Segurança digital

Recuperando o número de celular para criação da assinatura eletrônica

Criado em 31 de mar. de 2016

(Atualizado em 17 de abr. de 2019)

A Efí tem vários procedimentos de segurança para impedir que qualquer tipo de fraude aconteça em sua conta. Um desses mecanismos é utilização da assinatura eletrônica para movimentação do saldo. Assim, além da senha de acesso à conta, é preciso informar um segundo código para retirar dinheiro da sua conta Efí.

No entanto, muitos clientes não guardam ou decoram a assinatura eletrônica e optam por criar um novo código sempre que necessário. Isso não é um problema desde que você mantenha o número de celular atualizado no cadastro. Ainda mais que, para gerar a assinatura eletrônica, é necessário informar o código de segurança recebido no celular.  

Mas, em alguns casos, o cliente troca o número de celular e não tem como gerar uma nova assinatura eletrônica. Dessa maneira, ele fica impossibilitado de movimentar a conta. Quando isso acontece, é necessário fazer o envio de documentos via Correios, conforme descrito neste artigo. Mas, se você perdeu o seu celular ou o aparelho foi roubado, é possível recuperar o número e evitar a realização desse procedimento.

Recuperando o número de celular

Para recuperar o número de um celular perdido ou roubado é necessário que o chip tenha sido comprado no seu CPF. Em seguida, basta procurar a loja da sua operadora e solicitar a recuperação do número. Você irá comprar um novo chip que já virá cadastrado com seu número antigo.

Com a recuperação do número de celular, você conseguirá voltar a gerar a assinatura eletrônica sem precisar do envio de documentos para a Efí, além de não ter o esforço de informar o novo número de contato para todos os seus amigos, familiares e parceiros de negócio.

Atenção ao prazo

É importante ficar atento e realizar o processo de recuperação do número rapidamente. Após um determinado período em que o número está inoperante, que varia de operadora para operadora, o número pode ser bloqueado e transferido para outro cliente. Por isso, não perca tempo! Para saber mais sobre os prazos, entre em contato com sua operadora.

Mudança de Operadora

Se você deseja trocar de operadora ou de serviço, também não é necessário mudar o número do seu celular. A portabilidade numérica permite que você mantenha o mesmo número nos dois casos:

  1. Mudança de operadora
  2. Mudança de plano de serviço – quando o cliente altera um plano pré-pago para um plano pós-pago e vice versa.

Para saber como realizar a mudança, entre em contato com a operadora que deseja contratar.

Mantenha o número atualizado

Sempre que você precisar alterar o celular, atualize o novo número na conta Efí. O procedimento é bem simples de realizar e evita uma série de transtornos. Para alterar qualquer dado cadastral, como número do seu celular, e-mail ou endereço, acesse o menu Minha Conta – Dados Cadastrais” e informe os novos contatos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Navegue na nossa Central de Ajuda!

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