Finanças e Gestão

Sistema de pagamento online: como otimizar o controle das finanças?

Criado em 5 de abr. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

O sistema de pagamento online pode ser a solução para melhorar o controle das finanças em sua empresa. Com ele, é possível administrar os recebimentos de forma automática, verificar as informações financeiras integradas e aumentar a adimplência.

Por isso, é importante ter essas informações para que você faça um trabalho mais eficiente e consiga realizar o controle financeiro da sua empresa com facilidade.

Quer entender como essa alternativa auxilia no gerenciamento das suas finanças? Então continue conosco! Este post vai mostrar como o sistema de pagamento online pode melhorar sua vida financeira e do seu empreendimento.

Qual a importância de controlar as entradas e saídas?

Qual a importância de controlar as entradas e saídas com um sistema de pagamento online

Em uma empresa, o acompanhamento do fluxo de caixa é muito importante para garantir a correta administração financeira. Com o gerenciamento adequado, o empresário garante recursos para as operações e cumpre todos os pagamentos necessários.

Para monitorar adequadamente todos esses índices, é preciso ter registros sólidos que tornem possível verificar quanto está sendo recebido, o valor consumido pelos gastos diários e a diferença entre o faturamento previsto e o faturamento recebido.

Apenas quando esse acompanhamento é feito de maneira concreta, a empresa consegue promover estratégias para evitar inadimplência, captar mais clientes, reduzir gastos e realizar outros planejamentos que melhoram a gestão.

Afinal, esses dados permitem identificar problemas, entender suas causas e perceber de que modo eles afetam os negócios. Desse modo, registrar  todas as entradas e saídas é a base para otimização do setor financeiro de qualquer empresa.

Com isso, ter um bom sistema de pagamento online faz com que você consiga cobrar de seus clientes com mais facilidade. Dessa forma, é mais fácil organizar essas entradas e saídas. Além de ter as informações necessárias para o bom controle financeiro da sua empresa.

Quais os benefícios de utilizar um sistema de pagamento online?

O sistema de pagamento online serve para você emitir e gerenciar todos os boletos e carnê. Além disso, ele possibilita enviar avisos de cobranças e ter controle sobre os demais aspectos financeiros da organização. A seguir, você vai entender como isso pode beneficiar a sua empresa.

Reduz inadimplência

Os sistemas de pagamento online enviam lembretes de cobranças para seus clientes antes do vencimento e depois, caso não tenha sido pago no prazo.

Além disso, os boletos e carnês são registrados e podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente após o vencimento. Em caso de perda do documento, os próprios clientes têm acesso à segunda via. Portanto, isso facilita o pagamento, que pode ser feito até por meio do aplicativo do banco. Assim, eles não deixam de efetuar a quitação por falta de tempo, o que diminui a inadimplência.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Eficiência na gestão financeira

Trabalhar com esse tipo de sistema é bem simples. Basta você acessar a tela principal da plataforma e escolher como deseja cobrar do seu cliente. A operação pode ser feita por meio do boleto bancário ou cartão de crédito. Também é possível automatizar o pagamento recorrente, o que melhora a sua gestão de tempo.

Desse modo, você agiliza o seu trabalho, traz eficiência a toda parte financeira da empresa, aumenta a satisfação dos seus clientes, gera fidelização, conquista de novos consumidores e, consequentemente, mais lucros, oportunidades e produtividade.

Além disso, os custos estruturais para realizar os recebimentos são diminuídos, o que beneficia a empresa ainda mais.

Conciliação financeira

Como o sistema integra as informações, elas podem ser sincronizadas de maneira automática e pontual. Os gestores conseguem um panorama fiel das entradas e saídas ao verificar os registros, a base de dados. Com isso, fica mais fácil compreender como vai o andamento de todos os processos financeiros do empreendimento.

Uma boa ideia é o gestor integrar sistemas para melhorar toda a direção econômica da empresa. Além de contar com a plataforma para realizar e receber pagamentos, é interessante ter bons softwares de base de dados para juntar essas informações a outras que formam toda a gerência financeira do negócio.

Isso vai fazer com que você tenha maior controle sobre as receitas, despesas, entradas, saídas, investimentos, lucros. Enfim, tudo que ronda o universo financeiro da empresa.

Abra sua Conta Digital Gratuita Efí

Transparência de dados

A transparência é uma virtude essencial em todos os segmentos, sejam empresas, ONGs ou o poder público. Por isso, um bom sistema de pagamento online tem que ser 100% transparente.

A Efí trabalha com o chamado checkout transparente. Isso quer dizer que na hora que o cliente for fazer o pagamento na sua página ou no seu e-commerce, não haverá mudança de sítio eletrônico, de domínio, de plataforma. Portanto, tudo vai ser feito dentro do seu próprio site.

Apesar de parecer uma solução simples, ela é essencial. O checkout transparente garante comodidade ao consumidor, que não fica inseguro ao ser direcionado para outra página para realizar o pagamento. Este processo é um dos responsáveis pela diminuição das desistências de compra na etapa final, que é o pagamento.

Além de facilitar para o cliente, que não é redirecionado para outra página ao finalizar a compra, traz mais credibilidade.

Como escolher o melhor sistema?

Como escolher o melhor sistema de pagamento online

Para escolher o sistema, procure uma ferramenta capaz de integrar setores da empresa e oferecer ferramentas que você precisa. Assim, todas as atividades de gerenciamento são potencializadas.

É recomendado também procurar por uma Instituição de Pagamento cujas tarifas sejam mais vantajosas.

A Efí, por exemplo, oferece soluções fáceis que podem ser implementadas aos processos de gestão, o que proporciona a eficiência não só para receber dos clientes, mas também na hora de pagar as contas e de organizar toda a vida financeira do empreendimento.

Além disso, o sistema de pagamento online é uma realidade em todas as empresas que querem se desenvolver nesse mercado cada vez mais tecnológico e inovador. A plataforma facilita para o empresário, que não precisa realizar contrato com bancos e empresas de cartão, e cliente, que tem mais opções de pagamento. Dessa maneira, é economia de tempo, agilidade na hora de receber e também de pagar.

Com um bom sistema, você reduz burocracias e facilita as quitações, reduz a inadimplência e otimiza sua rotina administrativa. Ainda consegue controlar com eficácia todo o setor financeiro do negócio. Os clientes ganham com uma forma simplificada de realizar as quitações e a empresa ganha com maior controle financeiro.

Como funciona a plataforma Efí?

O sistema da Efí é muito simples, de alta usabilidade, completamente inteligível. Isso quer dizer que basta você entrar no site e fazer seu cadastro gratuito para ter acesso a tudo que precisa.

O método foi criado para facilitar a vida do usuário. Ao emitir o boleto, carnê ou a cobrança online, seu cliente recebe o documento e pode realizar o pagamento em qualquer banco ou correspondente bancário.

Para isso, basta fazer um cadastro gratuito com os seus dados de pessoa física ou jurídica, e emitir a cobrança.

Após seu cliente realizar o pagamento, o dinheiro cai na sua conta da Efí e você pode transferi-lo para a sua conta bancária, pagar contas da sua empresa ou até realizar recarga de celular.

Um detalhe importante é que, mesmo oferecendo a cobrança registrada, a Efí não cobra tarifa alguma para a emissão dos boletos, alteração de dados, cancelamento, manutenção de títulos vencidos ou mensalidade. Você só paga se seu cliente efetuar o pagamento. Ou seja, é uma baita economia, se comparado com outros bancos e instituições financeiras.

É assim que funciona uma boa ferramenta para otimização da gestão financeira de uma empresa. Quer contar com o sistema de pagamento online da Efí em sua empresa? Entre em contato conosco, pois temos a solução para melhorar o controle econômico do seu empreendimento e fazer com que ele se desenvolva e cresça cada vez mais!

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.