Segurança da informação na escola: importância na área financeira | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Segurança da informação na escola: importância na área financeira

Editor Gerencianet

02/08/2019

Segurança da informação na escola

A vulnerabilidade e as ameaças constantes são dois problemas que comprometem a integridade de dados na atualidade. Não por acaso, bilhões têm sido investidos em ferramentas que garantem a segurança da informação na escola.

As instituições de ensino são o destaque desse artigo, pois são organizações que guardam dados importantes e confidenciais. Dessa maneira, uma vez vazados, podem prejudicar a sua imagem e a segurança de seus clientes.

A seguir, explicaremos por que é importante garantir a segurança dos dados. Além disso, também destacaremos como um sistema de pagamento pode ajudar nesse processo. Então continue a leitura e confira!

Guia definitivo para emitir boleto bancário

A importância de investir na segurança da informação

A importância de investir na segurança da informação

Para que uma escola funcione de maneira adequada, é necessário o armazenamento de um grande número de informações nos arquivos. O levantamento sobre as especificidades de cada um dos discentes é essencial para garantir que o processo educacional seja de qualidade, mas também para que uma experiência satisfatória seja oferecida aos alunos.

Com essas informações será possível desenvolver um planejamento de ensino adequado às necessidades dos estudantes. No entanto, mais aspectos estão envolvidos nesse campo.

Não são só as informações que ajudarão no plano educacional que estarão presentes nesses arquivos, mas também dados pessoais como endereço, telefones, documentos de identidade, dados bancários de pagamento. Portanto, é fundamental adotar um sistema que evite que essas informações sejam perdidas por alguma falha ou erro humano.

Vale lembrar que a segurança dos dados evita que a escola sofra com ataques que comprometam a sua confiabilidade e imagem no mercado, mas também garante a integridade dos dados individuais de pais e alunos. Ter esse tipo de informação vulnerável pode abrir margem para fraudes. Além disso, pode prejudicar tanto a instituição de ensino quanto as pessoas que fazem uso de seus serviços.

Por isso, para garantir a segurança no setor, é fundamental investir em tecnologia, pessoas e processos. Ou seja, é necessário contar com sistemas tecnológicos, mas também treinar o pessoal para que eles evitem problemas que ocorrem quando os processos não estão bem definidos. O envolvimento dos profissionais da instituição será a peça-chave para o funcionamento de todo o sistema de segurança.

O sistema de pagamento e a segurança da informação na escola

O sistema de pagamento e a segurança da informação na escola

Uma das áreas mais prejudicadas quando os dados são vazados é justamente o financeiro. Assim, uma tecnologia que trabalhe diretamente no setor é essencial. O intermediador de pagamento é capaz não só de unificar, mas também organizar e coordenar todas as informações dos pais e alunos da escola em uma plataforma única.

Ele permitirá a estruturação financeira, controlar a inadimplência, gerir pagamentos e reunir todos os dados relativos às finanças. Principalmente se os pagamentos forem realizados por meio de cartões de crédito, os intermediadores conseguem armazenar os dados com mais segurança, evitando qualquer problema de vazamento. Além disso, a tecnologia é fundamental também para garantir um bom relacionamento com os pais e evitar que eles tenham que fazer pagamentos presenciais.

eBook grat

As vantagens do sistema de pagamento para a segurança de dados

As vantagens do sistema de pagamento para a segurança de dados

No tópico anterior foi possível ver que o sistema de pagamento é capaz de reunir dados de maneira eficaz. Além disso, pode evitar que várias ferramentas sejam utilizadas no controle financeiro da instituição. Tudo isso impede que as informações fiquem expostas. Confira a seguir os outros benefícios de contar com a ferramenta!

Segurança contra fraudes e alteração nos valores

Ao mesmo tempo em que a tecnologia veio para facilitar o dia a dia, otimizar processos, ajudando a reunir dados em um único local, ela também abriu espaço para a maior exposição das organizações. No caso das escolas que utilizam sistemas sem qualquer critério, elas correm dois tipos de riscos. Eles podem ser fraudes e alterações de valores dos pagamentos e recebimentos.

Ambos elevam as chances de prejuízos financeiros, que podem culminar, em casos mais graves, na falência do negócio. Por isso, usar um sistema de pagamento é tão importante.

Como ele categoriza os dados por criptografia, fica praticamente impossível de existir invasão de hackers. Além disso,o oferecimento de boletos registrados traz mais segurança ao processo, evitando alterações de valor nos boletos, por exemplo, sem o conhecimento da instituição.

Transações financeiras protegidas

O processo de transação financeira, geralmente, inclui número de cartões, contas ou outros dependendo da forma de pagamento, bem como dados de identificação do pagador. Consequentemente, se a escola possui um sistema de pagamento ela consegue realizar as transações financeiras de maneira protegida.

Como Definir o Orçamento da Minha Escola

Isso significa que o pagador poderá concluir o pagamento em poucos passos, em um sistema protegido. Dessa maneira, diminui as chances de obtenção dos dados fornecidos por fraudadores. Logo, a escola consegue proteger melhor as informações de pais e alunos.

Armazenamento protegido

A perda de dados representa um alto custo para as escolas, o que pode acontecer por inatividade ou mesmo processos manuais ou ferramentas pouco eficazes. Um dos diferenciais do sistema de pagamento é justamente a sua capacidade de armazenamento de dados, protegidos por uma tecnologia de última geração.

Assim, a escola não precisará solicitar dados toda vez que for gerar um boleto de pagamento, por exemplo. Dessa forma, há menos chances de ter informações comprometidas, visto que elas já estarão salvas.

A alta segurança da área financeira exigida da escola

A alta segurança da área financeira exigida da escola

Assim como uma empresa, a escola é uma unidade administrativa que precisa gerir os seus recursos financeiros. Se ela não possui um sistema seguro que proteja os dados ligados às finanças, a instituição não só estará mais desprotegida, como também poderá desconhecer a real situação dos seus recursos.

Sendo assim, é fundamental tratar os dados com o máximo de cuidado. A utilização de um sistema de qualidade colaborará não só com a organização mais eficaz do fluxo de informações, mas também manterá o registro de atividades e a reunião de dados de maneira simples e completa.

A segurança da informação na escola deve ser prioridade. A partir do momento em que a instituição decide enfrentar as ameaças de maneira eficaz, ela consegue não só evitar o vazamento de dados, mas também aumentar a integridade das informações e ainda contar com as facilidades e produtividade oriundas da utilização da tecnologia.

Quer saber mais sobre sistemas de pagamento e outras informações? Não deixe de assinar a nossa newsletter e para receber conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresas

Categoria

Segurança

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...