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Redes sociais: como usá-las no seu negócio

Editor Gerencianet

29/08/2019

Redes sociais - Como usá-las no seu negócio

Não dá mais para imaginar uma sociedade desconectada da internet. Ela veio para transformar hábitos e comportamentos de usuários em todo o mundo. Hoje já são quase 4 bilhões de pessoas impactadas mundialmente. Nesse contexto, as redes sociais surgiram para conectar usuários e influenciar o consumo.

Atualmente, as maiores redes sociais como Facebook, Youtube e Instagram são canais para criação dos mais diversos conteúdos. No Brasil, quase 6 em cada 10 brasileiros estão presentes em pelo menos uma rede social. A presença e a atuação de uma marca ou empresa nas mídias sociais gera impacto em 73% dos consumidores. Um número muito alto, certo?

Nesse sentido, a cada ano é necessário ampliar o conceito de marketing digital. Nele, há estratégias que visam o crescimento da marca no meio digital, a chamada presença online. Por isso, incluir ou ampliar a presença de um negócio nas redes sociais pode ser ótimo investimento para alavancar vendas.

Primeiro passo: conheça cada rede social

Primeiro passo: conheça cada rede social

Antes de mais nada, é preciso andar pelo terreno em que se pretende pisar. Existem muitas redes sociais diferentes, cada uma com um propósito definido. No entanto, entender em qual delas o seu público-alvo está é essencial para não gastar tempo e dinheiro à toa. 

Por isso, pesquise sobre cada rede social e de que forma os esforços de marketing digital podem ser aplicados. Dessa maneira, é possível entender como cada plataforma pode conversar com seus atuais objetivos. 

Cada rede social possui um perfil de pessoas que a utiliza e, consequentemente, exige diferentes tipo de conteúdos e formatos. Por isso, o ideal é entender o que é mais apropriado para cada uma delas. 

Atualmente, são muitas as redes sociais que movimentam a internet. O ranking de usuários aponta as 6 redes mais relevantes para os brasileiros em números de usuários.

  1. Facebook – 130 milhões
  2. Whatsapp – 120 milhões
  3. Youtube – 98 milhões
  4. Instagram – 57 milhões
  5. Twitter – 30 milhões
  6. Linkedin – 29 milhões

O que cada rede social tem a dizer

De nada adianta ter um perfil no Instagram ou um canal no Youtube se o seu negócio não for “visual”. Um exemplo disso é uma contabilidade. Nesse caso, talvez a estratégia ideal seja compartilhar dicas em uma fanpage no Facebook e investir no Whatsapp Business.

Da mesma forma, não dá para ter um perfil no Facebook se não houver um planejamento de postagens. 

Por isso, estude bem o que cada rede social apresenta e que tipo de público se encontra nele. Um ótimo exercício para isso é analisar a atuação da concorrência e de que forma seu negócio pode se destacar.

Definitivamente, não vale a pena estar em uma rede social somente por estar. Por isso, os esforços podem ser gerados naquilo que é possível ser bem feito.

Veja abaixo quais tipos de conteúdo podem ser explorados nas 6 redes sociais mais populares do Brasil.

  1. Facebook: posts educativos, lançamentos, promoções, eventos, ao vivo;
  2. Whatsapp: lançamentos, promoções, eventos;
  3. Youtube: lançamentos, tutoriais, ao vivo, palestras;
  4. Instagram: lançamentos, promoções, eventos, reposts, vídeos tutoriais, dia-a-dia, ao vivo;
  5. Twitter: lançamentos, promoções, eventos, dia-a-dia;
  6. Linkedin: posts técnicos, artigos, divulgação de oportunidades, eventos, soluções inovadoras, experiências profissionais.

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3 maneiras de usar redes sociais no seu negócio

As redes sociais possuem um alto potencial para ampliar as ações de marketing digital. Nesse sentido, basta conhecer bem o seu público e direcionar suas ações com as oportunidades existentes. 

A partir daí, o trabalho que vem em seguida é feito em parceria com o consumidor. É ele que irá direcionar o que dá certo e o que não dá. Ele passa a compartilhar, curtir, comentar e interagir com a empresa nos canais de comunicação online. 

Por isso, veja 3 maneiras eficazes de usar as mídias sociais para se fazer presente online e vender mais.

Construir autoridade

Antes de querer vender a todo custo, tenha em mente que uma boa rede social precisa oferecer conteúdos relevantes. Essa é a melhor maneira de divulgar um negócio e aumentar o alcance da empresa no meio digital. 

Para isso, estabeleça canais de proximidade e confiança nas redes sociais. Um empreendedor pode apresentar dicas práticas, contar sua trajetória, mostrar resultados e divulgar tendências do seu nicho de negócio. 

Esse tipo de abordagem dá aos usuários a sensação de que eles têm uma espécie de “consultoria pessoal”. Se os conteúdos que encontrarem forem relevantes, certamente eles podem indicar sua empresa para outras pessoas.

Afinal, construir uma imagem de referência é um dos pilares para melhorar a performance nas redes sociais.

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Lançar novidades e promoções

As redes sociais são ótimas plataformas para lançar novos produtos ou serviços. Isso pode ser feito de diversas formas e em várias oportunidades, sempre que achar necessário. 

Nesse sentido, realize promoções, ofereça cupons de desconto ou brindes para aqueles que forem engajados pelas redes sociais. 

A estratégia em questão gera um senso de urgência nos consumidores, o que pode resultar na conversão de novos clientes. Publicações desse tipo costumam ter um grande número de visualizações e compartilhamentos. Os algoritmos das redes sociais entendem que conteúdos bem engajados são relevantes, por isso, são entregues para mais usuários. Além disso, viabiliza fidelização a partir de uma experiência satisfatória.

Investir no relacionamento com consumidor

Redes sociais - relacionamento

A interação é a palavra de ordem nas redes sociais. Afinal, qualquer um que está presente online precisa ser notado para ser relevanteNesse sentido, as empresas ganharam um novo canal de comunicação para receber críticas, elogios, sugestões e reclamações. Esse é o chamado SAC 2.0, uma revolução na forma de associar negócios e clientes. Os elogios podem gerar confiança aos clientes em decisão de compra, enquanto as reclamações podem promover novas ideias. Por isso, é importante não só postar conteúdos, mas também ouvir o que o cliente tem a dizer e interagir com ele. 

Assim, investir na qualidade do atendimento pode ser uma ótima maneira de usar as redes sociais. Nada melhor que o próprio cliente para trazer questões que podem fazer seu produto ou serviço evoluir. Em um negócio não existem processos perfeitos. Afinal, o empreendedor precisa estar constantemente atento com o mercado e os anseios dos consumidores.

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