Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Sistema de pagamento: quais soluções ele traz para a sua empresa?

Criado em 28 de nov. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Lidar com diferentes formas de recebimento, desde boleto até cartões de crédito, fica mais fácil ao usar um bom sistema de pagamento. Esse tipo de ferramenta gera os pagamentos automaticamente e dá baixa quando eles são recebidos. Essas funções contribuem para a otimização das finanças de uma empresa e ainda garantem processos mais efetivos.

Além disso, essas ferramentas também podem solucionar uma série de problemas em um negócio. Neste post, você vai conhecer os principais sistemas de pagamentos e os motivos para adotar um. Então continue a leitura!

A importância do sistema de pagamento

Hoje, oferecer diferentes formas de pagamentos aos clientes, como boletos, carnês ou assinaturas, tornou-se algo básico para as empresas se manterem competitivas. Garantir a segurança das informações trocadas também traz mais confiabilidade para os clientes.

Por essa razão, implementar um sistema de pagamento é muito importante. A ferramenta permite ter mais precisão com relação às finanças — que é a base para o funcionamento de qualquer empresa. Por meio desse sistema, por exemplo, é possível controlar recebimentos, gerar segunda via de boletos, acrescentar juros e também descontos, o que interfere diretamente no fluxo de caixa.

Saiba quais problemas podem ser resolvidos com a ajuda da ferramenta

Alguns problemas podem ser resolvidos com o uso de um bom sistema de pagamentos. Então saiba mais sobre as soluções que ele gera!

Redução da inadimplência

Segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o mês de setembro de 2018 fechou com mais de 62,4 milhões de brasileiros negativados. Este levantamento mostra o cenário de inadimplência no país.

Mas sabia é que possível reverter essa realidade com o sistema de pagamento recorrente? A ferramenta faz com que haja maior controle das cobranças, o que reduz a taxa de inadimplentes. Por exemplo, nas cobranças por cartão, o débito é realizado diretamente na fatura, facilitando o recebimento.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Diminuição do número de cancelamentos

Uma das principais dificuldades das empresas é com relação aos cancelamentos. Portanto, com o sistema de pagamento, a taxa referente a esse aspecto é reduzida.

Como o pagamento é facilitado, por exemplo, são menores as chances de que isso aconteça. O uso do sistema evita que haja a priorização de outros gastos em detrimento ao que é cobrado pelo sistema.

Mais precisão nos relatórios

A imprecisão dos relatórios de pagamentos torna comuns os erros na gestão financeira, algo prejudicial para uma organização. Com um sistema de pagamento, esse problema geralmente não acontece.

Isso se deve ao fato do sistema emitir relatórios financeiros detalhados, permitindo a visualização de clientes que estão inadimplentes, aqueles que já pagaram as suas dívidas, o dinheiro que entrou em caixa, quanto a empresa já recebeu e muito mais.

Segurança dos dados

Sem um sistema de qualidade para processar os recebimentos, a empresa está mais vulnerável quanto à segurança das informações de seus clientes, abrindo portas para o ataque de hackers.

A plataforma oferece mais segurança e credibilidade durante as transações financeiras, tanto para a empresa quanto para os clientes. Aliás, vale a pena destacar que a adoção de tal funcionalidade traz mais confiança para os clientes, ajudando na contratação dos serviços.

Escolher um sistema de pagamento é essencial para o sucesso de um negócio. Portanto, ao decidir qual a ferramenta mais adequada, pense bem nas suas necessidades.

E então, essas informações foram úteis para você? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outros posts sobre o assunto. Dessa maneira, siga no Facebook, LinkedinTwitter e Instagram!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.