Abrir conta digital grátis Carregando

Redução de custos na escola: 3 formas de diminuir as despesas

Publicado em 24 de maio de 2018 (atualizado em 25 de fevereiro de 2022)
Redução de custos na escola

A redução de custos na escola, assim como em qualquer outro negócio, é uma das estratégias de gestão para otimizar as finanças. Isso não significa que os serviços prestados perderão no quesito qualidade, pelo contrário, esse planejamento é o que vai garantir que a instituição atinja seus objetivos e mantenha a saúde financeira.

Uma gestão de custos eficiente inclui o estabelecimento de metas, cuidados com a inadimplência e gerenciamento dos gastos. Para se atingir um nível de excelência, tanto nos serviços prestados quanto no quesito administrativo, o gestor dispõe de uma série de ferramentas.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Neste artigo, listamos três estratégias que poderão ser utilizadas com o intuito de diminuir as despesas da escola. Mas isso será feito sem abrir mão do oferecimento de um serviço de qualidade. Então confira!

1. Amplie o uso dos serviços tecnológicos

A tecnologia pode ser empregada em diversos setores da escola para minimizar custos, das salas de aulas aos escritórios. Hoje, não é tão necessário que os professores imprimam todas as atividades que deverão ser entregues pelos alunos. Podem ser usadas plataformas online para que os trabalhos sejam disponibilizados para serem corrigidos. Assim, o gasto com papel e impressões será bem menor.

A segunda ideia de redução de custos na escola é informatizar operações burocráticas, como o gerenciamento de pagamentos. Com o suporte de um software, a escola poderá enviar boletos e carnês para os e-mails dos clientes, além de administrar o recebimento de pagamentos via cartão de crédito, por exemplo, sem o intermédio de bancos — o que significa tarifas bem menores sobre as transações.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

2. Economize água e energia elétrica

Nas salas de aulas, os professores podem e devem ensinar boas práticas ambientais aos alunos, já que esses são os responsáveis pelos maiores gastos com água e energia elétrica na escola e responsáveis por grandes danos no meio ambiente. A instalação de torneiras com fechamento automático e válvulas de descarga com duplo acionamento ajudam na economia de água.

Quanto à energia elétrica, é interessante permitir que todos os espaços e salas usem o máximo da luz solar, por meio da instalação de janelas amplas. Lâmpadas de LED são mais eficientes do que as convencionais, pois consomem menos eletricidade.

3. Consulte serviços terceirizados

Normalmente, a terceirização de serviços, como segurança e limpeza, oferecem um custo bem menor mensal do que a contratação direta, representando uma redução de custos na escola. Avalie o quanto essas áreas impactam no orçamento mensal e consulte os serviços e preços oferecidos pelas empresas terceirizadas.

Além dessas, outras áreas também podem ser terceirizadas, como a contábil e jurídica. Cabe uma avaliação das necessidades da escola e a demanda que precisará ser atendida para decidir ou não pela contratação de serviços de terceiros.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

A redução de custo na escola exige planejamento com a criação de um orçamento realista e controle total dos gastos. Claro que muitas despesas poderão surgir inesperadamente, justamente por isso que é importante gerir muito bem todos os recursos.

Fazendo ajustes e cortes onde é possível, a administração escolar será muito mais eficiente e rentável para o negócio. Além disso, é preciso manter um fundo de reservas para emergências no seu negócio.

Gostou das dicas sobre redução de custo na escola? Então não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber novos posts!

Categoria

Empreendedorismo

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK