Segurança digital

Sistema antifraude Efí: entenda como funciona agora mesmo

Criado em 29 de out. de 2018

(Atualizado em 25 de abr. de 2022)

A vulnerabilidade a qual as organizações estão expostas cria a necessidade urgente de investimento em ferramentas que possam auxiliar na diminuição dos prejuízos, como uma Instituição de Pagamentos que ofereça um sistema antifraude robusto

Segundo uma pesquisa intitulada “Mapa da Fraude”, o índice de crimes ligados ao uso da internet cresceu nos últimos anos — principalmente durante a pandemia e com o crescimento exponencial do mercado digital. Uma comparação entre 2019 e 2020 mostrou que as fraudes nas compras on-line aumentaram em 53,61%

Neste post, explicamos a ferramenta da Efí, como ela funciona, seus benefícios e outras informações importantes. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é o sistema antifraude da Efí

Entenda o que é o sistema antifraude da Efí

O sistema antifraude da Instituição de Pagamentos consiste em um serviço dotado de tecnologia de ponta que analisa diversos dados da transação.

O objetivo da ferramenta é validar a transação financeira, impossibilitando os casos de fraudes. Para isso, são conferidas todas as informações repassadas pelos clientes da empresa, assim como dados do comprador, vendedor, serviço/produto transacionado.

Vale lembrar que, na Efí, a análise da transação é feita tanto por um sistema moderno quanto por uma equipe treinada para tal tarefa. Ou seja, existe uma rotina operacional de acompanhamento, a fim de traçar não só os perfis de compradores, mas também proteger todos os envolvidos em uma compra.

E o melhor é que a análise é realizada de forma gratuita em todas as transações, sejam as pagas por Pix, boleto, carnês ou cartão de crédito, possibilitando a segurança sem que ninguém tenha que pagar nada a mais por isso.

Comprovação de fraude

Ao ser detectada a fraude, as ações tomadas são sincronizadas. As determinações partem dos órgãos competentes, a fim de amenizar novas tentativas de golpe. Todo o trabalho é executado com base nas normas do Banco Central (BC), que é a instituição que regulamenta o sistema financeiro.

Assim, um processo interno é aberto para que o problema possa ser verificado. Isso inclui o acesso a informações ligadas às contas para checar a fonte da fraude.

Saiba mais sobre os principais riscos de fraude aos quais as empresas estão suscetíveis

Saiba mais sobre os principais riscos de fraude aos quais as empresas estão suscetíveis

Antes de tratarmos dos benefícios da ferramenta, é essencial destacar os principais riscos de fraude aos quais as organizações e os compradores estão expostos na atualidade. O primeiro deles, geralmente, parte da negligência com o equipamento por meio do qual são feitos os acessos da conta.

Acesso

Computadores ou outros dispositivos com antivírus desatualizados, instalação de programas de origem duvidosa, tudo isso pode comprometer as movimentações financeiras. Logo, é recomendado que nenhum acesso à conta Efí seja feito por meio de máquinas desconhecidas ou desprotegidas.

Outra questão está ligada à disponibilização de usuários secundários. A Efí oferece essa facilidade, mas solicita sempre às empresas que tenham conhecimento sobre quem está acessando a conta.

Leia também: Segurança digital: aprenda a se proteger de golpes financeiros — guia completo

Boletos

No caso dos boletos, a fraude ocorre pela alteração da linha digitável. Portanto, é recomendado sempre que a empresa faça a emissão de boletos registrados, garantindo a segurança tanto para ela quanto para os seus clientes, já que esta modalidade não permite qualquer tipo de alteração.

O cliente também deve estar atento a alguns detalhes do pagamento. É importante, por exemplo, analisar os dados do responsável pela emissão da cobrança. Apesar de a Efí aparecer sempre como beneficiária, o responsável pela cobrança é o sacador avalista. Seus dados, também disponibilizados na cobrança, devem sempre ser conferidos antes da realização do pagamento.

Conheça os benefícios desse sistema

Conheça os benefícios desse sistema

O sistema antifraude da Efí apresenta alguns benefícios que o destacam no mercado. Para garantir a segurança das transações realizadas, todas elas são monitoradas de perto pela equipe. Além disso, as análises são feitas de maneira ágil, diminuindo o tempo de resposta nos processos.

Outro benefício diz respeito à segurança proporcionada às empresas que contratam os serviços e também aos clientes, o que eleva o índice de fidelização do consumidor final.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

A tecnologia de ponta utilizada por nós permite a criptografia dos dados. Assim, as informações do cartão de crédito ficam seguras e não podem ser acessadas sem autorização. O sistema grava todas as ações executadas pelo indivíduo para posterior consulta, mas sem interferir na integridade e sigilo dos dados.

Saiba mais: Efí é confiável? Conheça a conta digital para empreendedores e tire suas dúvidas

Descubra os diferenciais em relação às outras empresas

Descubra os diferenciais em relação às outras empresas

O grande diferencial do sistema antifraude da Efí é que ele permite a verificação da legitimidade de todas as transações executadas em seu sistema. Ou seja, ele consegue identificar facilmente quando se trata de uma fraude, resguardando ao máximo as informações dos usuários. Assim, outras pessoas não poderão acessar o sistema.

A transparência do processo é outro bônus. Na Efí, a legislação é seguida à risca. O objetivo da empresa é deixar claro para o cliente o que ele precisa fazer dentro daquele ambiente virtual para se manter seguro, seguindo a Lei de Proteção de Dados e também a legislação que rege as instituições financeiras.

Não podemos deixar de destacar a confiabilidade passada aos usuários. A ideia é que eles saibam que o sistema está em constante aperfeiçoamento para resguardar a proteção do dinheiro. Além disso, existe também a diminuição de custos, por meio da redução do chargeback. Ele é um fator que ajuda a evitar que o cliente tenha prejuízos. Chargeback é a denominação dada à solicitação de estorno/reembolso de uma compra direto com a operadora do cartão.

O investimento em segurança da informação tende a aumentar exponencialmente nos próximos anos. Segundo a Gartner, o percentual de 2021 aumentará cerca de 12,4%. Serão mais de 150 bilhões de dólares investidos, devido à maior vulnerabilidade a ataques. Por isso, é tão importante que as empresas se previnam e adotem ferramentas que ajudem a manter a integridade de seus dados, evitando as fraudes financeiras.

Viu que a sua empresa precisa de uma Instituição de Pagamentos com sistema antifraude como a Efí? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.