separadamente na compra de softwares comuns – como manutenção constante do software, treinamento e atualizações e melhorias na ferramenta. O preço muda apenas quando você aumenta a demanda antes contratada.

Neste caso, para cada software é uma quantificação diferente: número de usuários, funcionalidades extras, tempo, dentre outros.

Preço acessível

Os softwares como serviço exigem menos gastos com infraestrutura do que os softwares comuns. Antigamente, além da compra do software como produto, era preciso pagar as licenças para utilização de seus recursos e máquinas e servidores potentes que pudessem viabilizar o uso, o que encarecia o serviço.

A opção de SaaS gera uma grande economia para as empresas que podem focar em outros investimentos.

Acesso simplificado

O acesso dos softwares como serviço se dá pela internet. Com permissão, ele pode ser acessado de qualquer lugar, por qualquer pessoa e de qualquer dispositivo: computador, celular ou tablet. Isso permite ao usuário flexibilidade no uso da ferramenta de acordo com suas necessidades.

Espaço ilimitado

A ferramenta não ocupa espaço no computador do usuário pois seus dados são salvos no servidor ou nuvem (cloud computing) do próprio provedor do software. Desta forma, é possível acessá-los de qualquer lugar e dispositivo. Não é preciso se preocupar com o espaço que aquilo tomará dentro da sua máquina, dando a possibilidades de se contratar vários serviços de software.

Forma de aquisição

É possível começar devagar, testar o software e depois expandir seu uso na empresa. Isso é uma grande vantagem para quem está inseguro e quer descobrir a ferramenta ideal. Além disso, a troca de fornecedores pode ser feita de maneira muito mais simples do que era com softwares comuns. Contratar um software como serviço fica muito mais atraente e fácil com esta vantagem.

Opções personalizadas nos softwares como serviço

O software como serviço chega pronto para usar, mas também há opções mais customizadas. Você pode encontrar uma alternativa no mercado que se adapte melhor às suas necessidades ou escolher a ferramenta que permita as modificações necessárias para sua empresa. Cada dia que passa, há mais oferta de softwares no mercado que atendem a demanda e as necessidades particulares de várias empresas.

Os softwares como serviço facilitam o trabalho das empresas, embaratam os serviços e permitiem muito mais possibilidades. Não é à toa que esta tecnologia tanto cresce. E você, já utiliza algum software como serviço? Gostou do artigo? Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.