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Sistema antifraude Gerencianet: entenda como funciona agora mesmo

Editor Gerencianet

29/10/2018

Sistema antifraude Gerencianet

Segundo uma pesquisa intitulada “Mapa da Fraude“, o índice de crimes ligados ao uso da internet cresceu nos últimos anos. Uma comparação entre 2016 e 2017 mostrou que as fraudes nas compras on-line aumentaram 14% no período. Somando as fraudes e as tentativas, de cada R$ 100 gastos na internet, cerca de R$ 3,42 representavam prejuízo para as empresas. A maior vulnerabilidade à qual as organizações estão expostas cria a necessidade urgente de investimento em ferramentas que possam auxiliar na diminuição dos prejuízos, como um intermediador de pagamentos que ofereça um sistema robusto antifraude.

Assim, ele ajudará a resguardar todos os envolvidos nas transações. Neste post, explicamos a ferramenta da Gerencianet, como ela funciona, seus benefícios e outras informações importantes. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é o sistema antifraude da Gerencianet

O sistema antifraude do intermediador de pagamentos consiste em um serviço dotado de tecnologia de ponta que analisa diversos dados da transação. O objetivo da ferramenta é validar a transação financeira, impossibilitando os casos de fraudes. Para isso, são conferidas todas as informações repassadas pelos clientes da empresa, assim como dados do comprador, vendedor, serviço/produto transacionado.

Vale lembrar que, na Gerencianet, a análise da transação é feita tanto por um sistema moderno quanto por uma equipe treinada para tal tarefa. Ou seja, existe uma rotina operacional de acompanhamento, a fim de traçar não só os perfis de compradores, mas também proteger todos os envolvidos em uma compra.

O sistema da Gerencianet ainda conta com um diferencial, que é o cuidado com o cliente final. Assim, caso haja algum problema com a transação, ele poderá entrar em contato para contestar o pagamento, que fica bloqueado até um acordo entre as partes. Dessa forma, o cliente também fica resguardado de cair em uma fraude.

E o melhor é que a análise é realizada de forma gratuita em todas as transações, sejam as pagas por boleto, carnês ou cartão de crédito, possibilitando a segurança sem que ninguém tenha que pagar nada a mais por isso.

Comprovação de fraude

Ao ser detectada a fraude, as ações tomadas são sincronizadas com as determinações dos órgãos competentes, a fim de amenizar novas tentativas. Todo o trabalho é executado com base nas normas do Banco Central (BC), que é a instituição que regulamenta o sistema financeiro.

Assim, um processo interno é aberto para que o problema possa ser verificado, o que inclui o acesso a informações ligadas às contas para checar a fonte da fraude.

Saiba mais sobre os principais riscos de fraude aos quais as empresas estão suscetíveis

Antes de tratarmos dos benefícios da ferramenta, é essencial destacar os principais riscos de fraude aos quais as organizações e os compradores estão expostos na atualidade. O primeiro deles, geralmente, parte da negligência com o equipamento por meio do qual são feitos os acessos da conta.

Acesso

Computadores ou outros dispositivos com antivírus desatualizados, instalação de programas de origem duvidosa, tudo isso pode comprometer as movimentações financeiras. Logo, é recomendado que nenhum acesso à conta Gerencianet seja feito por meio de máquinas desconhecidas ou desprotegidas.

Outra questão está ligada à disponibilização de usuários secundários. A Gerencianet oferece essa facilidade, mas solicita sempre às empresas que tenham conhecimento sobre quem está acessando a conta.

Boletos

No caso dos boletos, a fraude ocorre pela alteração da linha digitável. Portanto, é recomendado sempre que a empresa faça a emissão de boletos registrados, garantindo a segurança tanto para ela quanto para os seus clientes, já que esta modalidade não permite qualquer tipo de alteração.

O cliente também deve estar atento a alguns detalhes do pagamento. É importante, por exemplo, analisar os dados do responsável pela emissão da cobrança. Apesar de a Gerencianet aparecer sempre como beneficiária, o responsável pela cobrança é o sacador avalista. Seus dados, também disponibilizados na cobrança, devem sempre ser conferidos antes da realização do pagamento.

Conheça os benefícios desse sistema

O sistema antifraude da Gerencianet apresenta alguns benefícios que o destacam no mercado. Para garantir a segurança das transações realizadas, todas elas são monitoradas de perto pela equipe. Além disso, as análises são feitas de maneira ágil, diminuindo o tempo de resposta nos processos.

Outro benefício diz respeito à segurança proporcionada às empresas que contratam os serviços e também aos clientes, o que eleva o índice de fidelização do consumidor final.

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A tecnologia de ponta utilizada pela empresa permite a criptografia dos dados. Assim, as informações do cartão de crédito ficam seguras e não podem ser acessadas sem autorização. O sistema grava todas as ações executadas pelo indivíduo para posterior consulta, mas sem interferir na integridade e sigilo dos dados.

Descubra os diferenciais em relação às outras empresas

O grande diferencial do sistema antifraude do intermediador da Gerencianet é que ele permite a verificação da legitimidade de todas as transações executadas em seu sistema. Ou seja, ele consegue identificar facilmente quando se trata de uma fraude, resguardando ao máximo as informações dos usuários. Assim, outras pessoas não poderão acessar o sistema.

A transparência do processo é outro bônus. Na Gerencianet, a legislação é seguida à risca. O objetivo da empresa é deixar claro para o cliente o que ele precisa fazer dentro daquele ambiente virtual para se manter seguro, seguindo a Lei de Proteção de Dados e também a legislação que rege as instituições financeiras.

Não podemos deixar de destacar a confiabilidade passada aos usuários. A ideia é que eles saibam que o sistema está em constante aperfeiçoamento para resguardar a proteção do dinheiro. Além disso, existe também a diminuição de custos, por meio da redução do chargeback, o que evita que o cliente tenha prejuízos. Chargeback é a denominação dada à solicitação de estorno/reembolso de uma compra direto com a operadora do cartão.

O investimento em segurança da informação tende a aumentar exponencialmente nos próximos anos. Segundo a Gartner, o percentual de 2017 a 2018 aumentará cerca de 8%. Serão mais de 98 bilhões de dólares investidos, devido à maior vulnerabilidade a ataques. Por isso, é tão importante que as empresas se previnam e adotem ferramentas que ajudem a manter a integridade de seus dados, evitando as fraudes financeiras.

Viu que a sua empresa precisa de um intermediador de pagamentos com sistema antifraudes da Gerencianet? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Categoria

Segurança

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